Shruti box

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shruti box e nadaswaram

O Shruti box (ou Caixa Sruti) é um pequeno instrumento de madeira que tradicionalmente funciona em um sistema de fole . É semelhante a um harmonium e é usado para fornecer um zangão em uma sessão prática ou concerto de música clássica indiana.[1] Ele é usado como acompanhamento de outros instrumentos, nomeadamente a flauta. Use a caixa de shruti ampliou com as influências transculturais de música do mundo e música new age para fornecer um drone para muitos outros instrumentos, bem como vocalistas.

Botões ajustáveis ​​permitem controlar a afinação. Hoje em dia, caixas eletrônicos Shruti são comumente usados, que são chamados de shruti petti em Tamil e Telugu e peti sur em Hindi.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Antes da chegada do harmônio na Índia, músicos usado tanto um tambura ou um específico campo de instrumento de referência, como o Nadaswaram, para produzir o drone. Algumas formas de música, como Yakshagana usou o pungi harmônica como drone. Após o harmônio bomba Ocidental pequeno tornou-se popular, os músicos modificar o harmônio para produzir automaticamente a afinação de referência. Normalmente, seria abrir a tampa e ajustar a parada do harmônio para produzir um drone.

Mais tarde, uma versão keyless do harmônio foi inventado para o fim específico de produzir o som drone. Foi dado o nome shruti caixa ou caixa sruti. Estes instrumentos tiveram controles na parte superior ou no lado da caixa para o controlo do pez.

A caixa shruti está desfrutando um renascimento no Ocidente entre os músicos tradicionais e contemporâneos que estão usando isso para uma variedade de estilos diferentes. No início dos anos noventa tradicional irlandesa cantor Noirin Ní Riain trouxe a caixa shruti à Irlanda, dando-lhe um lugar de menor importância na música tradicional irlandesa. Mais recentemente escocês popular artista Polwart Karine tem defendido o instrumento, usando-o em algumas das suas canções.[3] Cantores que é muito útil como um acompanhamento e instrumentistas apreciar a referência zangão dá para tocar. Ver também

Eletrônico tanpura Sruti upanga, uma gaita de foles Tamil usado para fornecer um drone

Referências

  1. Dr. Guy L. Beck (1 de Outubro de 2007). "a magia da música hindu: Explorando as forças religiosas, históricas e sociais que a música hindu em forma e agora empurrálo para o futuro" . Hinduism Today . Retirado 06 de dezembro de 2011.
  2. Livro Infantil de Música . DK Publishing . 2010. p. 33. ISBN 0-7566-7638-X, ^ Montes, Manuel. "Noirin Ní Riain: Celtic Soul" . soa . Retirado 06 de dezembro de 2011.
  3. "Karine Polwart FAQs" . . Retirado 06 de dezembro de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre um Instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.