Shuma-Gorath

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shuma-Gorath
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Marvel Premiere #5 (1972)
Criado por Robert E. Howard (Nome)
Steve Englehart (História)
Frank Brunner (Arte)
Características do personagem
Alter ego Shuma-Gorath
Ocupação "Mestre do Caos"
Habilidades Imortalidade, Atributos físicos super humanos, Alta inteligência, Poderes místicos, Onipotência na dimensão nativa.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Shuma-Gorath é um personagem fictício do universo Marvel.

História[editar | editar código-fonte]

Shuma-Gorath é um demônio e Senhor do Caos. Ele apareceu pela primeira vez nas páginas da Marvel Premiere, e é mais conhecido também por ser um personagem jogável na série de video game Marvel Super Heroes. Posteriormente fez aparições na série Marvel vs Capcom também. É provável que ele tenha sido inspirado por Mitos Cthulhu, tendo em seu físico escamas e tentáculos, típico de Chtulhu e um nome semelhante a Shub-Niggurath.

Shuma-Gorath aparece primeiro na curta história de Robert E. Howard, intitulada "A Maldição do Caveira Dourada", que se passa em Lemúria durante a pré-época dos eventos cataclísmicos na Atlântida. Rotath, um mago, invoca Shuma-Gorath através de livros de misticismo, jogando uma maldição contra a humanidade. De acordo com os livros de Howard - tais como o Vathelos, o Cego e Skelos - pode-se deduzir que Shuma-Gorath foi um humano.

Shuma-Gorath parece um olho gigante verde com tentáculos. Embora a sua verdadeira origem seja desconhecida, Shuma-Gorath já reinou sobre a Terra e comandou sacrifícios humanos, até o feiticeiro viajante do tempo, Sise-Neg, baní-lo. Ele conseguiu voltar e fixar-se como um deus, novamente comandando sacrifícios sangrentos, mas protegendo quem estava a seu favor. Eventualmente, o poder de Crom prendeu Shuma-Gorath dentro de uma montanha. Mesmo preso, Shuma-Gorath consegue interagir com Conan, o Bárbaro, Kulan Gath, e muitos outros humanos, até Crom bani-lo de volta para sua dimensão.

Quando Shuma-Gorath tentou retornar à Terra através da mente do Primeiro Ancião, o Doutor Estranho se viu obrigado a matar seu mestre, para evitar que a poderosa criatura chegasse à Terra. Anos mais tarde, Stephen Strange foi forçado a destruir os talismãs para manter o demônio do caos à distância, e para evitar com que caíssem nas mãos de um mau feiticeiro. Doutor Estranho foi então forçado a viajar para a dimensão de Shuma-Gorath e lutar lá para impedir a invasão de demônios à Terra. Para fazer isso, Strange teve de absorver a magia do caos, ganhando bastante poder para destruir Shuma-Gorath. No entanto, ele começou a transformar-se em um novo Shuma-Gorath. Como resultado, ele cometeu suicídio para evitar o pior. Felizmente, um aliado de Strange foi capaz de purificá-lo, em seu caminho de volta à vida. Shuma-Gorath ressuscitou não muito depois.

Recentemente, ele foi convocado à Terra pelo mago Nicholas Scratch, que ofereceu seus serviços em troca de vida. No entanto, o monstro foi detido pelo Quarteto Fantástico, o Doutor Estranho e mais alguns aliados.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Shuma-Gorath é um poderoso e antigo demônio da mais alta ordem, e possui enormes poderes sobrenaturais. Ele é essencialmente invulnerável a qualquer coisa, até mesmo ao mais poderoso ataque mágico. Ele tem força, velocidade e resistência super-humanas, que sendo de natureza mágica, são qualidades incalculavelmente elevadas. Por causa de seu corpo de forma única, ele tem a capacidade de liquefazer-se e modelar-se. Ele também tem a capacidade de gerar diversas formas de ataque de energia, a maioria proveniente de seu olho, embora ele tambem possa gerar ataques com seus tentáculos como por exemplo usá-los para criar acima de si mesmo uma bola de pura energia capaz de quebrar realidades.

Ele também tem poderes similares ao voodoo (visto que uma vez, ele criou uma réplica da terra, e o que ele aprontava nela acontecia na verdadeira terra) pode teleportar-se e levitar. Pode entrar e sair de diferentes planos de existência e dimensões, somente com sua vontade. Além disso, também pode convocar demônios e outras criaturas sobrenaturais para executar os seus planos.

Sua inteligência é quase imensurável, aproximando-se da onisciência, sendo que na dimensão nativa, ele é onipotente,fora que Shuma-Gorath tambem é um ser virtualmente imortal.Alem disso quando o Doutor Estranho absorveu os poderes de Shuma-Gorath(a Magia do Caos) sua aura simples era tida como suficiente para destruir todas as galáxias próximas e acaba destruindo varios planetas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.