Sherwood Schwartz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sherwood Schwartz
Sherwood Schwartz recebendo uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 7 de Março de 2008
Nome completo Sherwood Charles Schwartz
Nascimento 14 de Novembro de 1916
Passaic, Nova Jersey
Nacionalidade  Estados Unidos
Morte 12 de julho de 2011 (94 anos)
Los Angeles, Califórnia
Ocupação Produtor
Criador
Roteirista
Cônjuge Mildred Seidman (1941-2011)
Atividade 1938–2011
Emmy Awards
1961 - Melhor Roteiro em Série de Comédia por The Red Skelton Show (Vencedor)
Outros prêmios
2004 - Daytime Emmy pelo especial Still Brady After All These Years (Indicado)
2008 - Estrela na Calçada da Fama de Hollywood
2008 - Introdução no Hall da Fama da Televisão
IMDb: (inglês)

Sherwood Charles Schwartz (Passaic, Nova Jersey, 14 de Novembro de 1916Los Angeles, Califórnia, 12 de Julho de 2011) foi um produtor de televisão estadunidense, responsável por várias séries de grande sucesso, como Gilligan's Island, na CBS, e The Brady Bunch, na ABC.

Em 7 de Março de 2008 Schwartz, na época ainda ativo aos 90 anos, foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.[1] No mesmo ano, foi introduzido no Hall da Fama da Televisão.[2]

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

A carreira de Schwartz no mundo do entretenimento veio "por acidente". Ele mudou-se de Nova York para o sul da Califórnia para perseguir um Mestrado em Ciências com licenciatura em Biologia. Com necessidade de emprego, começou a escrever piadas para o programa de rádio de Bob Hope, para quem seu irmão Al Schwartz trabalhou. Schwartz lembrou que Hope "gostou das minhas piadas, as usou em seu show e teve grandes risadas. Então ele me pediu para se juntar à sua equipe de roteiristas. Fui confrontado com uma grande decisão: escrever comédias ou morrer de fome... Eu fiz uma mudança de carreira rápida. "[3]

Ele passou a escrever para The Adventures of Ozzie and Harriet, de Ozzie Nelson, e outros shows de rádio. Schwartz foi autor de Armed Forces Radio Network antes de partir para a televisão. Criou e produziu as séries televisivas Gilligan's Island e The Brady Bunch. Também escreveu os temas musicais de três de seus programas: Gilligan's Island (co-autor), It's About Time e The Brady Bunch.

O sistema de Syndication transformou seus dois maiores sucessos em instituições da TV com relevância cultural. Ele criou os ícones e, como resultado, ele se tornou um ícone da televisão.[4]

Aparições na TV[editar | editar código-fonte]

Durante o final dos anos 1990 e 2000, ele fez muitas aparições na TV falando sobre suas séries em programas como CBS Evening News, 20/20, TV Land's Top Ten e Biography, do canal e A&E. Participou ainda de uma maratona de criadores em Nick at Nite no final da década de 1990.[5] Foi um dos convidados do TV Land Awards em 2004.

Em 1988, Schwartz esteve no The Late Show with Ross Shafer para uma reunião dos participantes de Gilligan's Island, juntamente com todos os sete náufragos da série. Esta foi a última vez que eles estiveram todos juntos na televisão.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Schwartz nasceu em uma família judia de Passaic, Nova Jersey.[6] Seu irmão mais novo foi o roteirista Al Schwartz. Sua irmã mais nova, Elroy Schwartz (1923-2013), autora de comédias, tornou-se a roteirista principal de Gilligan's Island e de outras séries.[7] Sherwood Schwartz é tio dos também roteiristas Douglas Schwartz, Bruce Schwartz e Judithe Randall.

Em 23 de Dezembro de 1941 casou-se com Mildred, sua esposa por 69 anos, que ele considerava sua maior realização. Juntos eles tiveram quatro filhos (3 meninos e 1 menina): Donald, que tornou-se oftalmologista, (Lloyd), produtor e roteirista, criador de The Munsters Today, Ross, advogado, e Hope, esposa do guitarrista inglês Laurence Juber. A peça Rockers, de autoria de Sherwood, uma comédia dramática, foi encenada no Theatre West em homenagem aos seus 90 anos.

Referências na cultura Pop[editar | editar código-fonte]

Em um episódio de The Beverly Hillbillies, o personagem Sherwood Forest afirma que é um parente de Sherwood Schwartz. Além disso, um episódio de Roseanne foi inteiramente dedicado a Gilligan's Island, sendo intitulado "Sherwood Schwartz: A Loving Tribute". Em Raising Hope, Sherwood é indiretamente mencionado durante a cena de abertura da segunda temporada como alguém que "começava cada dia com uma música que perfeitamente recapitulava o que estava acontecendo". Em seguida, ela aponta para uma cadeira vazia que tinha sobre si um boné de marinheiro do tipo que Gilligan usava. Durante o episódio, o personagem principal, Jimmy, perde a memória e seu médico aconselha-o de que, ao contrário do que ocorre em um sitcom, a memória não pode ser recuperada por se bater em alguém na cabeça novamente, e usa um episódio de Gilligan's Island para ilustrar o ponto.

Schwartz foi interpretado por Aaron Lustig no filme para a TV Surviving Gilligan's Island e por Michael Tucker em Growing Up Brady.

Morte[editar | editar código-fonte]

Em 12 de Julho de 2011, Sherwood Schwartz morreu tranquilamente durante seu sono, de causas naturais.[8] deixando sua esposa de quase 70 anos e seus quatro filhos, bem como seus 9 netos e 5 bisnetos.[9] Seu corpo foi cremado no Hillside Memorial Park, em Culver City, California.[10]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Schwartz produziu e escreveu inúmeros programas de rádio e TV durante sua carreira.

Séries Anos Função
The Bob Hope Show 19381942 Autor para a versão em rádio
The Adventures of Ozzie and Harriet Década de 1940 Autor para a versão em rádio
The Alan Young Show Década de 1940 Autor para a versão em rádio
I Married Joan 19521955 Autor
The Red Skelton Show 19561962 Autor
My Favorite Martian 1963 Supervisor de script
Gilligan's Island 19641967 Criador, autor e produtor
It's About Time 1966–1967 Criador, autor e produtor
The Brady Bunch 19691974 Criador, autor e produtor
Dusty's Trail 1973–1974 Criador, autor e produtor
Big John, Little John 1976 Produtor
Harper Valley PTA 19811982 Autor, produtor
Together We Stand 19861987 Autor, produtor

Produções teatrais[editar | editar código-fonte]

Em 10 de Novembro de 2006 sua peça Rockers estreou no Theater West, em Los Angeles. Em 1990 escreveu Gilligan's Island: The Musical, ainda em produção a partir de 2011. Seu filho Lloyd, sua filha Hope e seu genro Laurence Juber também trabalharam nesta peça.

Pilotos não vendidos[editar | editar código-fonte]

Ele escreveu e foi produtor executivo de dois pilotos de programas de televisão não vendidos:

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Venceu o Emmy Award em 1961 por seu roteiro para The Red Skelton Show.
  • Indicado para um Daytime Emmy por seu especial de 2004 Still Brady After All These Years
  • Em 7 de Março de 2008 recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. As atrizes Dawn Wells e Florence Henderson, que fizeram parte, respectivamente, de Gilligan's Island e The Brady Bunch, acompanharam Schwartz no evento. Outros a estarem presentes foram Patrick Denver, filho do ator Bob Denver, de Gilligan's Island, e Christopher Knight e Susan Olsen que, quando crianças, estrelaram The Brady Bunch.
  • Foi introduzido no Hall da Fama da Televisão em 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Sherwood Schwartz

Referências