Sierra Madre Ocidental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sierra Madre Occidental
Mapa do México mostrando a localização das Sierra Madre Oriental, Sierra Madre Occidental e Sierra Madre del Sur.
Localização
Localização Arizona
Sonora
Chihuahua
Durango
Sinaloa
Zacatecas
Nayarit
Jalisco
Aguascalientes
País(es)  México
 Estados Unidos
Características
Altitude máxima 3.250 m


A Sierra Madre Ocidental é uma cadeia montanhosa que se estende por 1500 km do extremo sudoeste dos Estados Unidos da América (desde o sueste do Arizona) e pelo México ocidental através da parte oriental de Sonora, Chihuahua, Durango, Zacatecas, Nayarit, Jalisco,Aguascalientes até Guanajuato, onde se une com a Sierra Madre Oriental e o Eixo Neovulcânico do México central. Estas montanhas são geralmente consideradas como parte da muito maior Cordilheira Americana.

O ponto mais alto desta cadeia de montanhas é, provavelmente, o Cerro Mohinora, situado a 25° 57′ N 107° 03′ W. As várias fontes dão uma altitude de que varia de 3250 a 3300 m. No entanto, outros dois picos, situados a 26° 03′ N 106° 25′ W, e 23° 12′ N 104° 57′ W têm altitudes muito semelhantes, e até talvez maiores.

Os bosques que cobrem grande parte desta cadeia montanhosa, são notáveis pela sua biodiversidade e elevado número de espécies endémicas.

É nestas montanhas que habitam várias nações indígenas falantes de línguas uto-astecas, incluindo os Tarahumara na zona central, e os Huichol na parte sul.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sierra Madre Ocidental