Shift JIS art

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Exemplo de um Shift_JIS art americano.

Shift_JIS art é uma arte criada com caracteres do conjunto de caracteres do Shift JIS, um super conjunto do ASCII destinado a uso japonês. Naturalmente, existem muitas semelhanças entre Shift_JIS art e ASCII art.

Shift_JIS se tornou muito popular em fóruns de discussão da Internet, notavelmente o 2channel, e fez seu caminho até chegar nos meios de comunicações e comercias do Japão.

Na comunidade japonesa, Shift_JIS art às vezes é abreviado como SJIS art, mas é mais comumente referido como "AA", significando ASCII art, embora raramente se restringe aos 95 caracteres imprimíveis dentro do padrão ASCII.

Assim como ANSI art, SJIS art às vezes é usado para animação. Contudo, devido a avanços técnicos, SJIS art também aparece em forma de arquivos do Adobe Flash e em GIFs animados.

Diferente do Western ASCII art, que geralmente é projetado para ser visto em monospace, Shift_JIS art é projetado em torno da largura proporcional da fonte MS PGothic fornecida com o Microsoft Windows, que é a fonte padrão para websites em versões japonesas do Windows. Contudo, muitos caracteres usados no Shift-JIS art são caracteres CJK "Fullwidth", e por isso tem a mesma largura. Contudo, essa dependência levou ao desenvolvimento da fonte livre Mona Font, cada caractere tem a mesma largura que a sua contraparte MS PGothic, para uso dos usuários de outros sistemas operacionais como o Linux/UNIX e versões do Windows sem capacidade japonesa.

Na mídia japonesa[editar | editar código-fonte]

O filme e série de televisão japonês Densha Otoko (電車男?), frequentemente inclui Shift_JIS art tanto durante transições de tela e dentro da própria história. Um dos personagens recorrentes durante a série era um artista do Shift_JIS art que muitas vezes desenha em tela cheia obras de arte Shift_JIS art como uma forma de expressar seu apoio e incentivo ao personagem principal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Tarou, Maruheso. 2ちゃんねる AA大辞典 (em japonês). Tóquio, Japão: Softbank Publishing, 2003. ISBN 4-7973-2275-6 ("Ni-channeru AA Dai-Jiten" (romanizado), significando "2channel AA Grande Dicionário".)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]