Shin Megami Tensei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shin Megami Tensei
Desenvolvedora(s) Atlus
Editora(s) Atlus
Distribuidora(s) Atlus, Namco
Local de origem Japão
Gênero(s) RPG
Primeiro título 1992
Portal Portal de jogos eletrônicos

Shin Megami Tensei (真・女神転生?) ou MegaTen, como é conhecida pelos fãs, é uma famosa franquia de jogos eletrônicos criada pela Atlus e inicialmente liberada em 30 de outubro de 1992, em diversas plataformas. Foi lançada originalmente para o Super Famicom e mais tarde foi liberado no PC Engine Super CD-ROM e Sega CD. Sendo mais tarde ganhando novas versões para PlayStation e Game Boy Advance para construir hype para o jogo Shin Megami Tensei III. . A sequência direta, Shin Megami Tensei II, foi liberado em 1994 e uma segunda sequência Shin Megami Tensei III: Nocturne liberado em 2003 para o Playstation 2. A Série possui também uma versão online (MMORPG)chamada Shin Megami Tensei: IMAGINE que foi desenvolvido pela "Cave" em conjunto com a "Atlus". Nos EUA e América do Sul IMAGINE é distribuido pela "Aeria Games".

Principais Características[editar | editar código-fonte]

Alinhamentos

Geralmente, na série Shin Megami Tensei o herói deve optar por três caminhos possíveis, embora nos títulos variem as conotações de cada ideologia:

  • Caos: ligado à liberdade absoluta, ausência de hierarquias com o ônus de um retorno ao primitivo e lei do mais forte. Os principais representantes são em geral o anjo Lúcifer e divindades pagãs. O jogo não trata de uma simplista divisão entre bem e mal, e Lúcifer não é necessariamente uma personagem negativa. Em Strange Journey, a deusa mãe da Terra, Mem Aleph, busca recuperar os Humanos da influência autoritária do deus cristão.
  • Ordem: se relaciona à um mundo totalmente ordenado e pacífico ao custo da liberdade individual e completa sujeição à divindade. Seu principal representante é YHVH, o deus cristão, retratado como ditador egocêntrico e sem empatia pela Humanidade e cuja salvação é destinada apenas a um pequeno grupo de indivíduos.
  • Neutralidade: o caminho mais difícil, que lida com a Humanidade em si. Suas conotações são variáveis: pode corresponder ao equilibrio entre Ordem e Caos, a negação de ambos, um individualismo exacerbado ou a manutenção do mundo "normal" - livre da influência de deuses, anjos e demônios.

Das possibilidade em Shin Megami Tensei, nenhum alinhamento é considerado mais correto ou melhor, e todos possuem uma justificativa a favor ou contra e uma contradição interna. O Caos, que pressupõem um mundo de vida exuberante baseado na liberdade ilimitada e suposta desordem da natureza recai numa lei do mais forte que não deixa de ser um tipo de hierarquização, a depender do olhar.

Recrutamento e Fusão de Demônios

Na série, "Demônios" não são entendidos no sentido cristão ou mais imediato da palavra. São considerados demônios quaisquer entidades mágicas não-humanas; mesmo anjos cristãos se enquadram sob a categoria de "Demônios". Na realidade, os demônios são diversos seres extraídos de tradições mitológicas de todo mundo, com ênfase em especial na Mitologia Japonesa, passando pelas Mitologias Grega, Inca, Maia, Javanesa, Africana, Chinesa, Céltica e várias outras. Para recrutar demônios à seu favor, o protagonista deve negociar com as entidades. Depois, é possível fundir os demônios recrutados de modo a criar aliados mais poderosos. O sistema de obtenção de aliados "monstros" e seu desenvolvimento por vezes levanta comparações com o jogo Pokémon que são infundadas, uma vez que o primeiro título da série Shin Megami Tensei foi publicado em 1987, enquanto Pokèmon viria a ser publicado uma década depois. Não obstante, as duas séries contrastam em mecânicas e objetivos de tal forma que é irrelevante apontar "plágio" de alguma das partes.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Série principal[editar | editar código-fonte]

Shin Megami Tensei Série[editar | editar código-fonte]

Jogos Spin offs[editar | editar código-fonte]

Séries Spin offs[editar | editar código-fonte]

Os Spin offs incluem as séries Persona, Devil Children, Devil Summoner e Digital Devil Saga.

Persona[editar | editar código-fonte]

Devil Children[editar | editar código-fonte]

Devil Summoner[editar | editar código-fonte]

Digital Devil Saga[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.