Shigatse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}
Vista do centro de Shigatse

Shigatse ou Rikaze (também Xigazê, Shikatse ou Zhigatsey; em chinês simplificado: 日喀則; chinês tradicional: 日喀则; em tibetano: གཞིས་ཀ་རྩེ་), é uma cidade da região autônoma do Tibete, na China, sede administrativa do distrito de Shigatse. É a segunda maior cidade do Tibete, com cerca de 80 mil habitantes, e se localiza a cerca de 250 km a sudeste de Lhasa. A cidade possui o grande Mosteiro de Tashilhunpo, fundado em 1447 pelo primeiro Dalai Lama, e é hoje a sede do Panchen Lama.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Geografia e clima Shigatse se situa em uma planície cercada de altas montanhas, a área urbana está localizada ao sul do rio Yarlung Zangbo, localizado na parte central sul da região autônoma do Tibet. Localizada à uma altitude de 3840 metros e cercada por picos com altitude maior que 5500 metros a temperatura média da cidade é de 6.3 °C, praticamente sem nenhuma precipitação entre os meses de Novembro a Março a temperatura pode oscilar até 20 °C durante o dia. Dois terços da precipitação anual ocorrem entre Julho e Agosto.

[1]

  1. http://en.wikipedia.org/wiki/Shigatse