Shemiran

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Shemiran (algumas vezes Shemiranat) é é o bairro mais setentrional da cidade de Teerã/Teerão, capital do Irã/Irão.

Shemiran possui parques bem guardados e é onde vive a população mais abastada de Teerão. Nele se encontra a maioria das embaixadas estrangeiras, bem como as escolas internacionais.

Shemiran era usada como residência de férias de verão durante a dinastia Pahlevi, como por exemplo Mohammad Reza Pahlevi que construiu vários palácios e vilas nesta zona. Alguns exemplos são o Palácio Sa'dābād e o Complexo Palaciano de Niavaran. Neste bairro ficava a residência de Khomeini.


Nome[editar | editar código-fonte]

A palavra "shemiran or shemran" é a forma arabizada da palavra "chamran" que é formada por duas partes: : "cham" (significa "frio" in avestan "zama" or "zem") + "ran" (significa "encosta") com efeito "shemran" significa "o lugar frio ou "a encosta fria". É comum nas linguas irânicas que a letra z ( "ز" em persa) muda para a letra to letter "ch" ( "چ" em persa ) por exemplo em persa a palavra "ruz"(dia), do persa médio "roch", é ainda "roch" em balochie "roj" em curdo. Também a palavra zemestan" (inverno) é formada por duas partes: zem (frio + estan or istan (ser, ou existência), por vezes pode ser vista na literatura persa e uso comum como "chamestan" or "chemestan".