Civilization V

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sid Meier's Civilization V)
Civilization V
Desenvolvedora(s) Firaxis Games
Publicadora(s) 2K Games
Designer(s) Jon Shafer
Plataforma(s) Microsoft Windows, Macintosh
Lançamento Microsoft Windows[1]
Mac OS X
23 de novembro de 2010
Gênero(s) Estratégia por turnos
Modos de jogo Single player, multiplayer
Civilization IV
Civilization VI

Civilization V (também conhecido por Civilization 5) é um jogo de estratégia 4X criado pela Firaxis, e o penúltimo da saga Civilization, baseado em turnos no qual o jogador toma o controlo de um povo e o lidera através do início da história até ao futuro próximo, num mapa aleatório baseado em hexágonos. O jogador terá que conjugar pesquisa tecnológica, força militar, expansão populacional, diplomacia e economia, entre outros, para alcançar a vitória.

Ao contrário dos anteriores jogos da série, o mapa deste jogo é constituído por hexágonos em vez de quadrados. As batalhas são agora realizadas em frentes militares "para as manter longe da cidade", como dizem os designers. Se a frente de defesa falhar, as cidades têm agora a habilidade de se defender a elas mesmas, consoante os pontos de HP que tiverem. As fronteiras da civilização expandir-se-ão um hexágono de cada vez, consoante a vontade do líder, e o conceito de estradas será totalmente alterado. Surgirão as cidades-estado - pequenas cidades que ajudarão as civilizações a alcançar a vitória.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Civilization V é um jogo de Estratégia por turnos, onde cada jogador representa um líder de uma certa nação ou civilização, e precisa guiar o crescimento deste durante milhares de anos. O jogo começa com a fundação de uma pequena e primitiva cidade, e termina após o jogador alcançar uma das condições de vitória - ou sobrevivendo até o número de turnos acabar, onde a civilização que tiver mais pontos, baseado em diversos fatores, é declarada a vencedora. Durante um turno, o jogador precisa administrar unidades que representam civis e militares, mandando-os realizar diversas atividades, como: explorar novas terras, fundar cidades, batalhar contra unidades inimigos, melhorar a terra, lidar com a diplomacia com outras civilizações, e direcionar o crescimento da tecnologia, cultura, e economia. As condições de vitória podem incluir: conquistar o mundo pela força, convencer outras civilizações por meio de diplomacia para virar o líder, criar a maravilha "Utopia Project" ("Projeto Utopia") adotando políticas sociais ou vencendo a corrida espacial.

Inteligência artificial[editar | editar código-fonte]

A IA em Civilization V foi construída para operar em quatro níveis: a "AI tática" controla as unidades individuas; a "AI operacional" supervisiona toda a guerra; a "AI estratégica" gerencia o império inteiro; e a "grande AI estratégica" estabelece objetivos à longo prazo e determina como vencer o jogo. Os quatro níveis da IA se complementam para desenvolver um comportamento complexo e flexível.

Cada um dos líderes controlados pela IA tem uma personalidade única, determinada por uma combinação de 'temperamentos' numa escala de um a dez; entretanto, os valores podem se diferenciar ligeiramente em cada partida. Existem 25 temperamentos, agrupados em categorias que incluem crescimento, expansão, ampla estratégia, preferências militares, reconhecimento, reconhecimento naval, entre outros.

Cidades[editar | editar código-fonte]

Como nos últimos títulos, as cidades continuam sendo o pilar central de Civilization. Uma cidade pode ser fundada no local desejado por uma unidade chamada "Settler"; e ela crescerá, produzirá unidades e edifícios, gerando pesquisas e riqueza.[4] A cidade também se desenvolve culturalmente e expande suas bordas um hexágono por vez. O processo de expansão é automatizado e direcionado em relação às necessidades da cidade, mas pode ser acelerado com 'ouro' (ou 'gold', a moeda do jogo).

A guerra entre as cidades foi renovada. Enquanto as cidades, nos títulos anteriores, eram defendidas inteiramente por unidades militares, em Civ 5 elas podem se defender sozinhas, atacando unidades numa distância de até dois hexágonos. As cidades tem pontos de vida que, se forem reduzidos a zero, serão conquistadas ou destruídas pelas forças invasoras.

Civilizações e líderes[editar | editar código-fonte]

No início, haverá 18 civilizações disponíveis no Civilization V.[5] O jogo também revolucionou a diplomacia, já que cada líder tem as suas características e objectivos, e fala na sua língua nativa.

Civilization V - civilizações
Civilização Líder
Estados Unidos Estados Unidos da América George Washington
Arábia Saudita Arábia Harune Arraxide
México Império Asteca Moctezuma II
China China Wu Zetian
Egito Egito Ramessés II
Inglaterra Inglaterra Elizabeth I
França França Napoleão Bonaparte
Alemanha Alemanha Otto von Bismarck
Grécia Grécia Alexandre Magno
Índia Índia Mahatma Gandhi
Estados Unidos Confederação Iroquesa Hiawatha
Japão Japão Oda Nobunaga
Turquia Império Otomano Solimão, o Magnífico
Irã Pérsia Dario I
Itália Roma Augusto
Rússia Rússia Catarina, a Grande
Tailândia Sião Ramkhamhaeng
Mali Songai Ásquia
Civilization V DLCs - civilizações
Civilização Líder
Iraque Babilonia Nabucodonosor II
Coreia do Sul Coreia Sejong, o Grande
Dinamarca Dinamarca Haroldo Dente-Azul
Espanha Espanha Isabel, a Católica
Peru Império Inca Pachacuti
Mongólia Mongólia Genghis Khan
Polinésia Francesa Polinésia Kamehameha I

Unidades[editar | editar código-fonte]

No Civilization V, só é possível haver uma unidade de cada tipo (aérea, económica e militar) por hexágono. As unidades movem-se agora dois hexágonos como base (em vez de um quadrado como antes), e não são completamente destruídas se perdem uma batalha, o que acaba por tornar a rapidez do jogo semelhante à dos anteriores, devido ao facto de as unidades levarem mais tempo a fazer e terem um custo de manutenção. Não haverá mais transporte marítimo de tropas. As unidades transformam-se logo em barcos de transporte.

Cidades-estado[editar | editar código-fonte]

Um novo conceito no jogo são as cidades-estado - pequenas cidades que não pretendem ganhar e quase nunca crescem. Estas cidades proporcionam bónus militares e diplomáticos às civilizações aliadas. Se uma civilização for inimiga de uma cidade-estado protegida por outra civilização, isso poderá levar a uma guerra e a desacordos diplomáticos.[6]

Terrenos[editar | editar código-fonte]

Terrenos planos: Deserto, Planície, Campos Verdes e Pântanos

Terrenos frios: Neve e Tundra

Terrenos Altos: Montanhas (As unidades não podem passar por montanhas) e Colinas (As unidades têm melhor defesa e melhor alcance [para unidades de Range] em colinas)

Terrenos Aquáticos: Costa, Oceano, Lagos e Rios (os ataques por rios serão dificultados)

Florestas/Selvas: Serão diferentes de continente para continente, representando Ásia, África, América e Europa. (as unidades fracas poderão recuperar escondendo-se em florestas ou selvas).

Recursos[editar | editar código-fonte]

Recursos são fontes de alimento, produtividade, cultura ou bônus especiais para uma civilização. Para que cada um desses recursos seja útil, é necessário que o ladrilho onde ele se localize esteja dentro da fronteira de alguma cidade, e que o mesmo seja melhorado apropriadamente. Existem três tipos de recursos no jogo: Normais, Estratégicos e de Luxo.

Os recursos normais já aparecem desde a Era Antiga, mas alguns requerem tecnologias para serem melhorados (Pasto, Acampamento, Plantação, Navegação). Esses recursos não podem ser trocados com outras civilizações, e aumentam o alimento fornecido pelo ladrilho e, com o decorrer da partida, podem oferecer bônus diferenciados, de acordo com as construções da cidade ou as Políticas Sociais.

Recursos de Luxo são encontrados também desde a Era Antiga, e requerem tecnologias para serem explorados. Eles aumentam a felicidade da população e produzem Ouro por turno. Esses recursos podem ser cambiados com outras civilizações, em acordos diplomáticos. O bônus de felicidade só é concedido para uma fonte de cada recurso de luxo. Por exemplo, se o jogador tiver uma ou duas fontes de Seda, os bônus serão os mesmos. Mas os bônus serão dobrados se esse jogador trocar sua seda por outro recurso que ainda não tenha.

Recursos estratégicos vão aparecendo no mapa com o decorrer do jogo, de acordo com as tecnologias que vão sendo pesquisadas. São necessários várias fontes de um mesmo recurso estratégico. Estes irão essencialmente contribuir a um nível militar (Ex: com uma fonte de ferro, uma civilização pode ter até cinco unidades baseadas em ferro).

Recurso Tipo
Algodão Recurso de Luxo
Tinturas Recurso de Luxo
Peles Recurso de Luxo
Pedras preciosas Recurso de Luxo
Ouro Recurso de Luxo
Incenso Recurso de Luxo
Marfim Recurso de Luxo
Pérolas Recurso de Luxo
Mármore Recurso de Luxo
Seda Recurso de Luxo
Prata Recurso de Luxo
Especiarias Recurso de Luxo
Açúcar Recurso de Luxo
Baleias Recurso de Luxo
Vinho Recurso de Luxo
Cavalos Recurso Estratégico
Ferro Recurso Estratégico
Carvão Recurso Estratégico
Alumínio Recurso Estratégico
Petróleo Recurso Estratégico
Urânio Recurso Estratégico
Bananas Recurso Normal
Gado Recurso Normal
Ovelha Recurso Normal
Veado Recurso Normal
Peixe Recurso Normal
Trigo Recurso Normal

Edifícios de cidade e de mapa[editar | editar código-fonte]

Edifícios de Mapa: Quintas(podem agora ser feitas em colinas), pastos, estradas, campos, fortes e ruínas. Edifícios de cidade: Muralhas (aumenta o poder defensivo da cidade), Celeiro (aumenta a quantidade de comida disponível na cidade). Maravilhas: Hagia Sofia; As Pirâmides e/ou a Esfinge de Gizé; Jardins Suspensos; O Oráculo; Anfiteatro de Shakespeare; Colosso; Stonehenge; Machu Picchu; Taj Mahal; Ópera de Sydney; Torre Eiffel; Cristo Redentor; Big Ben; Estátua da Liberdade.

Tecnologias[editar | editar código-fonte]

Tecnologias confirmadas:

Tecnologia Benefícios Requisitos
Agricultura Permite a criação de fazendas (melhorias que permitem a produção de alimento para uma cidade) Nenhum
Cerâmica Permite a construção de um granário. Agricultura
Velejar (Sailing) Permite a criação de barcos de três remos e barcos pesqueiros (melhoria, equivalente marítimo das pastagens) Agricultura
Escrita Desbloqueia pactos de pesquisa* Cerâmica
Calendário Necessário para ver algodão e criar plantations (melhoria, equivalente da fazenda para recursos de luxo) Cerâmica
Pecuária Dá a possibilidade da construção de pastagens (melhorias que permitem incorporação de recursos de animais de criação.) Agricultura
Armadilhas (Trapping) Permite a construção de um circo (aumenta felicidade na presença de recursos de "Cavalos" ou "Marfim") e a criação de acampamentos (melhoria, equivalente da pastagem para recursos de luxo. Pecuária
Mineração Permite a criação de minas (melhoria que aumenta a produção e extrai recursos minerais, exceto pedra e mármore). Agricultura
Construção em tijolos ou Alvenaria (Masonry) Dá a possibilidade da construção de muralhas. Mineração

*Pactos de Pesquisa: Com um pagamento, duas civilizações podem-se juntar numa pesquisa e aumentar o desenvolvimento desta em quinze por cento.

Expansões[editar | editar código-fonte]

A primeira expansão do jogo, intitulada Civilization V: Gods & Kings foi lançada oficialmente dia 19 de Junho de 2012 nos EUA, e no dia 22 de Junho para o resto do mundo, sendo distribuída pela plataforma Steam. Várias novas civilizações foram adicionadas: Bizantinos, Celtas, Países Baixos, Cartago, Maias, Monarquia de Habsburgo (Áustria), Etiópia, Espanha (antes como um DLC), Hunos e Suécia.

A segunda expansão, intitulada Civilization V: Brave New World, foi anunciada em Março de 2013, sendo lançada oficialmente 9 Julho 2013 nos EUA e 12 Julho 2013 para o resto do mundo, também distribuída pela plataforma Steam. A expansão incluiu a variável Turismo no jogo, aperfeiçoará as redes de comércio e o conjunto de políticas sociais, bem como outras novidades. Novas maravilhas e nove novas civilizações: Portugal, Brasil, Polônia, Zulus, Assíria, Indonésia, Marrocos, Veneza, Etiópia (também estão incluídos no " Gods and Kings") e os Shoshones.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «2K Games Conquers PCs with the Release of Sid Meier's Civilization V on September 21, 2010 in North America» (em inglês). 2K Games. 11 de junho de 2010. Consultado em 9 de agosto de 2011 
  2. «Sid Meier's Civilization V Update Released» (em inglês). Steam Powered. 21 de Novembro de 2012. Consultado em 2 de Janeiro de 2013 
  3. «Sid Meier's Civilization V Mac Update Released» (em inglês). Steam Powered. 11 de Julho de 2011. Consultado em 2 de Janeiro de 2013 
  4. Andrew Park (10 de Março de 2010). «Civilization V Impressions - First Look» (em inglês). GameSpot. Consultado em 22 de Julho de 2010 
  5. «Sid Meier's Civilization V». Baixaki Jogos. 21 de Setembro de 2010. Consultado em 9 de Agosto de 2011 
  6. «Preview: "Civilization V" deve agradar em cheio aos fãs da série». PCWorld. 11 de Agosto de 2010. Consultado em 9 de Agosto de 2011