Shuai jiao

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shuai jiao
Afresco de Dunhuang (dinastia Tang, 618-907)
Informação geral
Foco Agarramentos
Dureza Contato pleno
Local de origem  China
Relação com outras modalidades
Antecedente(s) Jiao di
Outras informações
Esporte olímpico Não
Cronologia das artes marciais  · Lista de artes marciais  · Projeto Artes Marciais

Shuai jiao (chinês: 摔跤 ou 摔角; Pinyin: shuāijiāo; Wade-Giles: shuai-chiao), é um estilo de luta livre tradicional antigo originado na China há mais de quatro mil anos. Apresentando técnicas de projeções e quedas seguidos de golpes traumáticos, é um dos sistemas do wushu. O termo também é empregado na China para designar práticas modernas de luta.

História[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que o shuai jiao tenha sido criado pelo lendário Jakus-Shu, e chegou na China através da Mongólia há mais de quatro mil anos. Surgiu do jiao di (Wade-Giles: chiao ti) antiga luta onde os guerreiros combatiam corpo-a-corpo em lutas de agarramento e quedas. Por tradição os guerreiros usavam um elmo com afiados chifres que eram arremetidos contra o oponente. Muitas vezes as lutas causavam a morte de seus contendores.

Como todos os sistemas de luta chinesa, era originariamente uma luta bastante popular e seus combates não tinham regras específicas, levando eventualmente os combatentes à morte.

A partir do final do século XIX foram introduzidas regras para competição esportiva. Actualmente tornou-se um desporto de competição na China e um dos mais praticados.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Shuai jiao


Ícone de esboço Este artigo sobre artes marciais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.