Simca Vedette

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Simca Vedette
Visão geral
Produção 19541961
Fabricante Simca
Modelo
Classe Segmento E
Carroceria Sedan
Ficha técnica
Motor 2351cc
2,4 l
Transmissão três velocidades
Layout Motor dianteiro, tração traseira
Modelos relacionados Ford Vedette
Simca Chambord
Dimensões
Comprimento 4500 mm
Largura 1750 mm
Altura 1480 mm
Peso 1175 Kg

Simca Vedette foi uma família de automóveis produzidos pela Simca francesa em meados da década de 1950.

História[editar | editar código-fonte]

Em meados da década de 1950, a Ford procurava um comprador para sua subsidiária na França, a Ford SAF, que produzia o Ford Vedette, um carro grande no estilo americano. O empresário Henri Théodore Pigozzi, dono da Simca, comprou a fábrica e os direitos de produção do automóvel, o qual passou a ser chamado de Simca Vedette.[1]

Como no modelo popular anterior da Simca, o Simca Aronde, o Vedette era vendido em várias versões para diferentes faixas de público: Simca Trianon, a mais simples, Simca Versailles, o modelo intermediário, e o Simca Régence, modelo de luxo.

A produção rapidamente passou dos 150 modelos da época da Ford para 250 carros por dia.[1] Em 1956, foi lançado o modelo Simca Marly (que no Brasil seria fabricado como Simca Jangada). Em 1957, surgiria o Simca Chambord em substituição ao modelo Simca Régence. O Chambord também foi fabricado pela Simca do Brasil com seu nome original.

A produção do Simca Vedette foi encerrada no verão de 1961, com um total de 173.288 veículos produzidos.[1] No Brasil, os modelos da família Vedette continuariam ainda em produção por mais alguns anos.

Referências

  1. a b c «SIMCA VEDETTE e SIMCA ARIANE». Simca Talbot Information Centre – Simca Club UK. Consultado em 12 de agosto de 2006 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.