Sheila Chandra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sheila Chandra
Sheila Chandra singing, 2008 cropped.jpg
Sheila Chandra na turnê do Imagined Village em 2008.
Informação geral
Nome completo Sheila Chandra
Nascimento 14 de abril de 1965 (49 anos)
Origem Londres, Inglaterra
País  Inglaterra
Gênero(s)
Folk
World music
Instrumento(s) Voz,
Período em atividade 1981 - 2010
Gravadora(s) Indipop Records, Phonogram, Mercury Records, Real World Records
Página oficial Official website

Sheila Chandra (Londres, 14 de abril de 1965) é uma ex-cantora pop britânica com ascendência Indiana. Recentemente, problemas causados pela glossodinia fizeram a cantora aposentar-se em 2010.

Fusão[editar | editar código-fonte]

Sheila Chandra apareceu para o grande público primeiramente como atriz, quando interpretou a personagem Sudhamani Patel em um drama escolar da BBC chamado Grange Hill entre 1979 e 1981.[1]

Quando adolescente ela formou a banda Monsoon junto de Steve Coe (que se tornou o produtor da banda), e de Martin Smith. Monsoon criava uma fusão entre o pop ocidental e a música popular Indiana. O seu terceiro álbum, Third Eye em 1982 como o single Ever So Lonely, chegou a #12 nas paradas musicais do Reino Unido. Em seguida, o single "Shakti", chegou a #41 posição, embora tenha sido o último single lançado do CD e da própria banda. O disco também possui um cover dos The Beatles' chamado "Tomorrow Never Knows", apresentando o som distinto da guitarra EBow de Bill Nelson.

Devido às pressões feitas pela gravadora em cima de sua direção musical, o Monsoon acabou em 1982 e Coe e Smith partiram para promover Chandra como uma artista solo pela Indipop Records. A Phonogram "postumamente" relançou o álbum da banda Third Eye em 1983.

Chandra lançou diversos discos na década de 1980, às vezes utilizando a sua voz como um instrumento musical, através de técnicas complexas.Nos anos de 1990 ela lançou três discos pela gravadora de Peter Gabriel, Real World Records, sendo que Martin Smith não estava mais envolvido nas produções nesta época.

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

Na década de 1990, Chandra decidiu, sendo uma artista exclusive da sua gravadora, realizar concertos ao vivo pela primeira vez, lançando uma trilogia de discos pela Real World Records. Esses discos foram feitos num estilo que possibilitasse que seus shows ao vivo não perdessem o estilo original do estilo musical dela. Baseando-se nas igualdades entre as ragas indianas e o folk celta, seus discos dessa época também mostravam referencias a outras culturas mundiais.[2]

Outros projetos[editar | editar código-fonte]

Em meados de 1990, Chandra participou na elaboração do single (“Raining”) para a banda folk ‘Ancient Beatbox’. Em 2000, ela contribuiu com duas canções, uma para um cover de “Song to the Siren” e a outra como um remix de “Ever So Lonely/Eyes/Ocean” com Stephen Haig, para o álbum ‘Gifted’ da Real World Records.

Em 2001 ela participou da elaboração do álbum da ‘The Ganges Orchestra’ intitulado This Sentence Is True’ baseado em dois EP experimentais (EEP 1, EEP2).

Em 2002 foi novamente lançado um remix de “Ever So Lonely” renomeado para “So Lonely” pela banda Jakatta, chegando ao número 8 nas paradas Inglesas. No mesmo ano ela relançou a canção "Breath of Life" (originalmente “The Grace of Valar") [3] with Howard Shore for the Lord of the Rings: The Two Towers soundtrack.

Em 2007, Chandra participou do projeto de Simon Emmerson, The Imagined Village, que reinterpretava uma série de canções folk inglesas por cantores da nova geração. Chandra gravou duas músicas para o projeto, que tinha participações de artistas como Paul Weller, Billy Bragg, Martin Carthy, Eliza Carthy, Benjamin Zephaniah e Johnny Kalsi. Ela também apareceu com a The Imagined Village em uma turnê pela Inglaterra no outono do mesmo ano. No seu website constavam mais datas para shows da mesma turnê em 2009.[4]

Chandra recentemente adentrou ao mundo literário. Seu primeiro livro, Banish Clutter Forever-How The Toothbrush Principle Will Change Your Life (publicado pela Ebury Publishing/Random House em 4 de Março de 2010) contendo suas expereincias de como ser bem organizada, sendo voltado para aqueles que trabalham em casa.[5]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Com Monsoon:

Solo:

Singles[editar | editar código-fonte]

  • Ever So Lonely (1982)
  • "Shakti (The Meaning of Within)" (1982)
  • "Tomorrow Never Knows" (1982)
  • "Wings of the Dawn" (1983)
  • "Ever So Lonely" (Remix by Ben Chapman) (1990)
  • "So Lonely" ("Ever So Lonely" remixado por Dave Lee) (2002)

Outros[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

  • Banish Clutter Forever – How the Toothbrush Principle Will Change Your Life (2010) ISBN 978-0091935023

Entrevistas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. ROLL CALL: Grange Hill's Online Attendance Register Grange Hill Online GH Online. Visitado em 2010-02-11.
  2. Sheila Chandra (em inglês) no Allmusic
  3. The Lord of the Rings: The Two Towers - The Complete Recordings (2006) HowardShore.com. Visitado em 2010-02-15.
  4. Chandra, Sheila. Live dates for 2009 SheilaChandra.com. Visitado em 2010-02-15.
  5. Banish Clutter Forever press release. Visitado em 2010-02-21.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sheila Chandra