Shanks (One Piece)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shanks
赤髪のシャンクス Akagami no Shankusu
Primeira aparição Mangá: Capítulo 1
Anime: Episódio 4
Perfil
Idade 37 anos[1]
Portal Animangá

Shanks, o Ruivo (赤髪のシャンクス, Akagami no Shankusu) é um personagem ficcional da série de anime e mangá One Piece criado por Eiichiro Oda. Sua primeira aparição ocorreu no capítulo 1 do mangá e no episódio 4 do anime.

História[editar | editar código-fonte]

É um lendário pirata da Novo Mundo , capitão de seu próprio bando de piratas, membro dos Yonkou (4 piratas que governam O Novo Mundo), herói de infância de Luffy e um ex-membro da tripulação de Gol D. Roger.

Foi Shanks quem salvou Luffy de ser devorado por um "Rei do Mar" (perdendo seu braço esquerdo) e aquele que o presenteou com seu característico chapéu de palha, seu bem mais apreciado e que agora pertence a Luffy. Ele o deu com a promessa de que ele seria devolvido quando Luffy se tornasse o Rei Pirata.

No geral, Shanks é muito respeitado pela maioria dos personagens, devido ele ter uma natureza calma e amigável e nunca apareceu em combate até ter iniciado uma luta com o Barba Branca.[2] e ter defendido Coby de Akainu Ele não costuma aparecer muito na série, embora ele apareça na maioria dos temas de abertura e fechamento do anime.

Shanks sempre usa uma longa capa preta sobre seus ombros e até conhecer Luffy, usou por muitos anos um chapéu de palha. Ele também usa calças com comprimento das pernas até abaixo dos joelhos, bem como um par de sandálias. O que chama mais atenção em Shanks é a cor de seus cabelos, de onde vem a sua alcunha 'Shanks, o Ruivo'. Ele também tem três cicatrizes em seu olho esquerdo,deixadas por Barba Negra há muito tempo atrás.[3] Shanks e sua tripulação são quase sempre vistos em festas e bebendo bebidas alcoólicas uma vez que o passatempo preferido do Capitão é ser anfitrião de festas e banquetes.

De acordo com Eiichiro Oda, Shanks é um dos personagens que mais se parecem com ele de todos os personagens de One Piece, devido a sua natureza festiva.[4]

Passado[editar | editar código-fonte]

Shanks, o aprendiz de pirata[editar | editar código-fonte]

Shanks é originário de Oeste Azul e em algum momento de sua juventude foi tripulante do bando de piratas de Gol D. Roger juntamente com Buggy, o Palhaço. Os dois passavam o tempo discutindo por coisas triviais (como qual polo era o mais frío, se o norte ou o sul) o qual molestava e divertia os demais tripulantes.[5]

Durante o ataque a um barco inimigo, Buggy encontrou um mapa, que marcava a localização de um tesouro submerso nas águas; no mesmo ataque, a tripulação encontrou uma Fruta do Diabo. Ao descobrir que ela tinha um grande valor, Buggy trocou a verdadeira fruta por uma falsa durante a noite e comeu a falsa em frente de toda a tripulação. Quando ele preparava-se para deixar a tripulação com o mapa e a fruta verdadeira, foi surpreendido por Shanks, Buggy escondeu a Fruta em sua boca e antes de poder tirá-la da boca Shanks o surpreendeu novamente fazendo com que a engolisse. Buggy atirou-se ao mar para pegar o mapa que havia saído voando, mas descobriu que não podia nadar (efeito secundário da Fruta do Diabo). Shanks atirou-se ao mar para salvá-lo, mas desde então Buggy o acha culpado de sua desgraça.

Shanks e Buggy estiveram presentes na execução de Gol D. Roger. Shanks convidou Buggy para fazer parte de sua tripulação, mas Buggy não aceitou. Tomaram caminhos separados e não se viram desde então.[6]

Na Cidade Fuusha[editar | editar código-fonte]

Dez anos antes de começar a história, Shanks já era um capitão de seu próprio bando de piratas e famoso no mundo.

Um dia, quando encontrava-se em Leste Azul, Shanks e o restante de sua tripulação chegaram a Cidade Fuusha, povo natal de Luffy e Ace. O lugar agradou-os e lá permaneceram por um ano.[7] Conheceu então Luffy, que lhe pediu para ser membro de seu bando de piratas. Luffy chegou a ferir seu rosto debaixo do olho com uma faca para demonstrar a Shanks sua coragem, mas este não o aceitava.

Um tempo após, um bando de bandidos locais liderados por Higuma “o Urso” chegaram e começaram a insultar e derramar sua bebida Shanks, que não importou-se com aquilo. Luffy, por sua vez, ficou muito desapontado porque Shanks não defendeu-se, irritado Luffy que comeu a Fruta do Diabo Gomu Gomu No Mi, que shanks e seu bando haviam saqueado de um navio.

Mais tarde Luffy foi vingar Shanks, que pediu para Higuma que pedisse desculpas para Shanks. O líder dos bandidos ficou muito zangado e tentou matar Luffy, até que Shanks e sua tripulação chegaram e eliminaram todos os bandidos de Higuma. Higuma se viu forçado a fugir que ainda assim leva Luffy como refém, depois de estar já num bote o atirou ao oceano para morrer afogado, mas quando Higuma o atira no mar um “Rei do Mar” aparece e devora Higuma. Luffy ia ser devorado, mas Shanks o salvou no último segundo, e acaba por perder o seu braço esquerdo nesse resgate.

Quando Shanks e seus homens se preparavam para ir embora da aldeia, Luffy decidiu formar seu próprio bando de piratas, superar a de Shanks e converter-se no próximo Rei Pirata. Prometeu que voltariam a se encontrar e Shanks deu a Luffy como presente de despedida seu chapéu de palha (que atualmente, é o objeto mais apreciado de Luffy) com a condição de que o devolvesse quando Luffy se tornasse o Rei Pirata.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

Shanks volta a realizar sua seguinte aparição dez anos depois. Ele e sua tripulação estavam bebendo e festejando quando chegou Mihawk, membro dos Shichibukai e antigo rival de Shanks, para dar-lhe a notícia de que Luffy havia começado a avançar no mundo da pirataria.[8]

Shanks enviou um de seus homens para entregar uma carta a Barba Branca, mas foi informado que este a rasgou, e que se Shanks queria falar com ele que o fizesse pessoalmente.[9]

Mais adiante é revelado que Shanks é um dos Yonkou[10] e no capítulo 434, é descoberta a razão porque queria falar com Barba Branca, também revelado como um dos Yonkou, era para pedir-lhe que retirasse Ace, comandante da segunda divisão da frota de Barba Branca, de sua missão de assassinar Marshall D. Teach, conhecido como Barba Negra, já que Shanks temia pela segurança de Ace. Nesse mesmo capítulo também descobre-se que a cicatriz tripla que tem Shanks atravessando seu olho esquerdo foi causada por Barba Negra, e ele diz que sua força já é igual ou superior a de Barba Branca.

Barba Branca insulta Shanks e lhe diz que faltam cem anos para poder-lhe decidir o que fazer. Shanks, em resposta, saca sua espada e Barba Branca sua bisento (tipo de lança com uma machadinha na ponta). O choque das duas armas foi tal que partiram em duas as nuvens que se encontravam acima deles.[2] Alguns membros da tripulação de Shanks pensaram que seu capitão com este ato acabava de declarar guerra contra Barba Branca. Shanks também interveio na Guerra da Marinha versus Barba Branca, salvando o jovem marinheiro Coby da Morte quando este foi atacado por Akainu um dos três Almirantes, seu papel como pacificador do conflito demonstra o imenso respeito que Shanks obteve.

Habilidades e força[editar | editar código-fonte]

Apesar de que nunca ter-se visto o que Shanks é capaz de fazer, sua fama e poucos indícios de força indicam que é um pirata formidável. Chegou a espantar o Rei do Mar que ia devorar Luffy e fazer desmaiar os membros mais frágeis da tripulação de Barba Branca só com seu Haki e igualar-se a ele em força com apenas um braço.[2]

Diz-se que suas habilidades eram comparáveis com as de Mihawk e tinham constantes duelos. Quando Shanks perdeu seu braço, Mihawk deixou de desafiá-lo para um duelo.[11]

Sua arma preferida é um sabre.

Shanks possui um Haki de altissimo nível, fazendo com que até o mais alto escalão da Marinha tenha medo e respeito por ele.

Tripulação[editar | editar código-fonte]

  • Ben Beckman (ベン・ベックマン, Ben Bekkuman): É seu Imediato. Utiliza um rifle como arma, mas em lugar de disparar, o utiliza como garrote. Dez anos antes de começar a história tinha um longo cabelo negro, mas atualmente sua cor é cinza, curto e possui uma cicatriz em forma de X atrás de sua cabeça.

Segundo Eiichiro Oda, Ben Beckman tem o quociente de inteligência mais alto de todos os personagens introduzidos na saga de Leste Azul.

  • Lucky Roo (ラッキー・ルウ, Rakkii Ruu): Um tipo bastante gordo que sempre usa óculos, gorro e nunca é visto sem um pedaço de carne. É extremamente veloz, cogitando-se que seja o personagem mais rápido de One Piece.
  • Yasopp (ヤソップ, Yasoppu): Franco atirador excepcional. É o pai de Usopp, que é um dos membros favoritos de Luffy.Yasopp possui o titulo de melhor atirador do mundo conseguindo arrancar asas de uma mosca com apenas um tiro sem ferir a mosca.
  • Rockstar (ロックスター, Rokkusutaa): Um dos membros mais novos da tripulação de Shanks, e é tratado com um novato, apesar de ter uma enorme recompensa sobre sua cabeça de 94.000.000 de Berries. Shanks o enviou para levar a mensagem para Barba Branca, mas quando Rockstar a entregou Barba Branca a rasgou sem lê-la, dizendo que se Shanks queria falar, teria que ir ele mesmo vê-lo. Rockstar queria brigar com Barba Branca para recuperar sua honra, mas Shanks o mandou retornar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Perguntas SBS: One Piece Mangá - Vol. 4 - Capítulo 27, Pergunta de fãs: Qual a idade de Luffy, Zoro, Nami, e Shanks?
  2. a b c One Piece Mangá - Capítulo 434, Shanks e Barba Branca conversam
  3. One Piece Mangá - Capítulo 434, é revelado que Barba negra foi o causador das cicatrizes em Shanks.
  4. Perguntas SBS: One Piece Mangá - Vol.24 - Capítulo 221, pergunta dos fãs: Quem é mais parecido com Oda?
  5. One Piece - Episódio 8 e One Piece mangá - Vol.3 - Capítulo 19. A história de Shanks e Buggy
  6. One Piece Mangá - Capítulo 434, Shanks e Buggy se separam
  7. One Piece - Episódio 4 e One Piece mangá - Vol.1 - Capítulo 1. A história de Shanks e Luffy
  8. One Piece - Episódio 45 e One Piece mangá - Vol.11 - Capítulo 96, Mihawk traz notícias para Shanks
  9. One Piece - Episódio 151 e One Piece mangá - Vol.25 - Capítulo 234, Shanks contata Barba Branca
  10. One Piece mangá - Capítulo 432, os quatro imperadores são revelados
  11. One Piece Mangá - Capítulo 434 e One Piece Data books - Mihawk e Shanks como rivais
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.