Sigrun Wodars

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sigrun Wodars
campeã olímpica
Atletismo
Modalidade 800 metros
Nascimento 7 de novembro de 1965 (49 anos)
Neu Kaliß, Alemanha Oriental
hoje Alemanha
Nacionalidade Alemanha alemã
Medalhas
Competidor da  Alemanha Oriental
Jogos Olímpicos
Ouro Seul 1988 800 m
Campeonatos Mundiais
Ouro Roma 1987 800 m
Campeonatos da Europa em Pista Coberta
Ouro Madrid 1986 800 m
Prata Liévin 1987 800 m

Sigrun Wodars (nascida Ludwigs, e Grau, do segundo casamento) (Neu Kaliß, 7 de novembro de 1965) é uma ex-meio fundista da Alemanha Oriental, campeã olímpica e mundial dos 800 metros.

Começou a carreira no atletismo nas provas de 400 m rasos em Schwerin, na Pomerânia, conseguindo destaque em torneio juvenis. Trocou de clube e passou a disputar os 800 m, junto com sua companheira de treinos e clube, Christine Wachtel, que seria sua maior rival nos anos seguintes.

Passando a competir com o sobrenome de casada de Wodars, ela ganhou seu primeiro título nacional em 1986, ano em que também conquistou a medalha de prata no Campeonato Europeu de Atletismo, em Stuttgart, ficando atrás da soviética Nadezhda Olizarenko, campeã olímpica e ex-recordista mundial da prova.[1]

No início do ano seguinte, Wodars perdeu para Watchel no Campeonato Mundial de Atletismo em Pista Coberta, mas conseguiu a revanche no torneio mais importante, sagrando-se campeã mundial dos 800 m no Campeonato Mundial de Atletismo de 1987, em Roma.[1] No ano seguinte, em Seul 1988, teve sua maior conquista, ganhando a medalha de ouro da prova, com a dupla de alemães-orientais fazendo ouro e prata no pódio olímpico dos 800 m femininos.[1]

Wodars completou sua carreira de títulos em 1990, vencendo o Campeonato Europeu em Split, na Iugoslávia. Divorciando-se e casando-se novamente, com o novo sobrenome de Grau ela competiu no Campeonato Mundial de Atletismo de 1991, em Tóquio e nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, sem contudo conseguir classificação para as finais em ambos os eventos.

Retirou-se do atletismo em 1992 e hoje exerce a profissão de fisioterapeuta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]