Silveira (apelido)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Silveira é um apelido de família de origem brasileira, o qual significa uma alusão à uma árvore chamada silveira. Também deriva este sobrenome de uma outra família, cujo sobrenome é muito conhecido, os Silva. Ouve uma separação entre as primeiras famílias a usar o sobrenome Silva, levando a uma divisão que originou a família Silveira, a qual hoje está espalhada nos quatro cantos do país, sendo bastante difundida e comum de se encontrar.

A família desta descendência espalhou-se por todas os estados do Brasil, sendo conhecidos pela pessoa de José Silveira, o qual era marceneiro, tendo vivido no século XIX, e trabalhado fabricando madeiras para famílias ricas do nordeste. José Silveira passou esta função de geração em geração, o que levou as famílias de sobrenome silveira a serem conhecidas até hoje como representantes dos marceneiros.

Foi casado com Alda Farias Silva, filha de Rodrigo Afonso dos Santos. Tiveram Maria Osório da Silveira, casada com Martim Gil Pestana, marceneiro da cidade de São José do Sabuji , filho de Gil Vaz Pestana, que teve o mesmo ofício, e de sua mulher, D. Alda Vicente, com geração que seguiu o apelido de Silveira.

Brasão[editar | editar código-fonte]

O Brasil dos Silveiras constitui-se numa árvore que representa a silveira e era muito comum na caatinga, agreste e sertão do nordeste, de onde originou-se a família. Folhas da árvore estão espalhadas em volta do brasão, em cor verde.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Erro de citação: existem marcas <ref> para um grupo chamado "Residência: Rio Casca/MG", mas nenhuma marca <references group="Residência: Rio Casca/MG"/> correspondente foi encontrada (ou uma marca de fechamento </ref> está faltando)