Simbolos bahá'ís

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


O número 9 é considerado sagrado na Fé Bahá'í, sendo comumente utilizado como um de seus símbolos uma estrela de 9 pontas. O 9 é um número representativo da perfeição, pois é o maior dígito - e 9 também é o valor numérico da palavra Bahá em Árabe, onde é possível utilizar números e letras ao mesmo tempo nas palavras. Por outro lado simboliza as nove religiões divinamente reveladas que são o sabeísmo, hinduísmo, budismo, zoroastrismo, judaísmo, cristianismo, islamismo, fé babí e fé bahá'í. Contudo, essas não foram as únicas religiões reveladas, vindo a existir muitas outras anteriores, mas são as que ainda existem. [1]

A despeito do símbolo sagrado do número 9 considerado pelos bahá'ís e nos escritos sagrados, a estrela de 5 pontas é a que representa esta fé, conforme afirma Shoghi Effendi e explica O Báb, a estrela de 5 pontas representa o ser humano.

Estrela de Nove Pontas[editar | editar código-fonte]

Bahaitemplatestar.png

O símbolo mais utilizado para representar a Fé Bahá'í é a estrela de nove pontas. Não há nenhum desenho particular que seja preferível, desde que possuía 9 pontas. A estrela não é apontada nos ensinamentos da Fé Bahá'í, mas é comumente representado em "9" pela associação do 9 como perfeição, e o valor numérico de Bahá´ ser 9.

Em Árabe usa-se um sistema que permite encorporar valores numéricos em letras e palavras sem perder o significado. O valor numérico de Bahá' é 9.

O número 9 é também manifesto diversas vezes na história Bahá'í e ensinamentos. Por exemplo, foram 9 anos que separam a revelação do Báb (1844) e Bahá'u'lláh (1853).

Shoghi Effendi, sobre o número 9 escreve:

"Sobre o número nove: a reverência Bahá'í é por duas razões, primeiro pelo fato de que é considerado por aqueles quem estão interessados em números como o sinal da perfeição. A segunda consideração, que é a mais importante, é que é o valor numérico da palavra "Bahá´"... [1]

Bahá’[editar | editar código-fonte]

Os símbolos da Fé Bahá'í derivam dos significados da palavra Árabe Bahá (بهاء), que significa "glória" ou "esplendor". É a palavra que dá origem a diversos nomes e frases:

  • Bahá'í (seguidor de Bahá´)
  • Bahá'u'lláh (Glória de Deus)
  • `Abdu'l-Bahá (Servo da Glória)
  • Yá Bahá'u'l-Abhá (Ó Tu, Glória do Mais Glorioso)
  • Alláh-u-Abhá (Deus é o Mais Glorioso)

Bahá'u'lláh frequentemente refere-se aos Bahá'ís em seus Escritos como "povo de Bahá´".

O Máximo Nome[editar | editar código-fonte]

O máximo Máximo Nome é representado em uma caligrafia Árabe, simboliza o Máximo Nome de Deus através da frase "Yá Bahá'u'l-Abhá" (يا بهاء الأبهى), que é usualmente traduzido como "Ó Tu, Glória do Senhor Mais Glorioso!"

Esta caligrafia foi originalmetne criada por um Bahá'í (Mishkín Qalam) nos primeiros anos da religião, e posteriormente adotada por Bahá'ís de toda parte. Os Bahá'ís costumam colocá-la em suas casas. É também utilizado em anéis. É um dos símbolos mais reverenciados pelos Bahá'ís e por esse motivo não é utilizado casualmente.

O Símbolo da Pedra[editar | editar código-fonte]

BahaiRing2.jpg

Criado por `Abdu'l-Bahá , o símbolo da pedra é o símbolo mais comumente utilizado em anéis por Bahá'ís, mas também existe em colares, livros e pinturas. Consiste em um "Bahá´" estilizado com duas estrelas, uma de cada lado. A linha inferior representa a humanidade, a linha do centro representa os Manifestantes de Deus e a superior é a linha de Deus. A linha que corta as três simboliza o Espírito Santo, que une os três reinos - na qual a humanidade pode alcançar a perfeição. As duas estrelas, uma de cada lado do símbolo, representam os dois profetas da era bahá'í, o Báb e Bahá'u'lláh.

Ringstone.svg

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Tradução de On Behalf of Shoghi Effendi, Lights of Guidance,p. 414
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Simbolos bahá'ís
Ícone de esboço Este artigo sobre Fé Bahá'í é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.