Sikorsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Sikorsky Aircraft Corporation é uma fabricante estadunidense de aviões.

História[editar | editar código-fonte]

A Sikorsky foi fundada em 1925 pelo engenheiro aeronáutico Igor Sikorsky, um imigrante americano nascido em Kiev. A empresa, chamada "Sikorsky Manufacturing Company", iniciou a produção de aviões em Roosevelt, New York naquele ano. Em 1929 a companhia mudou-se para Stratford, Connecticut. Se tornou parte da United Aircraft and Transport Corporation (agora United Technologies Corporation) em Julho daquele ano.[1]

Igor Sikorsky desenvolveu o Sikorsky R-4, o primeiro helicóptero estável, totalmente controlável, a entrar em produção de larga-escala em 1942.

Hoje, a Sikorsky ainda é uma das principais fabricantes de helicóptero, produzindo modelos bem conhecidos como o UH-60 Black Hawk e o SH-60 Seahawk, assim como modelos experimentais como o Sikorsky S-72 X-Wing.

A companhia adquiriu a Helicopter Support Inc. (H.S.I) em 1998.

UTC adquiriu a Schweizer Aircraft Corp em 2004, [2] que agora opera como uma subsidiária da Sikorsky. O catálogo de produtos das duas empresas complementa-se, tendo a Sikorsky concentrada nos médios e grandes helicópteros, enquanto que a Schweizer produz pequenos helicópteros, UAVs, gliders, e aviões leves. O acordo com a Schweizer foi assinado em 26 de Agosto de 2004, exataemente uma semana depois da morte de Paul Schweizer, o fundador da empresa e dono majoritário. No final de 2005, A Sikorsky terminou a compra da Keystone Helicopter Corporation, localizada em Coatesville, Pennsylvania.

Em Fevereiro de 2009, foi criada a Sikorsky Global Helicopters, como uma unidade de negócios da Sikorsky Aircraft como foco na construção e marketing de helicópteros comerciais. A unidade de negócios combina os principais helicópteros civis que foram produzidos pela Sikorsky Aircraft e o negócio de helicópteros da Schweizer Aircraft que a Sikorsky adquiriu em 2004. Tem sede em em Coatesville, Pennsylvania.

Referências

  1. Spenser, Jay P. "Sikorsky". Whirlybirds, A History of the U.S. Helicopter Pioneers. University of Washington Press, 1998. ISBN 0-295-97699-3.
  2. Schweizer acquisition press release