Shaunaka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Shaunaka (um patronímico de Shunaka que significa "pequeno cachorro"), é o nome de um Rishi) um apelido carinhoso dado aos professores, bem como a um Shakha do Atharvaveda.

Ele foi um famoso gramático do Sânscrito, autor do Rigveda - Prātiśākhya, o [Brihad - devatā]], o Carana-vyūha entre outras obras. Ele foi o professor de Katyayana e especialmente de Ashvalayana, e é dito ter unido o Bashkala e Shakala Shakhas do Rigveda. Na lenda, ele é, por vezes, identificado com o Gritsamada, um Rishi do vedas. De acordo com a Vishnu Purana, Shaunaka era filho de Gritsamada, e inventou o sistema das quatrocastas Hindus.

A versão do Rigveda - Prātiśākhya existente nos dias de hoje tem o cometário de Uvaṭa.

Shaunaka teve um papel proeminente no épico Mahabharata. Shaunaka conheceu o épico de Mahabharata através de um contador de histórias chamado Ugrasrava Sauti durante um conclave de sábios liderado por Shaunaka na floresta de Naimisha.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • A History of Ancient Sanskrit Literature So Far as it Illustrates the ... de Friedrich Max Müller publicado em 1859 pela Williams and Norgate, página 230 à 239. (Inglês)
  • Mangaldeva Śāstri, The Rgveda-prātiśākhya with the commentary of Uvaṭa

by Śaunaka.; Vaidika Svādhyāya Mandira, Varanasi Cantt.,1959 ,OCLC: 28723321.]. Inglês

  • (Hindi) Virendrakumar Verma, Rgveda-prātiśākhya of Śaunaka Along with Uvaṭabhāshya; Chaukhambha Sanskrit Pratishthan,38 U.A., Jawaharnagar, Bungalow Road, Delhi-110007, Re-impresso em 1999; (também publicado pela Saujanya Books,Delhi, e pela Universidade Hindu de Benaras)