Sigfrido da Suécia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imagem de Sigfrido, padroeiro da Suécia

Sigfrido, Sigfried, Siegfrid, Siegfried ou Sigfridus (Glastonbury, Inglaterra, – Växjö, Suécia, 1045) foi um evangelista beneditino na Suécia.

Os dados sobre sua vida e morte não são definitivos. Algumas biografias dão-no como morto em 1067. O mais certo é que Sigfrido foi um dos primeiros missionários católicos na Suécia e um dos primeiros missionários ingleses a estender o cristinismo àquele país. É considerado apóstolo das províncias de Småland e Västergötland.

Peregrinação[editar | editar código-fonte]

Sigfrido enviou os missionários Eskil e Botvid para cristianizar a região do lago Mälaren. Diz-se que Sigfrido chegou à localidade de Värend, na província de Småland, procedente da Dinamarca, com seus três sobrinhos. Estes foram assassinados perto de Växjö, enquanto Sigfrido se encontrava em Västergötland, onde — segundo a Lenda de Sigfrido — teria batizado o rei Olavo, o Tesoureiro em 1008.

Quando regressou a Värend, encontrou uma tina de madeira flutuando em um lago com as cabeças de seus sobrinhos, por isso é costume representá-lo com mitra de bispo, um báculo e três cabeças na mão.

Sigfrido continuaria realizando pregações e construindo igrejas em todo o sul da Suécia, até morrer, em Växkö, onde repousam seus restos. Suas relíquias foram destruídas no século 17.

Na liturgia católica, o dia 15 de fevereiro é consagrado a são Sigfrido.

Lenda ou história?[editar | editar código-fonte]

Ainda que sua existência seja em geral aceita, os acontecimentos de sua vida não podem ser comprovados, por causa das contradições entre as fontes históricas.

Segundo a Lenda de Sigfrido, ele era arcebispo de York, e teria sido enviado à Suécia por ordem de um certo rei Mildred, personagem sem existência comprovada.

Contrapondo-se à lenda, o historiador Saxo Grammaticus afirma que o rei Olavo foi batizado por outro missionário inglês, Bernardo (Bernhard).

Outra versão, provavelmente sob influência da Lenda de Sigfrido, dá conta de que Sigfrido batizou o rei e foi o primeiro bispo de Skara. O historiador Adão de Bremen contesta essa versão, pois o primeiro bispo de Skara chamava-se Thurgot, mas admite a existência de Sigfrido.

Historiadores contemporâneos põem em dúvida a localização da sede episcopal de Sigfrido em Växjö.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Portal A Wikipédia possui o
Portal dos Santos