Shinigami (Bleach)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Shinigami (死神? lit. "Deus da morte"),conhecidos erroneamente na dublagem brasileira como "Ceifeiros de Almas",são entidades espirituais da série de anime/mangá Bleach,inspirados nos shinigamis da cultura japonesa.

Na história,os Shinigamis atuam no mundo como "balanceadores", purificando Hollows e conduzindo almas até o outro mundo,a Soul Society.Após concluírem o treinamento na academia,a maioria dos shinigamis decide fazer parte da Gotei 13,principal organização militar da Soul Society,fundada pelo comandante Yamamoto Genryuusai Shigekuni.Acima do Gotei 13,existe a Central 46,que lida com o sistema jurídico,administrativo e legislativo da Soul Society. [1]

Gotei 13[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Os treze capitães da Soul Society. Ao centro,o fundador do Gotei 13,Yamamoto Genryuusai.
Os tenentes da Soul Society.

São 13 esquadrões que formão a Soul Society, cada esquadrão é controlado por um Capitão,e abaixo dele está um Tenente (ou vice-capitão), dois para cada esquadrão, e abaixo os oficiais. Os Shinigamis que chegam são divididos entre os 13 Esquadrões, ficando somente 200 Shinigamis para cada parte,num total de quase 3000. Cada esquadrão possui um tipo de função apropriada. O 4º Esquadrão é o esquadrão médico, enquanto que o 12º cuida de várias funções, uma delas sendo o Departamento de Pesquisas e Tecnologia,responsável pelos Departamentos de Pesquisa de Tecnologia de Comunicação, movimentação das Almas e o Banco de Dados da Soul Society.[2]

Após os eventos da Batalha de Inverno e a Guerra sangrenta dos mil anos,o Gotei 13 passou por uma reformulação,substituindo os cargos de certos capitães por outros.Os 13 Esquadrões dividem-se em:

Esquadrão Capitão Tenente Oficiais Antigos Símbolo
1º Esquadrão Kyouraku Shunsui Ise Nanao

Okikiba Genshirou

Yamamoto Genryuusai Shigekuni (Ex-Capitão)(falecido)
Sasakibe Choujirou (Ex-Tenente) (falecido)

Shin'etsu Kisaragi (Ex-Oficial)

1st division emblem - Chrysanthemum.svg
2º Esquadrão Soi Fong Omaeda Marechiyo Shihouin Yoruichi (Ex-Capitã)
2nd division emblem - Cyclamen.svg
3º Esquadrão Otoribashi Roujyrou Vago Togakushi Rikuu 3º Oficial
Gori Taketsuna 5º Oficial
Katakura Asuka 6º Oficial
Ichimaru Gin (Ex-Capitão)(falecido)
Amagai Shuusuke (Ex-Capitão)
Kifune Makoto (Ex-3º Oficial)
Chikane Iba (Ex-Tenente)
Izuru Kira (Ex-Tenente) (falecido)
3rd division emblem - Marigold.svg
4º Esquadrão Vago Kotetsu Isane Lemura Yasochika 3ºOficial

Yamada Hanatarou 7ºOficial
Ogidou Harunobu 8º Oficial

Yamada Seinosuke (Ex-Tenente)

Unohana Retsu (Ex-Capitã) (falecida)

4th division emblem - Bellflower.svg
5º Esquadrão Hirako Shinji Hinamori Momo Aizen Sousuke (Ex-Capitão) (Condenado)

Seigen Suzunami (Ex-Capitão)

5th division emblem - Lily of the Valley.svg
6º Esquadrão Kuchiki Byakuya Abarai Renji Mihane Shirogane 9º oficial Kuchiki Ginrei (Ex-Capitão)
Kuchiki Soujun (Ex-Tenente)
Ginjirou Shirogane (Ex-Tenente)
Kuchiki Kouga (Ex-3º Oficial)
6th division emblem - Camellia.svg
7º Esquadrão Komamura Sajin Iba Tetsuzaemon Ikkanzaka Jiroubou 4º Oficial Aikawa Rabu (Ex-Capitão)

Jin'emon Kotsubaki (Ex-Tenente)

7th division emblem - Iris.svg
8º Esquadrão Vago Vago Enjouji Tatsufusa 3º Oficial Kyouraku Shunsui (Agora 1ª Divisão)
Ise Nanao

(Agora 1ª Divisão)
Yadoumaru Lisa (Ex-Tenente)

8th division emblem - Bird of paradise flower.svg
9º Esquadrão

Kensei Muguruma[editar | editar código-fonte]

Hisagi Shuuhei Umesada Toshimori 20º Oficial Tousen Kaname (Ex-Capitão) (falecido)
Kuna Mashiro (Ex-Tenente)
Kasaki Heizou (Ex-3º Oficial)
Eishima Shinobu (Ex-4º Oficial)
Gizaeimon Todou (Ex-6º Oficial)
9th division emblem - Buttercup.svg
10º Esquadrão Toushirou Hitsugaya Matsumoto Rangiku Takezoe Koukichirou 7ºOficial Isshin Shiba (Ex-capitão)
10th division emblem - Daffodil.svg
11º Esquadrão Zaraki Kenpachi Kusajishi Yachiru Madarame Ikkaku 3º Oficial
Ayasegawa Yumichika 5º Oficial
Aramaki Makizou 10º Oficial
Kiganjou Kenpachi 10º Kenpachi (Ex-Capitão)
Azashiro Kenpachi Kenpachi (Ex-Capitã)
Kuruyashiki Kenpachi Kenpachi (Ex-Capitão)
Yachiru Unohana Kenpachi (Ex-Capitã)
Maki Ichinose (Ex-Oficial)
11th division emblem - Yarrow.svg
12º Esquadrão Kurotsuchi Mayuri Kurotsuchi Nemu Akon 3º Oficial

Rin Tsubokura 7º Oficial

Urahara Kisuke (Ex-Capitão) (Foragido da Soul Society)
Hikifune Kirio (Ex-Capitã
Sarugaki Hiyori) Ex-Tenente
Inaba Kageroza Ex-7º Oficial
12th division emblem - Thistle.svg
13º Esquadrão Ukitake Juushirou Kuchiki Rukia Kotetsu Kiyone 3ª Oficial
Kotsubaki Sentarou 3º Oficial
Kajoumaru Hidetomo 6º Oficial
Shiba Kaien (Ex-Tenente)
Shiba Miyako (Ex-3ª Oficial)
13th division emblem - Summer snowflake.svg

Combate[editar | editar código-fonte]

Os Shinigamis possuem quatro formas de combate:

Zanjutsu: Uma das quatro formas de combate, e a mais comum, o zanjutsu, onde o Shinigami usa sua Zanpakutou. Aqui entram as habilidades das Shikais e das Bankais.

Hakuda: Não se sabe muito, mas Hakuda tem como objetivo o combate corpo-a-corpo. Os integrantes do Onmitsu Kidou usam bastante este estilo de combate. Yoruichi e Soi Fon usam hakuda em conjunto com kidou, o que é chamado de Shunko.

Hohou: O Shunpo (passo relâmpago na dublagem brasileira), onde o usuário viaja uma distância enorme com poucos passos concentrando energia espiritual nos pés, é o basico dessa categoria. Ainda existem técnicas como a que a Yoruichi se move rapidamente, deixando para trás uma peça de sua roupa, fazendo seu adversário acreditar que a capturou por um instante. Byakuya também se mostrou capaz de utilizar esta técnica na luta contra o Sétimo Espada.

Kidou: Os Kidous (Artes Demoníacas) são técnicas de combate ou de cura usados por Shinigamis. Existem dois grupos: os Hadous (para ataque) e as Bakudous (com funções diversas). Para se fazer um Kidou com perfeição é necessário recitar as invocações que aparentemente são poemas antigos repletos de metáforas. Os Hadous e Bakudous são enumerados de 1 a 99, aumentando em grau de força e dificuldade de invocação.

Lista de Shinigamis[editar | editar código-fonte]

A seguir segue-se uma lista de shinigamis (em seus atuais esquadrões devidamente).

1ª Divisão[editar | editar código-fonte]

GENRYUSAI Shigekuni Yamamoto[editar | editar código-fonte]

GENRYUSAI Shigekuni Yamamoto Yamamoto GENRYUSAI Shigekuni (山本元柳斎重国, Yamamoto GENRYUSAI Shigekuni?) era o capitão da 1ª divisão e líder do Gotei 13. Um homem velho, musculoso e com muitas cicatrizes ao redor do corpo, mostrando sua experiência em inúmeras batalhas do passado. Yamamoto acredita que as leis devem ser cumpridas para o benefício da comunidade, rejeitando aqueles que deseja quebrá-las. No entanto, Yamamoto já quebrou regras como dívida que toda a Soul Society tinha para com Ichigo, que lutou ao lado deles contra os traidores. Ele fundou a academia shinigami acerca de 1.000 anos antes do enredo principal de Bleach.[3] [4] , onde ele treinou principalmente Shunsui Kyōraku e Jūshirō Ukitake, tratando-os como se fossem seus filhos. Yamamoto afirmava que nos desde os últimos mil anos,jamais havia nascido shinigami superior a ele. Na luta contra Aizen e seus mais poderosos Espadas, Yamamoto perdeu seu braço na luta,jamais optando pela restauração deste.Durante a investida dos Vandenreichs na Soul Society, Yamamoto lutou contra Yhwach,o qual na realidade se tratava de Royd Lloyd,um de seus subordinados.Logo após a luta contra o impostor, Yamamato morreu nas mão do verdadeiro Yhwach.Sua morte fez com que a Central 46 nomeasse Shunsui Kyōraku como novo capitão-comandante.

A zanpakutou de Yamamoto é Ryuujin Jakka,sendo considerada como a mais poderosa das zanpakutous de fogo da Soul Society.

Yamamoto é dublado por Masaaki Tsukada no japão e por Neil Kaplan na adaptação inglesa.

Chōjirō Sasakibe[editar | editar código-fonte]

Chōjirō Sasakibe (雀部 長次郎, Sasakibe Chōjirō?) era o tenente da 1ª Divisão.Ele é o menos visto de todos os tenentes,sendo nomeado no mangá muito tempo depois de sua primeira aparição.Diferentemente da maioria dos outros tenentes,ele se encontrava muitas vezes presente nas reuniões dos capitães.Foi o único shinigami que não participou da batalha pela cidade de Karakura,protegendo a cidade falsa com uma grande barreira.Ele,juntamente de outros 106 shinigamis,foi morto durante a invasão dos Vandenreichs na Soul Society.É revelado depois de sua morte,que ele já tinha alcançado o Bankai,porém devido a sua lealdade ao comandante Yamamoto,nunca tinha usado-o,e muito menos se ofereceu para ser um capitão.

A zanpakutou de Sasakibe é Gouryoumaru.

Sasakibe é dublado por Taro Yamaguchi no japão e por Michael McConnohie na adaptação inglesa até o episódio 54,e em todas as aparições posteriores por Dan Woren.

Genshirō Okikiba[editar | editar código-fonte]

Genshirō Okikiba (沖牙 源志郎, Okikiba Genshirō?) é um dos dois tenentes atuais da 1ª Divisão.

Durante o ataque dos Vandenreich na Soul Society,Genshirō é ordenado por Yamamoto para proteger o quartel da 1ª Divisão durante sua luta. Após a morte de Yamamoto,Okikiba é selecionado por Shunsui Kyoraku para ser o tenente da 1ª Divisão,juntamente com Nanao Ise.

Shunsui Kyōraku[editar | editar código-fonte]

Shunsui Kyōraku (京楽 春水, Kyōraku Shunsui?) é o atual capitão da 1ª divisão e líder do Gotei 13.O mesmo antes era o capitão da 8ª Divisão.Kyōraku é um homem descontraído e extravagante,características evidentes tanto em seu estilo de roupa quanto em sua atitude,de modo geral.Em seu tempo livre muitas vezes ele bebe em bares ou tira cochilos constantes,sendo que muitas vezes procura cortejar mulheres,particularmente sua tenente Nanao Ise e sua ex-Tenente Lisa Yadōmaru. Kyouraku tende a usar um estilo de discurso mais casual do que os demais capitães.Mesmo quando em combate contra adversários poderosos como Starrk ou Aizen,ele raramente perdeu a tranquilidade e serenidade(muitas vezes a mesma é tão grande,que o próprio capitão chega ao ponto de fazer conversa fiada e brincar com seus oponentes).Kyōraku não gosta de tirar a vida de pessoas inocentes (durante a luta contra Sado Yasutora,por exemplo,este poupou a vida do amigo de Ichigo,mesmo tendo poder suficiente para matá-lo).

Apesar de ser um dos capitães mais poderosos e experientes, Kyouraku mantém um nível de humildade,jamais mostrando arrogância sobre sua força(reconhecendo que Hitsugaya Toshiro tem o potencial para se tornar mais forte do que ele próprio em dado tempo).Em sua última luta contra um dos Stern Ritters, Shunsui perdeu seu olho direito (usando agora um tapa olho).A zanpakutou de Shunsui é Katen Kyoukotsu.

Shunsui é dublado por Akio Ōtsuka no Japão e por Steve Kramer na adaptação inglesa.

Nanao Ise[editar | editar código-fonte]

Nanao Ise (伊勢 七緒, Ise Nanao?) é a atual tenente da 1ª Divisão do Gotei 13(antigamente tenente da 8ª divisão),sob o comando do capitão Shunsui Kyouraku.Ela é uma mulher séria e pragmática,em contraste com o seu capitão,e na maior parte de seu tempo livre,gosta de visitar livrarias.Quando Kyouraku decidiu salvar Rukia Kuchiki junto de Juushirou Ukitake,Nanao ajudou os dois.Ela ainda não lutou necessariamente,mas já se posicionou contra Haschwalt usando um Kidou cujo a própria julga simples para ela, tal Kidou serve como barreira e reprime quaisquer Quincy,pois então provou no mínimo ser experiente com Kidous.Nanao raramente é vista com sua Zanpakutou na série.Existem ilustrações no Art Book "All Colour but the Black" que revelam a zanpakutou de Nanao,aparentando ser uma wakizashi ou uma tantō.

Nanao Ise é dublado por Hitomi Nabatame no Japão e por Kate Higgins na adaptação inglesa.

2ª Divisão[editar | editar código-fonte]

Yoruichi Shihōin[editar | editar código-fonte]

Yoruichi Shihōin (四楓院 夜一, Shihōin Yoruichi?) é uma shinigami exilada da Soul Society que atualmente mora na loja de Kisuke Urahara, no mundo dos vivos.Yoruichi, juntamente com Kisuke Urahara, ajudou em inúmeras ocasiões Kurosaki Ichigo e seus companheiros, além de ser o elo mais importante entre a loja de Urahara e a Soul Society. Ela é a ex-capitã da 2ª Divisão, Onmitsu kidou. Ela abandonou seu posto para ajudar Kisuke Urahara e Tessai Tsukabishi em deixar a Soul Society. Em sua primeira aparição, ela surge como um gato preto,sendo esta forma do sexo masculino (já que assim Urahara a chama de Mr. Yoruichi. Ela foi a mentora de Soi Fon, bem como a princesa da família Shihoin.

Ela é dublada por Satsuki Yukino no Japão e por Wendee Lee na adaptação inglesa durante sua forma de gato.Já na forma humana,ela é dublada por Shiro Saito no Japão e por Terrence Stone na adaptação inglesa.

Marenoshin Ōmaeda[editar | editar código-fonte]

Marenoshin Ōmaeda (大前田 希ノ進, Ōmaeda Marenoshin?) era o ex-tenente da 2ª Divisão,enquanto Yoruichi Shihoin era a capitã, há 100 anos atrás.Pouco se sabe de Marenoshin nos seus dias de tenente,exceto que ele supostamente possuía maior habilidade do que seu filho Marechiyo.Após sua saída no Gotei 13,ele começou a viver uma vida de luxo.Atualmente,Marenoshin tem cabelos escuros,crespos e usa um grande número de jóias,assim como óculos de sol.Ele também ganhou mais peso.

Soi Fong[editar | editar código-fonte]

Soi Fon (砕蜂(ソイフォン), Soi Fon?) é a capitã do 2° Esquadrão e capitã do Onmitsu Kidou (as unidades móveis secretas).Seu nome é erroneamente escrito como "Soi Fong" devido a seu nome de família "Fong",mas posteriormente esta abandonou seu nome de família e adotou o pseudônimo Soifon (sendo esta a grafia romana correta,como visto no livro oficial S.O.U.L. Databook,com os dados dos personagens do anime. Já no segundo databook,ela é renomeada como Sui-Feng).Soi Fon é uma mulher fria que segue as regras acima de tudo, fielmente.Ela não gosta de quem não segue regras,e não hesita em matar.Por várias gerações,os membros da família Fong foram soldados do Keigun. Soi Fon faz parte da nona geração,a mais jovem entre os sete irmãos membros da milícia.Ela abandonou o nome Fong Shaolin (蜂 梢綾 Shaolin Fon, em chinês Feng Shaoling) e pegou o pseudônimo de sua avó Soi Fon.[5]

O sonho de Soi Fon era ser como a princesa Yoruichi, capitã do Keigun e líder da família Shihouin.Ela considerava sua líder bela,forte e decidida, e logo decidiu protegê-la como sua guarda pessoal. Yoruichi não queria saber de formalidades,queria uma amizade. Soi Fon se sentia feliz por ela, por ficar com ela, por lutar ao seu lado. Quando Yoruichi sumiu, Soi Fong ficou sabendo que ela havia fugido com o exilado Urahara Kisuke. Sentindo-se traída, Soi Fon decidiu ficar mais forte que Yoruichi, e logo virou a capitã do 2º Esquadrão e líder do Keigun, melhorando muito suas habilidades de luta e se tornando muito poderosa. No resgate de Kuchiki Rukia, ela se encontrou novamente com sua antiga superior. As duas lutaram, mas Yoruichi ainda era mais forte, e quando a traição de Aizen Sousuke foi descoberta, as duas se uniram para enfrentá-lo.[5] [6] Sua Zanpakutou chamasse Suzumebachi.

Soi Fon é dublada inicialmente por Tomoko Kawakami e sucessivamente por Houko Kuwashima (após o falecimento da primeira dubladora) no Japão.Karen Strassman a dublou na adaptação inglesa.

Marechiyo Omaeda[editar | editar código-fonte]

Marechiyo Ōmaeda (大前田 希千代, Ōmaeda Marechiyo?) é um Shinigami grande e gordo. Não é o que pode se chamar de ideal tenente. Toda a sua família se parece com ele, com exceção de sua irmã, Mareyo. Sempre recebe bronca de sua capitã,Soi Fong,principalmente quando não presta atenção ao que sua Capitã está dizendo. Omaeda vem de uma família rica (com um nome extremamente ridículo:Marechiyo Yoshiayamenosuke Nikkōtarōemon Ōmaeda (大前田 日光太郎右衛門 美菖蒲介 希千代, Ōmaeda Nikkōtarōemon Yoshiayamenosuke Marechiyo?)), e isso levou muitos shinigamis a crer que o mesmo conseguiu entrar nas 13 divisões apenas devido à este fato.[7] De certa forma, Omaeda não se ajuda, pois sempre se mostra como sendo um homem medroso, mimado e bastante convencido. Mas quando está realmente determinado, como na luta contra o 2° Espada quando ele não quis mais ser um estorvo para Soi Fong e na sua atual luta contra o Quincy BG9 ele ignora todos esses fatores negativos e passa a lutar serio. Omaeda tem tudo para ser um dos melhores tenentes resistência, velocidade e força bruta o que lhe falta é força de vontade e inteligencia.

Sua zanpakutou é Gegetsuburi.

Omaeda é dublado por Shōto Kashii no Japão e por Lex Lang na adaptação inglesa.

3ª Divisão[editar | editar código-fonte]

Rōjūrō Otoribashi[editar | editar código-fonte]

Rōjūrō "Rose" Otoribashi (鳳橋 楼十郎, Ōtoribashi Rōjūrō?) era o capitão da terceira divisão durante o gaiden Turn Back the Pendulum(há aproximadamente 112 anos). Aizen enganou Rose, assim como Love Aikawa, Shinji Hirako, Hachigen Ushōda, Mashiro Kuna, Kensei Muguruma e Lisa Yadōmaru e outros usando o desaparecimento de alguns shinigamis como isca para atraí-los para usá-los como cobaias em sua experiência envolvendo a Hollowficação.Rose é um Vizard, e atualmente retornou para sua posição de capitão do terceiro esquadrão. Rose provou na última Light Novel: Spirits Are Forever With You, que dentre todos os Vaizards ele é o shinigami mais velho, talvez por consequência também o mais forte.

Sua zanpakutou é Kinshara.

Rose é dublado por Shouto Kashii no Japão[8] e por Christopher Corey Smith]] na adaptação inglesa.

Chikane Iba[editar | editar código-fonte]

Chikane Iba (射場 千鉄, Iba Chikane?) era a tenente da 3ª divisão revelada no gaiden Turn Back the Pendulum.Ela é a mãe de Tetsuzaemon Iba,tenente da sétima divisão.Ela retirou-se da divisão alguns anos depois.

Divisão Zero[editar | editar código-fonte]

A divisão zero também conhecida como Guarda Real,é uma organização criada pelo Rei Espiritual,com intuito de atuar como uma força tarefa especial.Seus membros são os 5 antigos capitães do Gotei 13,e reunidos ultrapassam o poder das 13 Divisões juntas.Todos os membros desta divisão são pessoas que criaram algo na Soul Society,em outras palavras o Rei Espiritual reconheceu que a Divisão Zero faz parte da história da Soul Society.[9]

Hikifune Kirio[editar | editar código-fonte]

Também conhecida como Kokuo: A rainha dos cereais. Hikifune era a antiga capitã do 12º Esquadrão.Sua participação na Soul society foi na criação da alma modificada,e a técnica de incorpora-la dentro de um corpo.É responsável em cuidar do Palácio dos Porcos.No mangá,Hikifune apareceu diante dos capitães do Gotei 13 junto com outros membros da Divisão,porem não foi reconhecida por Hirako Shinji,pois sua aparência tinha mudado,de mulher magra para gorda.Quando Ichigo e Abarai Renji chegam no palácio dos porcos,Hikifune preparou um banquete para que os dois recuperassem as forças e conseguissem uma renovada Reiatsu.Hikifune armazena uma grande quantidade de Reiatsu em forma de calorias,e quando cozinha ela perde essa Reiatsu,emagrecendo no processo.

Tenjirou Kirinji[editar | editar código-fonte]

Conhecido como O Demônio das fontes termais.Foi ele quem ensinou Unohana Retsu sobre as técnicas curativas.Sua participação na Soul society foi na criação das fontes termais, capazes de curar e restaurar a Reiatsu do Shinigami que nela se banha.Ele é reconhecido por ter uma incrível velocidade,sendo chamado também de Caçador da Onmitsu Kido.No mangá Tenjirou apareceu diante dos capitães do Gotei 13 junto dos outros membros da Divisão.Quando Ichigo chega ao Palácio Kirin,Tenjirou o leva para as fontes termais para que não só ele mas todos os outros Shinigamis que haviam ficado em estado grave fossem curados.

Ouetsu Nimaiya[editar | editar código-fonte]

Conhecido como O Deus da espada.É reconhecido pelo grande senso de humor e seu jeito de ser e agir.Sua participação na Soul society foi na criação das Zanpakutos.No mangá Ouetsu apareceu diante dos capitães do Gotei 13 junto dos outros membros da Divisão.Quando Ichigo e Abarai Renji chegaram no Palácio da Fenix,Ouetsu os levou para conhecer o local,porem no meio das apresentações umas de suas aprendizes levou Ichigo e Renji para uma sala secreta.Ao chegarem lá,eles foram jogados num buraco cercado por Zanpakutos na forma material,enraivecidas com os dois.Logo em seguida,Ouetsu aparece quebrando a Zangetsu de Ichigo,e a Zabimaru de Renji,depois disso ele diz que para forjar as Zanpakutous de Ichigo e Renji,eles precisariam sair daquela sala vivos.

Shutara Senshumaru[editar | editar código-fonte]

Conhecida como Origami.É a guardiã da Tecelagem,pouco se sabe sobre sobre ela,porém foi mostrado que possui muita habilidade,visto que ela conseguiu entrar na sala de Kurotsuchi Mayuri sem que ele percebesse.É revelado também que ela possui algo parecido com braços robóticos e com estes ela consegue produzir capsulas para transportar o que quiser.

Bonze[editar | editar código-fonte]

É o líder da Divisão Zero.Bonze é o membro com maior senso de humor, leva tudo na brincadeira e sorri com tudo.Pouco se sabe sobre seu passado. Foi mostrado no Mangá 517 que Bonze assim como Yamamoto-Genryuusai Shigekuni possui uma Chave Real,que é a passagem para o Palácio Real.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Referencias[editar | editar código-fonte]

  1. http://bleach.wikia.com/wiki/Gotei_13
  2. http://bleach.wikia.com/wiki/Soul_Society#Government_and_law
  3. Bleach manga; chapter -17, page 6
  4. Kubo, Tite. Bleach, Volume 18. [S.l.]: Viz Media, 2007. ISBN 1-4215-1042-1
  5. a b Kubo, Tite. Bleach, Volume 19. [S.l.]: Viz Media, 2007. ISBN 1-4215-1043-X
  6. Kubo, Tite. Bleach, Volume 18. [S.l.]: Viz Media, 2007. ISBN 1-4215-1042-1
  7. Kubo, Tite. BLEACH OFFICIAL BOOTLEG. [S.l.]: Shueisha.
  8. "ヴァイザード!目覚めし者たちの力". TV Tokyo, Dentsu, Studio Pierrot. Bleach. TV Tokyo. April 18, 2007. Episódio número 122.
  9. http://bleach.wikia.com/wiki/Royal_Guard

Ligações externas[editar | editar código-fonte]