Kamen Rider Black

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Shadow Moon)
Ir para: navegação, pesquisa
Kamen Rider Black
Black Kamen Rider (BR)
Informação geral
Formato Série
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Shotaro Ishinomori
Toei Company
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Narrador(es) Kiyoshi Kobayashi
Elenco Tetsuo Kurata
Akemi Inoue
Ayumi Taguchi
Tema de abertura "Kamen Rider Black" por Tetsuo Kurata
Tema de
encerramento
"Long Long Ago, 20th Century" por Norio Sakai
Exibição
Emissora de
televisão original
Japão MBS
Japão TBS
Transmissão original 4 de outubro de 19879 de outubro de 1988
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 51

Kamen Rider Black (仮面ライダーBLACK, Kamen Raidā Burakku?, lançado no Brasil como Black Kamen Rider e Blackman) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu pertencente à franquia dos Kamen Riders. Produzida pela Toei Company em associação com a Ishinomori Productions, foi exibida originalmente entre 4 de outubro de 1987 até 9 de outubro de 1988 pela MBS e TBS. Foi a primeira série da franquia a ser transmitida no Brasil, exibida pela extinta Rede Manchete a partir de abril de 1991, no bloco Sessão Super Heróis, obtendo grande sucesso e popularidade Black Kamen Rider continuou sendo exibido até dezembro de 1994, além de ter sido lançada em VHS a série marcou o retorno da franquia após um hiato de 6 anos sem a produção de séries televisivas. É a segunda série da franquia Kamen Rider a ter uma continuação direta, intitulada Kamen Rider Black RX, e a única na qual a continuação continua com o foco no mesmo protagonista, Issamu Minami. A temática adulta e dramática da série, contrastante com as demais séries do gênero da época, foi (e até hoje é) elogiada por muitos fãs, sendo por muitos considerada uma das melhores produções da franquia e do gênero tokusatsu já produzidas no Japão. Atualmente, é transmitida na Ulbra TV, aos Sábados e Domingos, às 21h20min, assim como outros tokusatsus de muito sucesso no Brasil como Ultraman, Jiraiya, Jiban, Flashman e Jaspion.

História[editar | editar código-fonte]

Numa noite, os irmãos de criação Issamu Minami (Kotaro Minami no original) e Nobuhiko Aikizuki comemoram o aniversário de 19 anos de ambos, rodeados por convidados influentes: políticos, artistas, etc. De repente, uma nuvem de gafanhotos surge do nada atacando a todos, mas estranhamente ninguém, exceto os irmãos aniversariantes, se abala com isso. Era o primeiro sinal do que estaria por vir. Os irmãos são transportados subitamente para a base secreta dos Gorgom, uma organização temível que deseja dominar o mundo enganando os humanos. Daí se explica: aqueles convidados foram indiferentes aos gafanhotos, que passeavam sobre seus corpos na festa, justamente por serem adeptos dos Gorgom, e ainda estavam cientes de tudo o que viria pela frente. Issamu e Nobuhiko foram escolhidos porque nasceram no mesmo segundo em que se completava um eclipse total do Sol. Deste modo, passam por uma operação mutante, para adquirirem poderes e transformarem-se em homens-gafanhoto, ou como é citado na série, nos dois Imperadores Seculares. A alusão aos insetos se dá, possivelmente, por serem estes os seres vivos mais fortes do planeta, já que muitos podem levantar várias vezes o seu próprio peso. Aqui, a intenção dos Gorgom era de que os irmãos, desprovidos de memória, lutassem entre si até a morte, para que o vencedor saísse proclamado o sucessor do Grande Rei dos Gorgom. Por intervenção do pai de Nobuhiko, Issamu é o único a conseguir fugir, antes de ter a memória apagada. Mas ele já tem em seu corpo o Kingstone, a pedra responsável pela mutação, e é com estes poderes que ele se torna o Kamen Rider Black. Com a memória preservada, Issamu tem a consciência das pretensões malignas dos Gorgom. Por isso, para vingar a morte de seus pais biológicos (depois também do adotivo) e tentar salvar o irmão, além de livrar a Terra da escravidão, usará os poderes excepcionais para lutar contra essa organização do mal. Porém, mesmo determinado a libertar Nobuhiko, Issamu não consegue impedir que ele se torne o Imperador Secular Shadow Moon, seu arqui-inimigo na segunda metade da série.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Issamu Minami (南 光太郎, Minami Kōtarō?): irmão de criação de Nobuhiko e escolhido pelo Gorgon para duelar pelo posto de imperador secular. Acaba sendo salvo pelo Soichiro Akizuki quando ia ter sua memória apagada e também presencia a morte de seu pai de criação. Agora Issamu usa o poder dos Gorgon para confrontá-los e conta com a ajuda de Battle Hopper, moto orgânica salva por Issamu que seria usada pelo imperador secular e Lord Sector, presenteada por Akira Daimon. Começa a ter difíceis luta contra Taurus e fica relutante ao enfrentar Nobuhiko, que se transforma em Shadow Moon. Depois de derrotar os Gorgom, Issamu termina a série sozinho, Kyoko e Satie deixam Toquio a pedido de Issamu como Black, depois de derrotar Shadow Moon,não havia jeito e o mesmo Shadow Moon acaba sendo soterrado na explosão da base de Gorgom. Issamu recebe uma outra chance dos Sahara e começa sua vida como piloto de helicóptero, mas também começa sua dura luta contra os Crisis e recebe poderes do sol e Kingstone sofre uma mutação até se transformar em Kamen Rider Black RX.
  • Kyoko Akizuki (秋月 杏子, Akizuki Kyōko?): irmã de Nobuhiko e filha de Soichiro Akizuki. Kyoko tenta a todo custo salvar seu irmão junto com Issamu e também descobre a identidade de Issamu e passa a estar próxima a ele. Acompanhou a luta de Black e Shadow Moon até o final, mas é Shadow Moon que o derrota. Antes de morrer, Black pede a Kyoko e Satie para se salvarem e vê seu corpo sendo arrastado para longe da praia. Ao saber que Issamu ressussitou no EUA, Kyoko decide voltar para o Japão, mas é impedida por Satie, porque saberia que isso o atrapalharia na luta contra Shadow Moon.
  • Satie Kida (紀田 克美, Kida Katsumi?): namorada de Nobuhiko. Se aventura junto com Issamu e Kyoko salvar Nobuhiko, mas ao ser transformado em Shadow Moon, isso a faz com que perdesse a esperança de ver Nobuhiko. Também acompanhou com Kyoko a luta de Black e Shadow Moon até o final, mas é Shadow Moon que o derrota. Antes de morrer, Black pede a Kyoko e Satie para se salvarem e vê seu corpo sendo arrastado para longe da praia. Ao saber que Issamu ressuscitou lá no EUA, impede Kyoko de voltar para o Japão e acreditava estar convicta na vitória de Issamu contra os Gorgom.
  • Yoichi Daimon (大門 洋一, Daimon Yōichi?): pai de Akira Daimon que foi recrutado pelo Gorgon a construir Lord Sector. Acaba sendo morto e também sua esposa Hotaru, mas Akira sobrevive e treina seu filho Kenichi Daimon para pilotar o Lord Sector. Issamu ao saber do fato, decide usar o Lord Sector. Presenteado por Akira Daimon, já utiliza o Lord Sector na batalha contra os Gorgon.
  • Masaru Todo (東堂 勝, Tōdō Masaru?): acolheu Kyoko e Issamu em seu estabelecimento quando Issamu e Nobuhiko foram capturados pelo Gorgon e depois de Kyoko perder seu pai Soichiro. Aparenta ser muito atrapalhado.
  • Suda Ryusuke (滝 竜介, Taki Ryūsuke?): agente do EUA que tem ajudado Black em algumas ocasiões e antigo companheiro que jogava futebol com Nobuhiko e sabia usar o Chute Ryu. Também descobre a identidade de Issamu.
  • Tropa Juvenil (ep. 24, 31): Grupo formado por crianças especiais que foram raptadas pelos Gorgons e treinadas com finalidade de os servir, mas que conseguem fugir e se aliar a Kamen Rider Black na sua batalha contra os Gorgom.
  • Monstro Baleia (クジラ怪人, Kujira Kaijin?): monstro criado pelo Gorgon, mas acaba descobrindo que o mar iria ser destruido pelo Gorgon. Na luta entre Black e Baron, Baron fere o Monstro Baleia sabendo que o ia trair, mas acaba sendo salvo por Black. Tenta salvar Black depois da luta que teve com Shadow Moon na fonte milagrosa e teve sua vida ameaçada diversas vezes pelo Gorgon, mas acaba tendo uma morte definitiva nas mãos do Monstro mutante Togewo.
  • Joe Kazumi (和美ジョー, Kazumi jō?): um ciborgue controlado por Crisis que se volta contra o Império ajudando RX. Ele passa um tempo afastado na história por ficar ferido num combate contra Bosgan no episódio 26. Depois retorna no episódio 37. Daí volta a ajudar RX na luta contra Crisis. No episódio 27 de Kamen Rider Decade, acidentalmente acaba adentrando no mundo Black e agora ajuda Issamu antes de se tornar RX,

Motocicletas[editar | editar código-fonte]

  • Battle Hopper (バトルホッパー, Batoru Hoppā?): moto orgânica, construída para servir a ambos os Imperadores Seculares. Possui um instinto quase humano, e tem o poder de se auto-regenerar caso sofra algum dano grave. Acaba destruída por Shadow Moon no final da série, após resistir ao comando do vilão de destruir Kamen Rider Black. Renasce como Acrobatter em Kamen Rider Black RX.
  • Road Sector (ロードセクター, Rōdo Sekutā?, "Road Sector" no original): criada originalmente pelo engenheiro Akira Daimon, foi originalmente projetada para os Gorgom, mas é dada à Black no episódio 12. Apesar de não possuir instintos de um ser vivo (como Battle Hopper), Road Sector possui um radar, computador e pode atingir a velocidade média de 500 km/h.

Técnicas de Black[editar | editar código-fonte]

  • Golpe Insectus (Rider Punch no original): É o primeiro golpe que ele aplica nos mutantes para destruí-los. Em algumas ocasiões Kamen Rider Black somente deu o Rider Punch no monstro para eliminá-lo, como ocorreu no episódio 28.
  • Golpe Louva-a-Deus (Rider Kick no original) : É o segundo golpe que ele aplica nos mutantes para destruí-los. Depois de aplicar os dois golpes mortais no monstro, ocorre um acúmulo da energia, ele é consumido pelo fogo e explode. Assim como às vezes Kamen Rider Black somente aplicou o Rider Punch no monstro para acabar com ele, em alguns episódios ele só precisou aplicar o Rider Kick no monstro para derrotá-lo, como ocorreu no episódio 7.
  • Punho Distensor (Rider Chop no original) : É raramente utilizado. Consiste em um golpe no qual a mão de Kamen Rider Black se transforma numa espécie de lâmina (segundo as informações narradas quando o golpe foi utilizado pela primeira vez, é capaz de cortar aço de até um metro de diâmetro).
  • King Stone Flash ou Raio King Stone : É uma energia que Kamen Rider Black emite de seu cinto para afugentar ou aturdir seus inimigos.
  • Sabre Satã (Satan Sabre): Depois de Shadow Moon matar Battle Hopper a golpes de espada, Black pega o Sabre Satã e o desferiu no King Stone de Shadow Moon, o tornando inerte. Como o Grande Rei concedeu a Black o posto de imperador secular, Black evoca o Sabre Satã das mãos do inerte Shadow Moon e desfere no Grande Rei. Issamu já em posse do Sabre Satã, se despede do Sabre Satã.
  • Power Stripes : É uma energia auto-explosiva que serve para libertar Black quando algo o imobiliza, transmitida de seu Kingstone para todas as suas listras, sendo capaz de derreter materiais que estejam prendendo Kamen Rider.
  • Ouvido Sônico (Sonik Kuiyā no original): As estruturas triangulares em ambos os lados de sua cabeça tem a função de ouvir vozes e sons afastado.
  • Rider Sensor: É utilizado por Kamen Rider Black através de suas antenas, assim podendo localizar objetos, ou criaturas em movimento, funciona como um radar.
  • Ultra-Visor (Chō Byūa no original): Ferramenta indispensável contra as ilusões às vezes causadas pelo inimigo. Amplifica a visão de Kamen Rider Black, ativando um tipo de visão de calor ou noturna, utilizado também para seguir adversários rápidos ou conseguir enxergar em situações adversas.
  • Chute Ryu (Shūto Ryū no original): Uma das técnicas em que Black usa ao receber o chute de Suda quando ele chuta a bomba em direção a Black e ele usa o mesmo chute para destruir o monstro de Gorgon. Somente Nobuhiko, agora Shadow Moon, Issamu e Suda conhecem esse chute.
  • Machine Scramble: Durante a luta que teve com Taurus, Black usa o comando Machine Scramble para Patrol Hopper e Lord Sector aparecerem ao mesmo tempo para confrontar Taurus, apenas no episódio 19.
  • Chute Duplo (Daburu Kick): Chute dado por RX e Black, versão alternativa trazida por Diend na luta contra Apollo Geist no episódio 27 de Kamen Rider Decade.
  • Chute Quadruplo: Chute dado pelas versões de Issamu num especial de RX.
  • Chute Triplo: Chute dado por V3, Super-1 e Black contra Decade, mas Decade derrota a tal técnica.
  • Golpe Louva-a-Deus + Meditação : usado no especial Kamen Rider vs Super Sentai Super Hero Taisen, Black e Maskman confrontam Shadow Moon e General Jark. Os 4 Maskman o imobilizam com a Meditação e Red Mask e Black finaliza com o Louva-a-Deus.

Técnicas de Shadow Moon[editar | editar código-fonte]

Shadow também possui outras técnicas e também outras técnicas parecidas com as de Black, além de dar vida a Kara e Mara. São elas:

  • Sabre Satã (Satan Saber): Após despertar, Shadow Moon evoca o Sabre Satã em posse de Taurus e o utilizou para derrotá-lo. Possui a capacidade de lançar feixes de energia e foi usado para assassinar Black.
  • Mundo da Morte: Shadow Moon usa a energia do King Stone para aprisionar Black num mundo de monstros zumbis, derrotados por Black.
  • Punho de Fogo (Honō no Punch): Shadow Moon concentra sua energia em seu punho para lançar bolas de fogo.
  • Shadow Flash: Shadow usa a energia do King Stone para chamar Battle Hopper para acabar com Black.
  • Raio Shadow (Shadow Bimu): Shadow Moon pode utilizar raios de suas mãos.
  • Golpe Shadow (Shadow Punch): similar ao Black, utilizado na luta contra Black.
  • Shadow Kick: golpe em que consiste em usar os dois pés juntos.

Organizações[editar | editar código-fonte]

Gorgom[editar | editar código-fonte]

É uma organização que possui características de seita e ao mesmo tempo de grupo criminoso. Os Gorgom é um grupo baseado no Japão. A organização possui membros tanto humanos quanto não-humanos. Apesar de Gorgom ser um grupo criminoso e uma seita, eles também conduzem alguns atos terroristas em pequena escala no território do Japão com o objetivo de dominar o mundo. Seus membros se caracterizam por sua crueldade, e são impiedosos com seus adversários. Seus planos costumam ser muito ousados. Seu líder é o Grande Rei.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Não humanos[editar | editar código-fonte]

  • Rei Criador (Sousei-Ou) (Grande Rei na versão brasileira) (ep. 50-51) - O líder do Império Gorgom, quando revela sua forma para Kamen Rider Black e Shadow Moon, mostra-se como um coração gigante, o que leva a crer que o esconderijo Gorgom é algo como uma base onde existe todo o mal (visto que de lá Taurus entrou no inferno para buscar o Sabre Satã), e ele era (literalmente) o coração de tudo isso, já que o aspecto mostrado ao longo dos episódios da base Gorgom pode ser interpretado como a musculatura e partes internas do Grande Rei.
  • 'Nobuhiko Akizuke/Shadow Moon (1-2, 35-51) - filho de Soichiro Akizuki e irmão de criação de Issamu. Foi escolhido junto com Issamu para lutar pelo posto de imperador secular. Soichiro apenas salvou Issamu, mas Nobuhiko permaneceu na base de Gorgon. Houve muitas tentativas de tentar ressussitar Shadow Moon, frustradas por Black. Com as pedras do poder, fonte de vida de Danker, Pérola e Baron, consegue ressuscitar Shadow Moon ,que acaba derrotando Black em sua primeira batalha, mas ao receber os poderes do Grande Rei, se apossa de Patrol Hopper, que salva Black e se sacrifica, depois Black se vinga e consegue derrotar Shadow Moon. Shadow Moon tenta confrontar Black mais uma vez, mas foi em vão e acaba tendo o Kingstone atingido pelo Sabre Satã em posse de Black. Depois de Black tirar a vida do Grande Rei, Shadow Moon acaba sendo soterrado na base de Gorgon, mas não foi desta que Shadow Moon ficaria fora de ação. Acaba aparecendo na série RX para desafiar RX, que antes era Black.
  • Danker (1-49) - Líder dos Sacerdotes dos Gorgom, possui um rosto pálido e envelhecido, mas é capaz de utilizar Telecinese. Sofre uma metamorfose assim como os outros dois sacerdotes, depois que liberam toda energia do corpo e perder a "Pedra do Céu" para ressussitar Shadow Moon, se transformando em monstro mutante com aparência de um trilobita. É o último dos sacerdotes a ser destruído.
  • Baraom (1-47) - 2º Sacerdote dos Gorgom, possui um rosto de pedra e esverdeado e possui a capacidade de gerar eletricidade que saem de suas mãos mecânicas. Geralmente, é responsável pelo desenvolvimento dos mutantes de Gorgom. Após perder a "Pedra do Oceano" para ressuscitar Shadow Moon, ele torna-se um monstro mutante com a aparência de um felino com dentes-de-sabre. É o segundo sacerdote destruído na forma de monstro mutante.
  • Pérola (1-46) - Sacerdotisa dos Gorgom, com o rosto dividido em preto e branco e possui a capacidade de gerar raio-laser que saem de seus olhos. Após perder a "Pedra da Terra" para ressuscitar Shadow Moon, ela torna-se um monstro mutante com aparência de mulher com corpo de Pterossauro. É a primeira a morrer, curiosamente não foi destruída por Kamen Rider Black, ela arrisca sua vida para que Shadow Moon destrua Kamen Rider Black, mas ele tem uma recaída e só a atinge, destruíndo-a. Os três sacerdotes foram os responsáveis pela operação mutante em Issamu e Nobuhiko.
  • Taurus (18-35) Birugenia no original- Lendário guerreiro nascido há 30.000 anos em um dia de eclipse solar. Usa como armas um escudo e a Espada diabólica, com a qual pode usar várias técnicas, como por exemplo o Vento das Trevas e o Raio Espiral. Também chegou a usar a Sabre Satã em suas últimas aparições. Tinha um relacionamento complicado com os sacerdotes, por vezes entrando em atrito com eles e até mesmo zombando de seus fracassos. Foi morto por Shadow Moon depois que este despertou.
  • Mara e Kara (35-51) - Servas mutantes criadas por Shadow Moon. Ambas morrem após o colapso da Base de Gorgom.
  • Monstro Mutante Morcego - Monstros de Gorgom que estão sempre rondando a Terra.

Humanos[editar | editar código-fonte]

  • Doutor Kuromatsu (Cientista)
  • Saburo Sakata (Político)
  • Presidente Omiya
  • Soichiro Akizuki
  • Yukari Ono (Atriz)

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Número Nome do episódio Monstro(s) do episódio Protagonista(s) do episódio
01 A metamorfose Monstro mutante Aranha (Kumo), Sacerdotes de Gorgom Issamu Minami(Black Kamen Rider) e o

Professor Akizuki

02 A festa dos monstros Monstro mutante Jaguar (Jaguar) Issamu Minami(Black Kamen Rider)
03 O mutante das galáxias Monstro mutante Kuwago(Kuwago) Issamu Minami(Black Kamen Rider)
04 Experiência maquiavélica Monstro mutante Nomi
05 A peste das trevas Monstro mutante Yagi (Yagi) Issamu Minami(Black Kamen Rider)
06 A guerra dos computadores Monstro mutante Falcon (Ouwashi)
07 A regeneração de Battle Hopper Monstro mutante Rino - Rinoceronte (Sai)
08 O poema do demônio Monstro mutante Cigarra (Semi) Yuri(a garota violinista)
09 As façanhas de Madame Pérola Monstro mutante Zangle (Hachi) e Pérola
10 Os rebeldes Monstro mutante Lagarto (Tokage) e Doutor Kuromatsu Issamu Minami(Black Kamen Rider)
11 Tempestade negra Monstro mutante Cactus (Saboden) e Danker
12 Máquina lendária Monstro mutante Morcess e Monstro mutante Besouro Issamu Minami(Black Kamen Rider) e Akira Daimon
13 O rapto das mães Monstro mutante Câncer (Kani) Issamu Minami(Black Kamen Rider)
14 O desaparecimento dos peixes Monstro mutante Mamute (Mamute)
15 A escola em perigo Monstro mutante Quelônius (Tartaruga) Mamoro
16 Amigos para valer Monstro mutante Hasamimushi Issamu Minami(Black Kamen Rider) e Suda Ryuzuke
17 Sonho de infância Monstro mutante Anta (Baku) e Sacerdotes de Gorgom
18 O imortal das trevas Monstro mutante Gato Preto (Kuro Neko), Taurus Kyoko Akizuki
19 Armadilha satânica Monstro mutante Macaco (Onizura)e Taurus Issamu Minami(Black Kamen Rider)
20 O túmulo de Kamen Rider Monstro mutante Anémona, sacerdotes de Gorgom Yukari
21 Duelo das máquinas Monstro mutante Besouro (Tamamushi) e Madame Pérola Issamu Minami(Black Kamen Rider) e Battle Hopper
22 Sombra negra Monstro mutante Shirugibachi
23 O monstro de duas cabeças Monstro mutante Telegator - Anmonaito
24 Pesadelo sem fim Monstro mutante Shirlakans Tropa Juvenil
25 Máquina combate Monstro mutante Louva-a-Deus (Kamakiri) e Espadachim Taurus Issamu Minami(Black Kamen Rider)
26 A possuída Monstro mutante Buffalo (Búfalo) Asami
27 No fio da navalha Monstro mutante Ilaga (Ilaga) Issamu Minami(Black Kamen Rider)
28 O amuleto dourado Monstro mutante Escaravelho (Escaravelho) e Taurus
29 Boneco assassino Monstro mutante Tatu (Armadillo) e Taurus Satie e Kyoko Akizuki
30 A misteriosa Lana Monstro mutante Polvo (Polvo) e Sacerdote Baraom Suda Ryuzuke e Lana
31 A força do comando jovem Monstro mutante Porco-Espinho (Yama Arashi) Tropa Juvenil
32 Febre alucinante Monstro mutante Cogumelo(Cogumelo) e Sacerdote Pérola Lume
33 Eu venci o mundo! Monstro mutante Venisarke (Venisarke)
34 A ressurreição de Shadow Moon Espadachim Taurus
35 O herdeiro imperial Taurus(morre) e Shadow Moon Issamu Minami(Black Kamen Rider)
36 O renascimento dos sacerdotes Monstros mutantes Gorgons (Danker, Baraom e Pérola)
37 Nos céus de Yubari Monstro mutante Toupeira (Kera) Satie
38 Conspiração negra Monstro mutante Rato (Rato) e Monstro Mutante Baraom
39 Ídolo fatal Monstro mutante Lacraia (Mukade)
40 O segredo do Karateca Monstro mutante Salamandra (Sanshou) Satoro Takasugi
41 O ladrão do tempo Monstro mutante Cobra
42 Congresso dos monstros Monstros mutante Hachi, Hai, Saboden, Venizarke, Sai, Nezumi, Kuwago, Shirlakans e Kumo
43 Paraíso subterrâneo Monstro mutante Kuwagata Issamu Minami(Black Kamen Rider)
44 Dimensão do mal Sacerdotes de Gorgom Kisau
45 A esfera solar Monstro mutante Pérola
46 O inimigo das sombras Monstro mutante Baleia (Baleia) e Monstro mutante Baraom
47 A morte de Kamen Rider Shadow Moon Issamu Minami(Black Kamen Rider)
48 A Terra há de vencer Kyoko Akizuki e Satie
49 O último dos sacerdotes Monstro mutante Morcess (Morcego), Monstro mutante Danker Monstro Mutante Baleia
50 Quem é o Grande Rei ? Monstro mutante Togewo (Togewo) e Shadow Moon Issamu Minami(Black Kamen Rider)
51 O Último Dia de Gorgom* Shadow Moon e Grande Rei Issamu Minami(Black Kamen Rider)
Filme 1 Rápido Para Onigashima (Hurry to the Island of Devil)* Monstro mutante Camaleão
Filme 2 Terror! O Museu dos Monstros do Mal (Monster Mansion)* Monstro mutante Tubarão

Nota: * Não exibidos no Brasil

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Tetsuo Kurata, o ator que interpretou Issamu Minami, também canta o tema de abertura da série, além de uma música apenas vista em um dos especiais para cinema da série e também no último episódio (episódio 51), de título "Ore no Seishun".
  • No primeiro episódio, enquanto Issamu tenta escapar dos sarcedotes de Gorgom, ele se transforma pela primeira vez em uma forma diferente daquela adotada para o resto da série. Na verdade, trata-se do visual original usado no mangá de Shotaro Ishinomori.
  • Mesmo com o título de Black Kamen Rider adotado pela dublagem, a série era anunciada como Blackman, que também era usado para os brinquedos e para o LP da trilha sonora. Entretanto, nos primeiros anuncios de estreia da série, o nome adotado era BLACK KAMEN RIDER, mas por ser um tanto longo e dificil para criançada, resolveu-se simplificar para BLACKMAN.
  • Uma criança com um velocípede parecido com a moto Battle Hopper aparece no episódio 17 da série.
  • No episodio 4 da série a atriz que interpretou Kanoko Nambara em Jaspion fez uma participação neste episodio como irmã de um motoqueiro que também fez o papel do vilão Wandar em Flashman
  • Apesar do enorme sucesso no Brasil, o último episódio (51 - O Último Dia de Gorgom) jamais foi exibido. A explicação é a seguinte: Os licenciadores não compraram o episódio por razões econômicas, uma vez que as fitas originais eram sempre produzidas com dois episódios em cada uma, e, por este motivo, muitas das séries que possuem número ímpar de epísódios, por razões financeiras, não tiveram seu último episódio trazido ao Brasil, muito menos exibido. Vale ressaltar que cada fita era extremamente cara e, na visão dos importadores, um único episódio não justificava e/ou viabilizava a compra de uma nova fita.
  • De qualquer forma, o episódio mais visto na história das séries foi o "Renascimento dos Sacerdotes" (Episódio 36). Pela primeira vez roubando a audiência, a Rede Manchete vence a Globo com Xuxa. O episódio era o retorno triunfante dos sacerdotes destruindo Tóquio.
  • O nome do personagem Doutor Kuromatsu significa em japonês fim negro (kuro=negro/preto, matsu=fim).
  • O ator Susumu Kurobe (Kuromatsu) também interpretou o personagem Hayata em Ultraman e o personagem Dr. Kuroda no primeiro e no último episódio de Winspector.
  • Em 8 de agosto de 2009, Kamen Rider Black teve uma participação tanto na série Kamen Rider Decade (episódios 26 e 27) quanto no filme que reuniu todos os Riders em uma grande luta contra a organização Dai Shocker, intitulado Kamen Rider Decade: Gekijouban! All Riders Vs. Dai Shocker.
  • A moto Road Sector não aparece na continuação de Black, Kamen Rider Black RX. A razão desse fato é até hoje desconhecida.
  • Em 21 de abril de 2012, estreou o especial Kamen Rider vs Super Sentai Super Hero Taisen, Black tem uma pequena participação com o Sentai Maskman em que ambos enfrentam Shadow Moon e General Jark juntos.
  • No anime You Are My Noble Master, Yume Kuonji faz a pose de transformação de Black.
  • Expecula-se do porque os 10 Riders seniores que antecederam Black não apareceram na saga Black, a não ser a série sucedente RX.
  • No Movie Uchuu Keiji VS Super Sentai VS Kamen Rider, os Policiais do Espaço atuam com Gokaiger, Gobuster, Kyouryuger, Kamen Riders Ozu, Fourze, Decade e Wizard e outros Riders Showa e Heisei e outros Super Sentais na batalha contra a organização MAD e também suas versões Black e RX participam da luta.
  • A atriz Hiroko Nishimoto, que interpretou Sayaka Nagisa/Change Mermaid em Changeman,aparece no Episodio 29 ´Boneco Assassino` no papel de Hitomi,uma astronauta da NASA amiga de Satie

Mangá[editar | editar código-fonte]

O mangá com roteiro e arte de Shotaro Ishinomori, autor original da franquia Kamen Rider, foi publicado entre 1987 e 1988 na revista Shonen Sunday. O mangá possui uma temática mais adulta e realista do que a da série de televisão, sendo por muitos considerado o precursor do filme Shin Kamen Rider: Josho, mais fiel a proposta original de Ishinomori.

Especiais para cinema[editar | editar código-fonte]

Além dos 51 episódios da série, a Toei Company produziu dois filmes para cinema que jamais foram exibidos no Brasil, nos quais cada um possui a duração de um episódio (aprox. 23 min.). no primeiro especial que se intitula: ``Rápido Para Onigashima (Hurry to the Island of Devil)´´, Kamen Rider Black vai até uma ilha para resgatar um grupo de crianças sequestradas pelos Gorgom; e no segundo especial intitulado: ``Terror! O Museu dos Monstros do Mal (Monster Mansion)´´, o Herói tenta impedir um plano de Shadow Moon de construir sua Base Gorgom na cidade de Yubari.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Atores japoneses[editar | editar código-fonte]

Dubladores brasileiros[editar | editar código-fonte]

  • Issamu (Kōtarō) Minami/Kamen Rider Black: Élcio Sodré
  • Kyoko: Rosana Garcia
  • Satie: Rosa Maria Barolli
  • Nobuhiko Akizuki/Shadow Moon: Francisco Brêtas
  • Akira Daimon (ep. 12): Tatá Guarnieri
  • Suda Ryusuke: Flávio Dias
  • Professor Akizuki: Oswaldo Boaretto
  • Pérola: Patrícia Scalvi
  • Danker: Ricardo Nóvoa
  • Baraom: José Parisi Júnior
  • Doutor Kuromatsu: João Paulo Ramalho
  • Doutor Suzuke: Francisco Brêtas (ep. 22)
  • Saburo Sakata: Guilherme Lopes e João Paulo Ramalho
  • Presidente Omiya: Ricardo Medrado (eps. 2 e 3) e Walter Breda
  • Grande Rei: João Paulo Ramalho
  • Taurus: Ricardo Pettine
  • Battle Hoper: Mauro Eduardo (episodio 51)
  • Narrador: Luiz Antônio Lobue
  • Diretor de dublagem: Carlos Alberto Amaral
  • Estúdio: Álamo

Músicas[editar | editar código-fonte]

Abertura

  • "Kamen Rider Black" (仮面ライダーBLACK, Kamen Raidā Burakku)
  • Letra: Yoko Aki
  • Composição: Ryudo Uzaki
  • Arranjo: Eiji Kawamura
  • Artista: Tetsuo Kurata

Encerramento

  • "Long Long Ago, 20th Century"
  • Letra: Yoko Aki
  • Composição: Ryudo Uzaki
  • Arranjo: Eiji Kawamura
  • Artista: Norio Sakai
Precedido por
Super-1
Kamen Rider
19871988
Sucedido por
RX