Shadow of Memories

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Shadow of Destiny)


Shadow of Memories
Desenvolvedora(s) Konami Computer Entertainment Tokyo
Runecraft (Versão para PC)
Publicadora(s) Konami
Produtor(es) Junko Kawano
Escritor(es) Junko Kawano
Artista(s) Minako Asano
Junko Kawano
Yohei Kiyohara
Kazuhide Nakazawa
Compositor(es) Norikazu Miura
Hana Hashikawa
Sayaka Yamaoka
Plataforma(s) PlayStation 2, Microsoft Windows, Xbox, PlayStation Portable
Lançamento PlayStation 2
  • JP 22 de Fevereiro de 2001
  • AN 5 de Março de 2001
  • EU 30 de Março de 2001
PC e Xbox
  • AN 22 de Julho de 2002 PC)
  • EU 27 de Setembro de 2002 (Xbox) e 14 de Fevereiro de 2003 (PC)
PlayStation Portable
  • JP 1 de Outubro de 2001
  • AN 26 de Janeiro de 2010
Gênero(s) Aventura
Modos de jogo Single player

Shadow of Memories (シャドウ・オブ・メモリーズ Shadou obu Memorīzu), também conhecido como Shadow of Destiny na América do Norte, é um jogo de aventura desenvolvido originalmente para o PlayStation 2 pela Konami, lançado inicialmente em 22 de Fevereiro de 2001, sendo um dos primeiros títulos de aventura lançados para o console. Em 2002 foi lançada, respectivamente, uma versão do jogo para Windows e Xbox, pela extinta Runecraft.

Um port para PlayStation Portable também foi lançado em 1 de Outubro de 2009 no Japão, enquanto foi lançado em 26 de Janeiro de 2010 na América do Norte. Neste port do jogo, a dublagem foi totalmente refeita.

História[editar | editar código-fonte]

Situada em uma cidade alemã fictícia chamada Lebensbaum (Árvore da Vida em alemão), a história de Shadow of Memories gira em torno de um rapaz de 22 anos chamado Eike Kusch, que morre por ser esfaqueado logo no começo do jogo, após sair de um pequeno restaurante. No entanto, ele é ressuscitado por Homunculus (dublado por Charles Martinet na dublagem original em inglês), um gênio que lhe oferece a oportunidade de evitar sua morte com o uso de um Digipad para viajar no tempo. Eike explora quatro períodos diferentes — 2001, 1980, 1902 e 1580 — na tentativa de desmascarar o seu assassino e encontrar várias maneiras de mudar o rumo de sua história. No decorrer de sua aventura, ele conhece vários personagens: Dana, uma garçonete de seu tempo atual, que ele acidentalmente trás de volta para o ano de 1580 e a perde de vista; uma cartomante — também de seu tempo — que lhe conta a hora que este poderá morrer; Eckart Brum, um curador de uma galeria de arte que perdeu sua esposa e filha recém-nascida em um tiroteio; Dr. Wolfgang Wagner, um alquimista de 1580 que vive com sua esposa, Helena, e seus dois filhos, Hugo e Margarette; e Alfred Brum, o bisavô de Eckart Brum.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Shadow of Memories recebeu avaliações razoáveis e positivas pelos críticos. Estes elogiaram o enredo do jogo como seu ponto mais forte.[1][2][3] David Zdyrko da IGN chamou a história do jogo de "uma das mais profundas e envolventes já contadas em um jogo eletrônico.". Andrew Vestal da Gamespot gostou da ideia do protagonista ser uma espécie de detetive e própria vitima. Shawn Sanders escreveu no Game Revolution que gostou do aspecto de voltar no tempo.

Graficamente, o jogo recebeu avaliações razoáveis. Sanders achou as texturas do jogo "limpas e detalhadas". Zdyrko não gostou da pouca quantidade de detalhes nos personagens e nas paisagens de fundo, mas admirou os "efeitos de iluminação e partículas", particularmente a neve e a noite. Já Vestal admirou as diferentes representações visuais, e acreditou haver uma grande quantidade de detalhes nas paisagens de fundo, das quais ajudaram a contrabalancear um pouco a baixa qualidade das texturas do jogo. Os críticos em geral disseram que as FMVs foram muito bem feitas, elogiando em simultâneo as animações do jogo, considerando estas realistas.

Referências[editar | editar código-fonte]