Sicherheitsdienst

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Oficiais da SD na Polônia em 1941.

Sicherheitsdienst (Serviço de Segurança em português), melhor conhecida por SD era o setor primário do serviço de inteligência da Schutzstaffel e do NSDAP. De 1933 até 1939 era administrada pela SS e no começo da Segunda Guerra Mundial passou a ser comandada pelo RSHA.

Seus membros eram identificados por um losango negro com a sigla "SD" na manga esquerda do uniforme. Todo oficial do Sicherheitsdienst tornava-se automaticamente oficial da polícia. Uma de suas subdivisões era a Gestapo - por se tratar de uma organização secreta, esta não possuía uma insígnia especial, embora seus membros pudessem ocultar-se em uniformes de outras corporações. Até 1942, o posto de chefe do SD foi ocupado por Reinhard Heydrich; com a morte deste, passou para as mãos de Ernst Kaltenbrunner, que exerceu este cargo até o final da guerra. Foi sentenciado à morte pela forca no Julgamento de Nuremberg, em 1946.

Repressão nos países ocupados[editar | editar código-fonte]

Em todos os países e regiões ocupados pelos nazistas com o rompimento da Segunda Guerra Mundial, haveria sempre um movimento de resistência a esta ocupação, em maior ou menor grau. Assim sendo, os nazistas logo sentiram a necessidade de reprimir implacavelmente os dissidentes de seu Nazismo. Provavelmente, os países que mais sofreram com essa repressão foram - não necessariamente nessa ordem - Polônia (onde os campos de concentração e extermínio foram construídos, para abrigar e executar os "indesejáveis") e Tchecoslováquia. Já na França, os nazistas chegaram a contar com a colaboração de um governo títere, a República de Vichy. Nas regiões ocupadas da ex-URSS, guerrilheiros apoiados por Moscou infernizavam as tropas invasoras, e eram cruelmente torturados e executados quando de sua captura.

Como em todo regime autoritário, qualquer suspeita bastava para que alguém fosse preso e torturado pela onipresente polícia secreta, a qual tinha totais poderes de busca, acesso, prisão, interrogatório e morte sobre os suspeitos. Foi graças justamente a esse sistema desumano que os nazistas conseguiram, ao menos por algum tempo, exercer sua autoridade despótica.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.