Shadow of Rome

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shadow of Rome
Desenvolvedora Capcom Production Studio 2
Publicadora(s) Capcom
Distribuidora CentreSoft (Europa)[1]
Diretor Motohide Eshiro
Produtor Yoshinori Ono
Escritor(es) Hiroshi Yamashita
Motohide Eshiro
Compositor(es) Yoshino Aoki
Kota Suzuki
Plataforma(s) PlayStation 2
Data(s) de lançamento
  • JP 10 de março de 2005
  • AN 5 de fevereiro de 2005
  • EU 4 de fevereiro de 2005
Gênero(s) Ação
Hack and slash
Stealth
Combate Veicular
Modos de jogo Um jogador
Classificação Inadequado para menores de 17 anos i CERO (Japão)
Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 18 anos i PEGI (Europa)
Inadequado para menores de 18 anos i USK (Alemanha)
Mídia 1 DVD

Shadow of Rome é um jogo eletrônico para PlayStation 2 (PS2), lançado pela Capcom em 2005. É um jogo baseado na roma antiga, e vagamente baseado no assassinato de Júlio César.

O produtor da série "Onimusha", Keiji Inafune, trocou o Japão antigo pela Roma clássica em "Shadow of Rome", um jogo que traz vários estilos diferentes. E aproveita para educar um pouco o jogador sobre vários aspectos da sociedade romana, misturando suas diferentes facetas em pequenos episódios de uma saga de traição e corrupção.


Sobre o jogo[editar | editar código-fonte]

Tendo como pano fundo os acontecimentos históricos, "Shadow of Rome" mistura personagens reais e fictícios. A trama conta os dias que se sucedem à morte de Júlio César, líder do Império Romano. Um de seus fiéis escudeiros, Vipsanius, é o principal suspeito pela morte de César. O fato causa estranheza a Octavianus, confiante da lealdade de Vipsanius. Octavianus é amigo de Agrippa, filho do suspeito. Decididos a provar sua inocência, a dupla de amigos mergulha numa trama de intrigas pelo poder.


Mas o que torna "Shadow of Rome" realmente interessante são as cenas de luta protagonizadas pelo personagem Agrippa, que lembram jogos como "Dynasty Warriors" ou o próprio "Onimusha". No começo do game, quando o poderoso lutador exerce a função de centurião, o jogador presencia batalhas entro exército Romano contra Bárbaros. A trama eventualmente o transforma em gladiador, já que o vencedor será o executor do assassino de César, levando os conspiradores a traçar um plano de resgate.

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

  • Centurião Agripa : É o personagem central de Shadow of Rome. Devido a sua proeza militar excepcional, Agripa estava em uma idade jovem foi nomeado general pelo próprio César. Seu melhor amigo é Octavianus. Após o assassinato de César, descobriu que era seu pai foi aprisionado e acusado pela morte do imperador e viu sua mãe ser morta em praça publica por Decius. Agripa então começa nesta parte do jogo uma missão, que é salvar seu pai, aceitando ser preso e competir como Gladiador, já que sei pai Vipsanius, como condenação seria morto pelo vencedor do torneio Gladiador.
  • Octavianus : É um garoto da aldeia, sobrinho do imperador Julio César. Ele é aventureiro, inteligente e furtivo, porém é muito fraco. Realiza as missões do tipo stealth para resolver o mistério do assassinato de seu tio e para ajudar seu amigo Agrippa e futuramente se tornaria o Imperador Romano.
  • Claudia : Uma exímia gladiadora livre do estábulo de seu irmão, Sextus, muito ágil com armas pequenas e também em artes marciais. Ela salva Agrippa e Octavianus e se transforma em amiga dos dois. No final do jogo descobre-se que ela foi adotada por Sextus e que eles não são irmãos de verdade.
  • Sextus : Mostrou-se no começo do jogo como um simples líder de um estábulo de gladiadores, responsável pelo treinamento de Agrippa e irmão de Claúdia. Mas para o final do jogo é revelado que ele é um pirata poderoso e que quer destruir Roma.
  • Julio César : Um dos maiores imperadores de Roma. No prólogo do jogo é assassinado e a trama do jogo se desenrola em descobrir quem foram os assassinos e livrar o pai de seu personagem que foi acusado injustamente.
  • Antonius César : Tornou-se o novo imperador, mas através de um golpe de estado. Ele liderou toda a conspiração para matar Julio César e foi quem incentivou Decius a criar a legião Valcross. No final do jogo ele luta contra você usando uma espada Magnus imensa.
  • Vipsanius : Pai de Agrippa e ex-conselheiro de Julio César. Foi acusado de matar o imperador e por isto foi preso, tendo como sentença ser morto pelo gladiador que vencesse um torneio de lutas.

Ligações Históricas do Jogo[editar | editar código-fonte]

Mesmo sendo um jogo com uma história fictícia, alguns personagens foram baseados em pessoas que realmente existiram como o imperador Júlio César da famosa frase "até tu Brutus?", e Agrippa, baseado em Marco Vipsânio Agripa que se você reparar tem o nome do meio igual ao de seu pai no game. O Agrippa real estudou na Grécia com o futuro Imperador Augusto que antes de se tornar imperador se chamava Caio Júlio César Otaviano (Gaius Octavianus Iulius Thurinu)'.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Shadow of Rome - CentreSoft (em Inglês) CentreSoft. Visitado em 27 de julho de 2013.