Sexteto Secreto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Banda desenhada.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde dezembro de 2009.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O Sexteto Secreto ou simplesmente O Sexteto, como é conhecido, foi um grupo de anti-heróis e, posteriormente, de vilões da editora DC Comics de história em quadrinhos.

A Primeira Formação[editar | editar código-fonte]

O Sexteto Secreto foi criado pelo roteirista E. Nelson Bridwell na revista Secret Six #1 em 1968 juntamente com o artista Frank Springer. Bridwell criou uma série cheia de conspirações, agências secretas, crimes políticos e ambientada durante a Guerra Fria, sendo inspirado no sucesso televisivo da época, a série Missão Impossível.

O título durou apenas 7 edições, começando a ser publicada em maio de 1968 e sendo cancelada, abruptamente, em maio de 1969, deixando em aberto o segredo acerca de seu principal personagem, Harpia (Mockingbird, no original).

Mockingbird era o pseudônimo do misterioso líder que recrutou o Sexteto Secreto, sem jamais revelar sua identidade. Ele falava com seus agentes através de um comunicador, com mensagens gravadas. O grupo ia a um lugar determinado, recebiam as instruçõs e liam os arquivos dos alvos.

Os recrutas nada tinham em comum, a não ser um passado aterrador e um segredo que podia lhes custar a vida. Eles lutavam contra criminosos que estavam fora do alcance da lei, tinham os mais diversos talentos e eram chantageados por Harpia para participarem das mais heróicas missões em nome de seu país.

Suas missões variavam entre a luta contra a máfia e contra os comunistas.

Membros[editar | editar código-fonte]

  • August "Doc" Durant:

Físico nuclear americano infectado por um vírus mortal por agentes comunistas. Foi salvo por uma droga oferecida por Harpia, que era ministrada regularmente, fazendo com que Durant tivesse que servir a seus desígnios, caso contrário morreria. Com sua influência em diversas agências americanas (Nasa, Pentágono) e sua inteligência, tem papel importantíssimo na equipe.

  • Carlo di Rienzi:

Foi um dos maiores ilusionistas do mundo, até que se recusou de pagar pela proteção da máfia napolitana, que então matou sua esposa, feriu gravemente seu filho e o aleijou. Voltou a andar com a ajuda de Harpia, que em contrapartida o fez entrar para a equipe. É um mestre da fuga, podendo entrar e sair de qualquer lugar.

  • Crimson Dawn:

Durante a série era uma das mais famosas top models do mundo, antes conhecida como Kit Dawn, uma riquíssima herdeira, até que um de seus pretendentes lhe deu o golpe e fugiu com sua fortuna. Sem coragem de encarar a família, Mockingbird lhe ofereceu uma nova identidade. Auxiliada por Lili de Neuve, uma famosa cabeleireira que também estava em débito com Harpia, transformou-se em Crimson Dawn. Além de ser boa de lábia, é uma habilidosa lutadora de caratê.

  • King Savage:

Piloto americano na guerra da Coréia, foi abatido, interrogado e acabou abrindo o bico. O que seria um desastre americano para seu país acabou tornando-o um herói, quando Harpia o libertou e o enviou à ONU para entregar os planos inimigos. Dessa forma, acabou entrando para o Sexteto, e também se tornou um bem-sucedido dublê

  • Lili de Neuve:

A cusada injustamente de assassinato, a famosa atriz francesa seria condenada à morte caso Mockingbird não lhe conseguisse um álibi. Sendo assim, entrou para o Sexteto, abriu um spa e tornou-se mestre da maquiagem e do disfarce, conseguindo transformar uma pessoa em outra totalmente diferente. Ajudou Kit Dawn a tornar-se a estrela Crimson Dawn.

  • Mike Tempest:

Um talentoso boxeador, Tiger Force finalmente chegou à disputa do título mundial. Entretanto, Maxie Jones, que controlava a máfia do boxe, mandou-o perder no quinto assalto. Tiger o ignorou, tornou-se campeão e entregou Jones à polícia. Isso não ficou barato. A gangue de Jones deixou Tiger à beira da morte, e ele só sobreviveu com a ajuda de Mockingbird. Desde então, tornou-se Mike Tempest, e deve servir aos desígnios de seu salvador, caso contrário será entregue à máfia.

A Segunda Formação[editar | editar código-fonte]

O roteirista Martin Pasko e os artistas Dan Spiegle e Frank Springer (o artista da série original) ficaram a cargo da nova série.

Após a última missão da equipe em 1969, os membros originais do Sexteto Secreto passaram a reunir-se de 5 em 5 anos no clube de mágica de Carlo em Carmel, Califórnia, onde o próprio passou a se apresentar. Certa vez, Durant pediu para se encontrar com Carlo para uma pescaria e entregou o jogo: ele era Mockingbird.

Durant contou a história de como havia sido envenenado pelos comunistas e ficou no hospital à beira da morte, e os médicos já haviam desistido de conseguir encontrar um antídoto que salvasse sua vida. Foi então que, numa noite qualquer, um homem entrou em seu quarto e o fez tomar uma pílula enquanto dormia.

Ao acordar, Durant leu em uma carta que havia sido salvo por uma organização até então desconhecida, chamada "A Agência", que lhe ministraria a pílula, uma de cada vez, caso ele aceitasse sua proposta que era montar uma equipe secreta que lutaria contra o crime internacional que seria liderada pela figura misteriosa do Mockingbird, que ofereceria aos recrutados proteção e qualquer tipo de apoio de acordo com os recursos da Agência. As operações da equipe encerraram-se em 1969, quando o presidente americano Richard Nixon fechou a Agência.

Após revelar tudo a Carlo, Durant disse que precisava do amigo para deter a Agência, que desenvolvia de uma arma biológica baseada no vírus com o qual os comunistas o infectaram e o forçavam a servir de cobaia para os testes, sob a ameaça de ter seu medicamento cortado. Os responsáveis por deter a Agência seria um novo Sexteto Secreto, que seria treinado pela antiga equipe.

Durant e Carlo montaram todo o aparato necessário, e em mais uma reunião da antiga equipe, armaram uma nova aparição de Mockingbird, que colocou todos a par do plano e, paralelamente convocou a nova equipe, usando os mesmos subterfúgios da Agência: chantagem.

Algo, porém, saiu errado, e a antiga equipe acabou morrendo em um acidente de avião na viagem que os levaria para treinar os novos recrutas.

Após algumas missões, o novo Sexteto Secreto conseguiu desmantelar a Agência e ficou sabendo da verdadeira história por trás de Mockingbird através do único sobrevivente da equipe original, Carlo, que usou seus dons de escapista para escapar do acidente de avião, e que após a morte de Durant tornou-se o novo líder.

Membros[editar | editar código-fonte]

  • Carlo Di Rienzi
  • Vic Sommers:

Um dos mais condecorados soldados a servir à marinha americana durante a fatídica Guerra do Vietnã, ficou cego na explosão de uma mina terrestre durante uma missão. Ganhou óculos especiais que lhe devolvem a visão. Sua experiência na guerrilha torna-se crucial para o sucesso da equipe.

  • Mitch Hoberman:

Escultor e modelista que se tornou célebre trabalhando com efeitos especiais em Hollywood. Um reumatismo fez com que perdesse os movimentos das mãos. Mockingbird lhe deu manoplas que lhe devolvem as habilidades manuais.

  • Ladonna Jamerl:

Uma atriz de rápida ascensão na cena teatral de Nova York, cuja trajetória foi interrompida por um fã insano que jogo ácido em seu rosto e pescoço. Embora tenha recuperado a visão, não recuperou sua carreira, já que para sobreviver teve sua laringe removida, ficando, dessa forma, muda. Esse problema foi resolvido por Mockingbird com o auxílio de uma máscara especial que emulava sua voz.

  • Luke McKendrick:

Medalhista olímpico como velocista que perdeu ambas as pernas quando o ônibus da delegação americana explodiu em um atentado terrorista durante os Jogos Olímpicos. Voltou a andar graças às pernas biônicas que lhe foram oferecidas caso entrasse para a equipe.

  • Maria Verdugo:

Matemática especialista em computadores que teve sua carreira como pesquisadora abreviada por sofrer de epilepsia. Um dispositivo eletrônico passou a controlar os impulsos elétricos de seu cérebro, permitindo que os ataques epiléticos ficassem sob controle. Desde que ele cumprisse suas obrigações na equipe, claro.

  • Anthony Mantegna:

Jornalista vencedor do prêmio Pulitzer por expor a corrupção no Sindicato dos Mineiros Americanos. Perdeu a audição numa explosão enquanto fazia pesquisas para sua premiada matéria. Um aparelho auditivo lhe devolveu a audição, caso Mantegna colaborasse com o Sexteto.

A Equipe Atual[editar | editar código-fonte]

A terceira formação do Sexteto Secreto surgiu em Villains United #1, de julho de 2005, com roteiros de Gail Simone e arte de Dale Eaglesham e Val Semeiks. Vilões Unidos é uma mini-série em seis edições e faz parte do evento Contagem Regressiva para a Crise Infinita, e mostra os vilões do Universo DC unidos contra os heróis em retaliação aos eventos de Crise de Identidade, quando a Liga da Justiça fez lavagem cerebral no Doutor Luz e outros personagens. Formam, assim, a nova Sociedade Secreta de Super-Vilões, com Lex Luthor no comando.

Alguns vilões, porém, se opuseram à Sociedade e foram recrutados por um novo Harpia para formar o Sexteto Secreto. São eles:

Durante a série, Lince trai o grupo e Parademônio morre, fazendo com que na aparição seguinte do grupo, tenham eles sido substituídos por: