Shadowside

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Shadowside
Informação geral
Origem Santos,  São Paulo
País  Brasil
Gênero(s) Heavy metal
Power metal
Período em atividade 2001 – atualmente
Gravadora(s) Voice Music
Spiritual Beast
Inner Wound Recordings
Integrantes Dani Nolden
Fabio Buitvidas
Raphael Mattos
Magnus Rosén

Shadowside é uma banda brasileira de heavy metal formada em 2001 na cidade de Santos. O grupo teve como primeiro lançamento um demo EP auto-intitulado. A banda já fez turnês pelos Estados Unidos e pela Europa, e já abriu shows de Nightwish, Helloween, Primal Fear , Shaman e Iron Maiden . A banda fez turnês por diversos países e tem 4 álbuns de estúdio lançados.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formada na cidade de Santos/SP, a banda iniciou suas atividades oficialmente com o lançamento de um demo EP auto-intitulado em 2001. A jovem banda, então formada por apenas adolescentes, gerou curiosidade por parte do público após abrir para o Nightwish, no Credicard Hall em São Paulo, criando grande expectativa para seu primeiro álbum completo "Theatre of Shadows", lançado no Brasil em 2005. O resultado foi uma turnê com a lendária banda alemã Helloween no Brasil e uma passagem rápida pelos Estados Unidos, onde eles começaram a ser chamados pelos fãs norte-americanos de "Brazilian Metal Hurricane".

Porém foi apenas no segundo álbum que o Shadowside deixou de ser uma promessa e passou a ser realidade. Sendo um dos CDs de Metal mais vendidos no Brasil durante o mês de seu lançamento[3]  e aparecendo em diversas listas de melhores do ano da mídia especializada, a turnê do Dare to Dream incluiu diversas cidades no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Romênia e Bósnia e Herzegovina, onde o show foi transmitido ao vivo para 250.000 pessoas.

No final de 2010, a Shadowside saiu em uma longa turnê europeia como convidados especiais da banda W.A.S.P. Os quase dois meses incluiram apresentações na Itália, Espanha, Alemanha, Holanda, Suiça, Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda, Irlanda do Norte, Hungria, Polônia, Lituânia, Estônia e Finlândia.

No início de 2011, a banda abriu para o Iron Maiden no Rio de Janeiro e aproveitou a oportunidade para apresentar ao público o que era na época seu mais recente material, Inner Monster Out. Produzido, mixado e masterizado por Fredrik Nordström em Gotemburgo, Suécia, o álbum conta com participações especiais de Björn "Speed" Strid (Soilwork), Mikael Stanne (Dark Tranquillity) e  Niklas Isfeldt (Dream Evil) na faixa título.

O álbum foi lançado em 2011 no Brasil pela gravadora Voice Music e mundialmente em 2012, pelas gravadoras Inner Wound Recordings (Europa e América do Norte) e Spiritual Beast (Japão). O álbum alcançou a 26ª colocação nas paradas dos álbuns de Metal mais vendidos no Japão, de acordo com a revista BURRN! [4] , alcançou a 9ª colocação dentre os álbuns mais tocados nas paradas do chart Loud Rock do CMJ[5] e venceu o prêmio Independent Music Awards como "Melhor álbum de Hardcore/Metal por votação popular [6]. O álbum Inner Monster Out veio com um som mais pesado e agressivo. 

No início de 2013, a banda acompanhou as bandas alemãs Helloween e Gamma Ray em uma turnê pela Europa. Foram 36 shows entre Espanha, Grécia, Alemanha, Suíça, Polônia, Hungria, Romênia, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Finlândia, Noruega, Suécia, Itália, Bulgária, Bélgica, França e Inglaterra.

Em Outubro de 2015, o baixista Magnus Rosén se juntou ao grupo. Magnus Rosén fez parte do grupo sueco Hammerfall de 1997 a 2007, com quem ganhou discos de ouro e uma indicação ao Grammy[7]. A banda, agora formada por Dani Nolden (vocais), Raphael Mattos (guitarra), Magnus Rosén (baixo) e Fabio Buitvidas, está trabalhando em novo material, que será gravado entre Junho e Agosto de 2016[8].

Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Dani Nolden – vocal (2001-atual)
  • Fabio Buitvidas – bateria (2004-atual)
  • Raphael Mattos – guitarra (2007-atual)
  • Magnus Rosén – baixo (2015-atual)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
  • 2005: Theatre of Shadows
  • 2009: Dare to Dream
  • 2011: Inner Monster Out
  • 2017: Shades Of Humanity
EPs

Referências

  1. «Brasileiras são destaques em bandas de rock no exterior». Estadão. Consultado em 10 de março de 2011 
  2. «Biografia». shadowside.ws. Consultado em 10 de março de 2011. Arquivado do original em 7 de outubro de 2011 
  3. «Novo álbum da Shadowside é um dos mais vendidos do Brasil». Stay Heavy 
  4. «Shadowside na 26ª posição na revista BURRN!». Revista BURRN! 
  5. «Shadowside alcança 9ª colocação em chart dos EUA». Imprensa do Rock 
  6. Independent Music Awards. «Shadowside vence 11º Independent Music Awards» 
  7. Magnus Rosén. [www.magnusrosen.com «Biografia Magnus Rosén»] Verifique valor |URL= (ajuda) 
  8. Facebook oficial Shadowside. «Shadowside anuncia Magnus Rosén e gravação de novo álbum» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.