Shinigami

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Maio de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Shinigami (死神, literalmente "Ceifeiro de almas", também conhecido popularmente como Anjo da Morte ou Deus da Morte) é uma entidade presente na mitologia japonesa. Seu trabalho é "levar" a alma dos humanos para o outro mundo. Seria um pouco equivalente a figura conhecida da Morte no Ocidente.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Por ser um tema popular no Japão, aparecem com grande freqüência em obras diversas. Um dos maiores destaques dos Shinigamis é no mundo dos Mangás e Animes, pois é a forma de divulgação desses "contos" fora do Japão. Por serem abordados em diversas histórias e em diferentes épocas, o visual de um shinigami é retratado de forma variada, indo de monstros desfigurados até pessoas de com sais rosas e cabelo colorido aspecto totalmente humano, mas em todos os casos a capacidade de ceifar almas humanas e principalmente das pessoas que não seguem o demônio, e a habilidade de transitarem entre o mundo real e o espiritual mostra-se comum.

  • Death Note (Mangá/Anime/Live-Action): onde um jovem de 17 anos encontra um caderno que é de Shinigami chamado Ryuuku. O caderno tem o poder de matar a pessoa que tiver seu nome escrito nele. O Shinigami Ryuuku deixa o Death Note cair do mundo dos Shinigamis para o mundo dos Humanos. Nesse anime os Shinigamis podem ver o nome da pessoa e quanto tempo de vida a pessoa tem e assim matá-la escrevendo o nome dela no Death Note, e os anos de vida que a pessoa teria serão adcionados à vida restante do Shinigami. Além de Ryuuku, no anime aparece o mundo dos shinigamis onde aparecem outros shinigamis, também tem outro shinigami, o Remu, ambos tem uma aparência demoníaca, mas bastante diferente de Ryuuku. Remu segue a humana Misa Amane que também possui um Death Note.
  • Bleach (Anime/Mangá): os Shinigamis são entidades espirituais, com forma humana que levam a alma dos humanos até o mundo dos mortos (no caso, Soul Society) e também purificam os Hollows levando os para Soul Society ou mandá-los para o inferno caso não sejam bons. Utilizam quimonos pretos e empunham katanas, conhecidas como Zanpakutou que por sua vez é uma parte da alma do shinigami, porém as zanpakutous não são iguais aos shinigamis e podem ter atitudes e personalidades diferentes. Muitas vezês as zanpakutous e seus respectivos donos nunca se encontram, sendo assim o shinigami não pode invocá-la para ajudar em uma luta. Tomam conta da balança espiritual entre os dois mundos, impedindo a destruição deles caso ela seja rompida.
  • Yu Yu Hakusho(Anime/Mangá) a personagem Botan e outros shinigamis são representados como meninas vestindo quimono que montam em remos. essas meninas guiam as almas para o Mundo Espiritual (Reikai), onde são julgados pela divindade Koenma.
  • Naruto (Anime/Mangá):Hiruzen Sarutobi[Terceiro Hokage] ou Minato Namikaze[Quarto Hokage] invoca o Shiki Fuujin, chamando o deus da Morte - shinigami - para esse mundo, um shinigami de aparência mais demoníaca (Ainda mais tenebrosa do que Ryuuku que foi citado alguns parágrafos acima), que tem a habilidade de selar a alma do alvo na barriga de seu invocador. A técnica foi criada pelo Yondaime Hokage, que a executava com muito mais maestria selando a alma da Kyuubi em seu próprio filho, Uzumaki Naruto. Sandaime foi capaz apenas de selar os braços da alma de Orochimaru. Porém, quem invoca essa técnica morre e fica na barriga do shinigami.A não ser que saiba quebrar o selo com as técnicas do clan uzumaki e a máscara de shinigami. E logo depois ele é reinvocado por Orochimaru na Quarta Grande Guerra Ninja, que utiliza uma mascara para ressuscitar os 4 Hokages, e assim não morrendo como anteriormente aconteceu com Minato e Sarutobi
  • Soul Eater (Mangá) nesta história, um shinigami é o chefe de uma escola voltada a treinar armas com forma humana e artesões, com o intuito de caçar almas impuras que já tenham gerado um ovo de "kishin" - uma espécie de demônio.
  • Em Yu-Gi-Oh! (Anime), Shinigami é representado pela carta "Dark dust spirit", um monstro-espírito com a habilidade de destruir todos os outros monstros do campo no momento em que é invocado, fazendo assim, alusão ao poder de Shinigami trazer consigo a morte.
  • Em Hellsing (Anime/Mangá) o personagem Walter C. Dornez recebeu o apelido de deus da Morte/Shinigami devido a suas habilidades mortais.
  • O Pokémon (Anime), Giratina é um Shinigami. Ele é o único Pokémon capaz de parar a eterna briga de Dialga(o guardião do tempo) e Palkia(o guardião do espaco). Ele é o guardião do Mundo Reverso, pois se os dois Pokémons de colidirem o Tempo e o Espaco também colidem.
  • Shinigami no Ballad (Anime/Live-Action): conta a história de uma shinigami chamada Momo que usa uma roupa branca e brilhante, ao contrario dos outros shinigamis, em que a roupa é preta. Cada episódio da série conta a história de uma pessoa que terá sua alma levada por ela.
  • Yami no Matsuei (Mangá) vários personagens são shinigamis que trabalham em um lugar chamado Meifu; e o trabalho deles é fazer com que a morte e a reencarnação dos humanos aconteça corretamente.
  • Full Moon wo Sagashite (Mangá) há 3 shinigamis que possuem forma humana, são eles Meroko, Takuto e Izumi.
  • Kuroshitsuji (Anime/Mangá) No anime existem 3 Shinigamis: Grell Sutcliff (também conhecido por Shinigami Vermelho, porque ele adora essa cor), William T. Spears (Diretor da ordem dos Shinigamis) e o Undertaker (Que primeiro aparenta ser um agente funerário estranho mas descobre-se que ele é o Lendário Shinigami). No mangá

existem mais shinigamis,Ronald Knox, Eric Slingby e Alan Humphries.

  • Fairy Tail (Anime/Mangá) O unico shinigami presente chama-se Eligor, Perito Em Magias Do Vento,Recebeu o apelido de Shinigami (deus da Morte) devido ao fato de só pegar missões de assassinato. É o ás da Guilda Negra Eisenwald. Ele usa Kageyama para roubar para ele a flauta da Maldição Canção de Ninar e por em prática seu plano de vingança pelo fato da Eisenwald ter sido banida da Liga de Guildas Oficiais.
  • Darker than Black (Mangá) Hei, um contratante era chamado pelos seus de "The Black Death god" ou "Kuro no Shinigami" pela forma como matava as pessoas e também devido à sua fama já.
  • Gundam Wing (Anime) existe o Gundam Deathscythe (foice da morte em português) considerado um shinigami por ser um gundam que usa uma foice e por conta de seu nome.
  • No anime/mangá toriko o personagem Zebra pode,por ter matado várias criaturas, ouvir os passos do deus da morte, além disso ele pode transformar os passos do deus da morte em uma "voz" da qual aquele que ouvir morre, esse golpe é chamado de shi oto(som da morte)
  • Samurai Warriors 3 Z (Game), a personagem Okuni representa um shinigami, na sua história ela tem a função de levar as almas dos outros personagens mortos para descansar, o que foi uma mudança drástica na sua história, já que na primeira versão do jogo, ela apenas tentava impedir as lutas, e na segunda ela sequer tinha uma história.

needless (série), a personagem Seto ostenta a espada de shinigami para esconder seus poderes de controle da gravidade por seu fragmento graviton que, a permite cancelar a gravidade dos adversários ou aumentá-la.

Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.