Silicato de sódio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Silicato de sódio
Alerta sobre risco à saúde
Outros nomes água de vidro; vidro líquido
Identificadores
Número CAS 6834-92-0
Número EINECS 229-912-9
SMILES
InChI
1/2Na.O3Si/c;;1-4(2)3/q2*+1;-2
Propriedades
Fórmula molecular Na2SiO3
Massa molar 122.06 g/mol
Aparência sólido incolor
Densidade 2.6 g/cm-3[1]
Ponto de fusão

1089 °C[1]
72 °C (pentahidrato)
48 °C (nonahidrato)

Solubilidade em água 200 g/L[2]
Termoquímica
Entalpia padrão
de formação
ΔfHo298
−1519 kJ/mol
Entropia molar
padrão
So298
113.8 J.K−1.mol−1
Riscos associados
Frases R R34 R37
Frases S S13 S45 Predefinição:S(1/2) S24/25 S36/37/39
Compostos relacionados
Outros aniões/ânions Carbonato de sódio
Germanato de sódio
Estanato de sódio
Plumbato de sódio
Nitrato de sódio
Borato de sódio
Aluminossilicato de sódio
Outros catiões/cátions Silicato de lítio
Silicato de potássio
Silicato de magnésio
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Silicato de sódio, também conhecido como vidro líquido e água de vidro, encontrável em solução aquosa e na forma sólida, é um composto de fórmula Na2SiO3, utilizado em cimentos, proteção passiva ao fogo, refratários, produção de têxteis e madeira.

Propriedades[editar | editar código-fonte]

Silicato de sódio é um sólido branco que é solúvel em água, produzindo uma solução alcalina. Existem muitos tipos deste composto, incluindo ortossilicato de sódio, Na4SiO4; metassilicato de sódio, Na2SiO3; polissilicato de sódio, (Na2SiO3)n; pirossilicato de sódio, Na6Si2O7, e outros. Todos são vítreos, incolores e dissolvem-se em água.

Silicato de sódio é estável em soluções neutras e alcalinas. Em soluções ácidas, o íon silicato reage com íons hidrogênio para formar ácido silícico, o qual quando aquecido e calcinado forma sílica gel, uma dura e vítrea substância.

Obtenção[editar | editar código-fonte]

Carbonato de sódio e dióxido de silício reagem quando fundidos para formar silicato de sódio e dióxido de carbono.

Usos[editar | editar código-fonte]

Reparo de metais[editar | editar código-fonte]

Silicato de sódio é usado, juntamente com silicato de magnésio, em reparos e pastas adequadas para surdinas (silenciosos) de automóveis. Quando dissolvidas em água, tanto o silicato de sódio quanto o de magnésio formam uma pasta espessa que é fácil de ser aplicada. Quando o sistema de exaustão de um motor de combustão interna aquece-se a sua temperatura de operação, o calor remove o excesso de água da pasta. Os compostos de silicato que restam tem propriedades próximas as do vidro, produzindo um reparo permanente embora frágil.

Reparo em automóveis[editar | editar código-fonte]

Silicato de sódio pode ser usado para selar vazamentos nos furos das galerias de água do cabeçote de um motor. Um uso comum é quando um cabeçote de motor a combustão fabricado com liga de alumínio,magnésio e sílica é deixado fora de funcionamento por períodos prolongados ou o fluido refrigerante não é mudado em intervalos apropriados, ocorrendo oxidação na interface entre o cabeçote e a bloco do motor.

Um frasco de "vidro líquido" é derramado no radiador e permite-se que circule. O "vidro líquido" é injetado através da água do radiador na região quente do motor. Esta técnica funciona porque em 100 - 105 °C (210 - 220 °F) o silicato de sódio perde moléculas de água resultando um vedador muito poderoso que não re-funde-se abaixo de 815 °C (1500 °F). Este tratamento é frequentemente usado por vendedores de carros inescrupulosos para disfarçar uma cabeça desgastada

Um reparo de silicato de sódio de uma gaxeta de cabeçote com vazamento pode prender-se por até dois anos e mesmo mais em alguns casos. O efeito será quase imediato, e o vapor da água do radiador parará de sair na exaustão dentro de minutos da aplicação. Este reparo funciona somente com água no cilindro ou água para arejar aplicações e onde o silicato de sódio alcança a temperatura da "conversão" de 100 - 105 °C (210 - 220 °F).

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um composto inorgânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.