Sharur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Distrito de Sharur
Mapa do Azerbaijão mostrando o distrito de Sharur
População: 97.900
Área (km².): 708
Código telefónico 138
Capital: Şərur

Sharur ( azeri: Şərur) é um dos cinqüenta e nove rayones do Azerbaijão, localizado no enclave do República Autônoma do Nakichevan. A capital é a cidade de Şərur.

História[editar | editar código-fonte]

Durante os tempos antigos, Sharur era um distrito na província de Airarate do Reino da Arménia. 1 As terras no distrito pertencia aos reis armênio até o século V. Quando o Rei Simbácio I da Armênia tomou o controle da região dos árabes, concedeu terras aos príncipes arménios de Siunique. Posteriormente, foi conquistado por tribos turcas e mais tarde os mongóis.

Sharur fazia parte do território do Canato de Nakichevan até à sua abolição em 1828. No império russo foi feita uma parte do Oblast da Armênia. Após o oblast ser abolido, ele se tornou parte do Uyezd Sharur-Daralagez do Governatorato de Erevan. O rayon era conhecido como Bash-Norashen 2 ou Norashen 1930-1966 [3] e 1966-1990 como Ilyich (depois de Vladimir Ilyich Lenin).

Território e população[editar | editar código-fonte]

Este rayon é possuidor uma superfície de 708 quilômetros quadrados, os quais são o lugar de uma população composta por umas 97.900 pessoas. Por onde, a densidade populacional se eleva a cifra dos 138,30 habitantes por cada quilômetro quadrado deste rayon.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Predefinição:Hy icon Anon. «Շարուր» (Sharur). Soviet Armenian Encyclopedia. vol. viii. Yerevan, Armenian SSR: Armenian Academy of Sciences, 1982, p. 469.
  2. Brockhaus and Efron Encyclopedic Dictionary