Sharp Zaurus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sharp Zaurus SL-5500 rodando OpenZaurus

O Sharp Zaurus é um sistema operacional de origem no antigo HZ-3, da empresa americana de software RHTech. Surgido em meados de 2003, este sistema é simples e baseado em aplicativos compartilhados com o núcleo em dois níveis: nível Drop e nível Up-down.

Este tipo de funcionamento de aplicativos permite que eles compartilhem em tempo de execução a troca de informações do próprio processador com o sistema de arquivos e com o Kernell quase simultaneamente. Isso torna o sistema muito leve, porém o faz quase mono-tarefa, ou seja, roda um programa ou função muito bem, ao passo que não roda muitos programas adequadamente.

Criado por Bherguer Sharp Jhonson, o Zaurus alcançou fama repentina entre os vários departamentos de sua universidade, a cultuada Arth Institute of Technology of Illinois. Mas pelo fato de o sistema optar pelo protocolo OSI em suas conexões de rede, logo se tornou impraticável e caiu no esquecimento, apesar de ainda ser usado por computadores com processadores Bright-NEOS, da INFCOMP sa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
 ver·editar Portal do LinuxTux.svg