Sigmodontomys aphrastus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSigmodontomys aphrastus
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Cricetidae
Género: Sigmodontomys
Espécie: S. aphrastus
Nome binomial
Sigmodontomys aphrastus
Harris, 1932

Sigmodontomys aphrastus é uma espécie de roedor da família Cricetidae.

É encontrado na Costa Rica, Panamá e Ecuador. É o único mamífero da Costa rica registado com o estatuto de criticamente ameaçado, da Lista Vermelha da IUCN.

O holotipo desta espécie foi recolectado na Costa Rica, na Cordilheira de Talamanca, em 1931.

Esta é uma espécie rara e em perigo crítico de extinção. Ao longo do tempo tem sofrido reposicionamentos quanto ao género: já foi colocado no género Oryzomys, depois no género Nectomys. A sua posição taxonómica incerta advém de diversos factores, incluindo o número reduzido de espécimenes, falta de descrição morfológica e de estudos ecológicos. Análises filogenéticas, consideram esta espécie como próxima de Sigmodontomys alfari e Melanomys caliginosus Weksler (2006).

Num estudo de 2007, dois indivíduos foram capturados e foram comparados com quatro dos espécimenes existentes até essa altura e feita uma caracterização mais aprofundada da espécie. A pelagem dorsal é mais abundante que a ventral. Apresentam regiões alaranjadas, sobretudo nos flancos. A cauda tem um comprimento superior ao do resto do corpo, aproximadamente 1,5 vezes maior e com uma coloração cinzenta ou preta. Possui quatro pares de glândulas mamárias. Uma parte dos espécimenes foram capturados a altitudes acima dos 1000 m, em floresta húmida, na Costa Rica. Dois espécimenes foram capturados no Panamá, em habitats mais secos e de vegetação menos densa.[2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Fotos em Animal Diversity Web

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Baillie, J. 1996. Sigmodontomys aphrastus. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. Dados de 9 de Julho de 2007.
  2. McCain, C., Timm, R., Weksler, M. 2007 Redescription of the enigmatic long-tailed rat Sigmodontomys aphrastus (Cricetidae: Sigmodontinae) with comments on taxonomy and natural history Proceedings of the Biological Society of Washington 120(2):117-136

Bibliografia adicional[editar | editar código-fonte]

  • Weksler, M. 2006. Phylogenetic relationships of oryzomyine rodents (Muridae: Sigmodontinae):separate and combined analyses of morphological and molecular data. Bulletin of the American Museum of Natural History 296:1–149.
Ícone de esboço Este artigo sobre sobre roedores, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.