Sheryl Crow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Sheryl Crow
Sheryl Crow Montreal.jpg
Sheryl Crow em Montreal (2008)
Informação geral
Nome completo Sheryl Suzanne Crow
Nascimento 11 de fevereiro de 1962 (52 anos)
Local de nascimento Kennett, Missouri
 Estados Unidos
Gênero(s) Pop rock
Rock alternativo
Roots rock
Folk rock
Country rock
Instrumento(s) vocal
guitarra,
baixo
Período em atividade 1993 - hoje
Outras ocupações compositora e instrumentista musical
Afiliação(ões) Michael Jackson, Michelle Branch, Eric Clapton, Owen Wilson, Kevin Gilbert, Bill Bottrell, Anne Heche, Kid Rock, Josh Charles, Hank Azaria, Ryan Seacrest, John Cusack, Sting, John Stamos, Matthew Perry, Miley Cyrus
Página oficial SherylCrow.com

Sheryl Suzanne Crow (Kennett, 11 de fevereiro de 1962) é uma famosa cantora, compositora, multi-instrumentista e atriz norte-americana. É formada em música e composição. Seu estilo musical compõe os elementos de Rock, pop, country e hip hop. Ela já lançou sete álbuns de estúdio, duas compilações, e um álbum ao vivo, e tem contribuído para várias trilhas sonoras de filmes. Ela já vendeu mais de 17 milhões de álbuns nos Estados Unidos e 50 milhões de álbuns em todo o mundo. Além disso, Crow já recebeu nove prêmios Grammy da National Academy of Recording Arts and Sciences.

Além de seu próprio trabalho, Crow se apresentou com os The Rolling Stones e cantou em dueto com Mick Jagger, Michael Jackson, Eric Clapton, Luciano Pavarotti, John Mellencamp, Kid Rock, Michelle Branch, Hannah Montana e Sting, entre outros[1] . Ela tem também já realizou backing vocals para Tina Turner, Michael Jackson, Don Henley, Belinda Carlisle, e colaborou na celebração do 30° aniversário de Bob Dylan como artista.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sheryl Suzanne Crow nasceu em Kennett, Missouri. Seu pai Wendell Crow é um advogado e trompetista, e sua mãe Bernice, uma professora de piano[2] . Ela tem duas irmãs mais velhas, Kathy e Karen, e um irmão mais novo, Steven.

Depois de se formar na faculdade, Crow trabalhou como professora de música na escola primária de Kellison, em Fenton, Missouri. O ensino durante o dia permitiu-lhe a oportunidade de cantar em bandas nos finais de semana. Mais tarde, ela foi apresentada ao músico local e produtor Jay Oliver. Ele tinha um estúdio próspero no porão da casa de seus pais, em St. Louis, e ajudou-a usando a publicidade em jingles.[3]

Início de carreira[editar | editar código-fonte]

Depois de passar anos como backing vocal de artistas como Don Henley, Rod Stewart, Eric Clapton e Michael Jackson, e de dar aulas de música para crianças deficientes, Sheryl Crow gravou seu primeiro disco em 1993, no qual estourou com a música "All I Wanna Do".[3]

Alternando seu estilo entre o Folk, Pop e Rock, Sheryl desde sua estreia, teve vários hits nas rádios de todo o mundo e ganhou diversos prêmios Grammys e vendeu mais de 50 milhões de discos em todo mundo.

Já fez duetos com diversos artistas, teve canções em várias trilhas sonoras de filmes; cantou com Luciano Pavarotti, Elton John, Rolling Stones, Johnny Cash, U2, The Corrs e vários outros grandes artistas.

Já namorou o cantor e guitarrista Eric Clapton, o ator Owen Wilson e o famoso ciclista norte-americano Lance Armstrong, de quem se separou em fevereiro de 2006.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Rolling Stones live at the Oakland Arena, Oakland, CA, Nov. 12, 2002 by IORR Iorr.org (em inglês) Página visitada em 19 de julho de 2012
  2. Chrissy, Iley. Sheryl Crow: The crow must go on (em Inglês). [S.l.]: Times Newspapers, 2006.
  3. a b (em inglês) Sheryl Crow Sounds Off As She Frankly Talks Shop With Steve Kroft, On CBS '60 Minutes' (20 de julho de 2003). Página visitada em 19 de julho de 2012.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]