Sigride, a Orgulhosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sigrid Storråda)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde agosto de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Sigride, a Orgulhosa, Gunhild(a), Sigrid Storråda, Świętosława da Polônia ou Czcirada, (c. 965 — após 1014) foi uma pessoa de existência duvidosa, que é mencionada em muitas sagas nórdicas e crônicas históricas. Não se sabe se essa personagem se trata de uma pessoa real ou se nela foram unidas as histórias da vidas de várias pessoas.

Por volta de 985 casou-se com o rei sueco Érico, o Vitorioso tornando-se rainha consorte. Ela lhe deu dois filhos, dos quais um deles, Olavo da Suécia seria posteriormente rei da Suécia. Quando Érico morreu, em 995, Sigride casou-se com Sueno I da Dinamarca, tornando-se a mãe dos reis dinamarqueses Haroldo II da Dinamarca e Canuto, o Grande, bem como de mais três filhas.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.