Shaun the Sheep

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Shaun, o Carneiro)
Shaun, o Carneiro
Shaun the Sheep
A Ovelha Choné (PT)
Shaun, o Carneiro (BR)
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Comédia, Animação, Fatia de vida, Pastelão
Duração 7 minutos
Criador(es) Nick Park
Desenvolvedor(es) Richard Goleszowski
Alison Snowden
David Fine
Elenco John Sparkes
Justin Fletcher
Kate Harbour
Richard Webber
Jo Allen
País de origem  Reino Unido
 Alemanha
Idioma original inglês
Temporadas 6
Episódios 170
Produção
Diretor(es) Andrew Orenstein
Diretor(es) de criação Andrew Orenstein
Produtor(es) Aardman Animations
Westdeutscher Rundfunk
Produtor(es) executivo(s) Miles Bullough
Peter Lord
Nick Park
David Sproxton
Vozes de John Sparkes
Justin Fletcher
Kate Harbour
Richard Webber
Jo Allen
Tema de abertura "Life's a Treat", de Vic Reeves
Composto por Mark Thomas
Tema de encerramento "Life's a Treat" (instrumental)
Exibição
Emissora original CBBC (temp. 1-5)
Netflix (temp. 6)
Formato de exibição PAL (576i) Widescreen
PALplus (16:9)
Formato de áudio Estéreo
Transmissão original 5 de março de 2007 - presente
Cronologia
(Baseado em)
Wallace e Gromit
Timmy Time (spin-off)
Shaun the Sheep Movie
A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon
Programas relacionados Wallace e Gromit

Shaun the Sheep (Brasil: Shaun, o Carneiro / Portugal: A Ovelha Choné), é uma série de televisão infantil alemãbritânica de stop-motion de massinha produzida pela Aardman Animations, HIT Entertainment e Nickelodeon Productions em parceria do canal infantil Nickelodeon's Nick Jr. e CBBC. É um spin-off da franquia Wallace e Gromit estrelada por Shaun do curta Tosa Completa. A série também inspirou seu próprio spin-off intitulado Timmy e Seus Amigos, direcionado para o público mais pré-escolar. Atualmente o show é transmitido em mais de 180 países ao redor do mundo. A série teve sua estreia às 8:00 a.m. do dia 21 de outubro de 2007 no Nickelodeon's Nick Jr. dos Estados Unidos, e mais tarde estreou no Boomerang, estreando na TV Cultura no início 4 de abril de 2011 e final 24 de maio de 2019

A série é transmitida no Brasil pela TV Cultura e já foi exibida também pelo canal pago Jetix (atual Disney XD) dentro do programa Os Curtinhas do Dudinha Curtinha, em Portugal nas emissoras Canal Panda, RTP 2 (Zig Zag), RTP Açores, Nickelodeon e também no Disney Channel.

Em 6 de fevereiro de 2015 foi lançado no Reino Unido Shaun the Sheep Movie.

Em 18 de outubro 2019 foi lançado no Reino Unido A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A série gira em torno de Shaun, uma ovelha com inteligência humana bastante criativa que vive numa fazenda(pt-BR) ou quinta(pt-PT?) de classe baixa chamada “Mossy Bottom”, onde ele é o líder do rebanho. A cada episódio o protagonista sempre tenta resolver um problema com a ajuda de seus amigos (como o cachorro Bitzer) antes mesmo de eles serem descobertos pelo fazendeiro(pt-BR) ou agricultor(pt-PT?).

Os episódios levam uma combinação de comédia pastelão e silenciosa, não havendo diálogos até mesmo por personagens humanos. Desta forma, ele lembra-se de antigos filmes de comédia silenciosas. No entanto é demonstrado grunhidos, balidas ou suspiros para distinguir cada expressão de humor dos personagens.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Shaun(pt-BR) ou Choné(pt-PT?), o protagonista da série e líder do rebanho. Ele é um carneiro(pt-BR) ou ovelha(pt-PT?) inteligente e mantém sua cabeça. Ele tem uma boa amizade com Bitzer.
  • Bitzer é o cão pastor do rebanho e um bom amigo para Shaun. Bitzer faz o que pode para manter Shaun e os amigos fora de problemas.
  • Shirley, uma carneira gorda e muito gulosa, capaz de comer qualquer coisa. Ela é tão grande que muitas vezes fica presa e precisa de outras ovelhas para empurrar, puxar ou mesmo lançá-la para fora de problemas, mesmo usando um equipamento pesado às vezes.
    No começo imaginava-se que fosse macho, mas de acordo com o episódio O Ronco de Shirley (onde o nome dela é revelado no título), sugere que o animal seja fêmea.
  • Timmy é um bebê cordeiro e o mais novo do rebanho. Ele pode ser o bebê do rebanho, mas está muitas vezes no centro dos acontecimentos de um episódio. Felizmente a mãe dele está sempre lá para mantê-lo seguro. Ele também aparece como a estrela principal do spin-off Timmy e Seus Amigos.
  • Mãe de Timmy, uma carneira com bobes no cabelo, sendo um pouco descuidada com relação aos deveres maternos, quando por exemplo usou Timmy como uma espécie de pincel. Mas quando o filho dela se perde, ela fica inconsolável, até que ele é trazido em segurança de volta a seus cuidados. Ela também tem parentesco com Shaun. E ainda não se tem informações suficientes para saber quem ou qual dos carneiros é o pai do Timmy.
  • O Fazendeiro(pt-BR) ou Agricultor(pt-PT?) é um homem ruivo com calvície que dirige a fazenda(pt-BR) ou quinta(pt-PT?) com Bitzer ao seu lado. Ele é completamente alheio à inteligência de seu rebanho. Ele é muito desastrado e sempre que tenta fazer alguma coisa acaba se saindo mal.
    Seu nome real ainda é um mistério.
  • Os Porcos são os principais antagonistas da série. Eles estão sempre tentando contrariar os carneiros e levá-los em apuros. Eles, no entanto, possuem medo de Bitzer, que os coloca na linha. Eles são agressivos para Shaun e o rebanho dele.
  • Pidsley é o gato amarelo do fazendeiro. Ele tem ciúmes de Bitzer e não gosta dos carneiros(pt-BR) ou ovelhas(pt-PT?).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Shaun é visto pela primeira vez em Wallace e Gromit, no episódio A Close Shave.
  • As palavras que podem ser vistas na série estão escritas totalmente ao contrário. Por exemplo, SOAPY, que pode ser visto em um episódio em que as ovelhas quebram a lavadora do fazendeiro, na caixa de sabão; e K9 PETS, em um episódio que o cão pastor sofre de dor de dente, quando o fazendeiro abre uma lista telefônica para achar uma clínica veterinária.
  • O personagem da série Timmy ganhou uma série solo chamada Timmy e seus amigos como os Pinguins do filme Madagascar.
  • Em 2016, a Nintendo lançou uma DLC com roupa de Shaun para Super Mario Maker.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.