Shi mian mai fu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shí miàn mái fú (十面埋伏)
O Segredo dos Punhais Voadores (PT)
O Clã das Adagas Voadoras (BR)
 China Hong Kong
2004 • cor • 119 min 
Direção Zhang Yimou
Roteiro Feng Li
Bin Wang
Zhang Yimou
Elenco Takeshi Kaneshiro
Andy Lau
Zhang Ziyi
Song Dandan
Género ação, aventura, drama, romance
Idioma mandarim
Página no IMDb (em inglês)

Shí miàn mái fú (十面埋伏; O Clã das Adagas Voadoras (título no Brasil) ou O Segredo dos Punhais Voadores (título em Portugal)) é um filme de 2004 dirigido pelo cineasta chinês Zhang Yimou.

A beleza no uso das cores por Zhang Yimou chama a atenção no filme. Muitas cenas em um bambuzal preenchem a tela de verde, com os personagens vestindo roupas da mesma cor. Em outra parte do filme, é o amarelo que predomina na cena. No trecho final do filme, há uma luta durante uma nevasca, e os personagens e seu sangue contrastam com a paisagem branca.

Resumo[editar | editar código-fonte]

No ano de 859 a China passa por terríveis conflitos. A dinastia Tang, antes próspera, está decadente. Corrupto, o governo é incapaz de lutar contra os grupos rebeldes que se insurgem. O mais poderoso e prestigiado deles é o Clã dos Punhais Voadores. Leo (Andy Lau) e Jin (Takeshi Kaneshiro), dois soldados do exército oficial, recebem a missão de capturar o misterioso líder dos Punhais Voadores e para tanto elaboram um plano que consiste em envolver Jin no disfarce de um combatente solitário, para conquista da confiança da bela revolucionária cega Mei (Zhang Ziyi) e, assim, conseguindo infiltrar-se no grupo. No entanto a dupla não contava com a paixão que Mei despertaria nos dois.

Particularidades[editar | editar código-fonte]

Este foi o terceiro filme em que o diretor Zhang Yimou e a atriz Zhang Ziyi trabalham juntos. Os anteriores foram O Caminho para Casa (1999) e Herói (2002).

A atriz Anita Mui teria a sua participação especial no final de O clã das Adagas Voadoras, contudo com o seu falecimento antes de rodar esta cena, e em respeito à atriz, o diretor Zhang Yimou decidiu reescrever o roteiro de forma a retirar sua personagem, ao invés de substituí-la por outra atriz. Além disto Yimou manteve Anita Mui nos créditos do filme. Zhang Yimou convidou a cantora de ópera Kathleen Battle para cantar a música - tema do filme.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]