Shigeo Shingo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Shigeo Shingo (8 de janeiro de 190914 de novembro de 1990), considerado um “gênio da engenharia”, revolucionou as práticas de produção devido às diversas contribuições nessa área.

História[editar | editar código-fonte]

Seus estudos o levaram ao desenvolvimento do Sistema Toyota - em conjunto com Taiichi Ohno, e do SMED (Single Minute Exchange of Die) por ele concebido. Além disso, criou e formalizou o Sistema de Controle de Defeito Zero, o qual ressalta a aplicação dos Poka-Yoke, também criado por Shingo. O Poka-yoke,um sistema de inspeção na fonte, envolve o controle de produtos e suas características em si ou do seu processo de obtenção, de modo a minimizar-se a ocorrência de erros através de ações simples. O método pode ser dividido nas seguintes fases.

Detecção: busca identificar o erro antes que este se torne um defeito.

Minimização: busca minimizar o efeito do erro.

Facilitação: busca adoção de técnicas que facilitem a execução das tarefas nos processos de manufatura ou no fornecimento de serviços.

Prevenção: busca ações para impedir que o erro ocorra.

Substituição: busca substituir processos ou sistemas por outros mais consistentes.

Eliminação: busca a eliminação da possibilidade de ocorrência de erros pelo redesenho do produto, do processo de obtenção ou da prestação de serviços.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]