Sigmar Gabriel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sigmar Gabriel (2012)

Sigmar Gabriel (Goslar, 12 de setembro de 1959) é um político alemão do SPD. Desde o 17 de Dezembro 2013 é vice-chanceler e ministro da Economia e Tecnologia no gabinete Merkel II.[1] É professor do ensino médio de liceu.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Após deixar a escola, Sigmar Gabriel estudou ensino médio nas disciplinas de alemão, política e sociologia na Universidade de Göttingen e terminou com um exame do Estado em 1987 e um segundo em 1988 para ensino médio em liceu. Foi professor do colégio e do ensino médio de educação geral em sua cidade natal, Goslar, Baixa Saxônia.

Em 1977 entrou na Partido Social-Democrata da Alemanha. Ele é um membro da União para os Serviços Públicos, Transportes e Tráfego (ÖTV), mais tarde entrou no IG Metall, o sindicato dos metalúrgicos da Alemanha e a Arbeiterwohlfahrt, uma organização de bem-estar dos trabalhadores.

Foi primeiro-ministro do estado da Baixa Saxônia (1999-2003) e de novembro de 2005 a outubro de 2009 o ministro do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha no Governo Merkel I. Desde 2009 Sigmar Gabriel é presidente do SPD, substituindo Franz Müntefering, que após os resultados das Eleições federais na Alemanha em 2009 deixará o cargo em novembro de 2009.[2] Foi reeleito em 14 de novembro 2013 como Presidente do Partido Social-Democrata da Alemanha.

Ele tem uma filha adulta (nascido em 1989) e com sua atual esposa uma segunda filha (nascido em 2012).

Referências


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Sigmar Gabriel


Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.