Sigmatostalix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSigmatostalix
Sigmatostalix graminea
Sigmatostalix graminea
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Sigmatostalix
Espécies

Sigmatostalix é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Reichenbach f. em 1852, em Botanische Zeitung. Berlin 10: 769. A espécie tipo do gênero é a Sigmatostalix graminea (Poepp. & Endl.) Rchb.f., anteriormente descrita como Specklinia graminea Poepp. & Endl.. O nome deste gênero refere-se à curvatura da coluna de suas flores.[1]

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Sigmatostalix reúne cerca de cinqüenta pequenas espécies epífitas, de crescimento cespitoso, distribuídas do sul do México ao norte do Brasil e Bolívia, com a maioria das espécies originárias do noroeste da América Latina, em áreas de clima bastante diverso, desde o nível do mar até cerca de três mil metros de altitude. Seu centro de dispersão situa-se na Colômbia e apenas duas espécies estão registradas para Brasil .

Descrição[editar | editar código-fonte]

A maioria das espécies deste gênero forma grandes touceiras que apresentam múltiplas inflorescências alongadas, com bastantes flores algo espaçadas. Estas hastes duram diversos anos e florescem novamente, até diversas vezes por ano, não raro continuamente por meses, as flores brotando o mesmo local onde estiveram as flores anteriores.

Apresentam rizoma muito curto, com pseudobulbos em regra monofoliados extremamente agregados, elípticos, lateralmente comprimidos, não raro arroxeados, guarnecidos por diversas Baínhas foliares imbricantes. As folhas são lanceoladas, delgadas e maleáveis. A inflorescência é basal, ereta ou arqueada, racemosa, raro paniculada, curta ou alongada, com poucas ou até trinta flores bastante pequenas, mas vistosas pela quantidade, que à primeira vista em algumas espécies podem lembrar alguns Oncidium, em outras Horichia ou Ornithophora.

Apesar de vegetativamente serem bastante similares, podemos separar pelo menos três grupos de flores diferentes: A espécie tipo bem como a Sigmatostalix huebneri pertencem ao grupo de espécies menores, com inflorescência mais curta e flores minúsculas em pouca quantidade e mais agrupadas. O labelo destas espécies é mais simples, geralmente algo reflexo e com espessamento ou leve calosidade no disco e unguículo bastante curto.

O segundo grupo, bem mais numeroso, é composto por plantas com inflorescência mais longa e flores mais espaçadas, de labelo longamente unguiculado e praticamente sem calosidade no disco, este é o grupo a que pertencem a Sigmatostalix picta bem como a Sigmatostalix amazonica.

O terceiro grupo é similar a este porém suas flores apresentam calosidade bastante grande e complexa no disco do labelo, que por vezes chama até mesmo mais atenção que o restante do labelo, a este grupo pertence a Sigmatostalix minax.

As flores apresentam sépalas e pétalas livres, ocasionalmente reflexas, em regra de tamanho e formato similares, mas as pétalas levemente mais estreitas que as sépalas. O labelo é simples, mas de formatos variáveis, unguiculado ou séssil, em algumas espécies com espessos calos ocos cheios de néctar. A coluna constitui-se em uma de suas principais características pois é sempre muito alongada, bastante proeminente, arqueada ou sinuosa, muito delgada na base, algo clavada, com ou sem asas e outros apêndices, apresenta antera terminal com duas polínias.

Filogenia[editar | editar código-fonte]

De acordo com os resultados de estudos filogenéticos, o gênero aparece como irmão de Odontoglossum, Cochlioda, Chamaeleorchis, e de algumas seções de Oncidium, dentre elas a seção Oncidium, portanto a que inclui a espécie tipo do gênero. Caso a filogenia realmente se verifique conforme os resultados apresentados, restam duas opções, a criação de mais meia dúzia de gêneros para subordinar algumas das seções de Oncidium e certa redefinição e adequação dos gêneros já existentes, ou a subordinação de todos os gêneros acima citados, e mais alguns, a uma nova ampla delimitação de Oncidium, com espécies extremamente díspares.

Lista de espécies[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Sigmatostalix — World Flora Online». www.worldfloraonline.org. Consultado em 19 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.