Simon Antoine Jean L'Huillier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Simon Antoine Jean L'Huilier (ou L'Huillier) (Genova, 24 Abril 1750 – Genova, 28 Março 1840) era um matemático suíço de ascendência francesa. É conhecido pelos seus trabalhos de análise matemática e topologia e, em particular, a generalização da fórmula de Euler para gráficos planares.

Ele ganhou o prémio para as matemáticas, da Academia de Ciências de Berlim, em 1784, graças a uma interrogação sobre os fundamentos do cálculo. O seu trabalho foi publicado no seu livro de 1787, "Exposition elementaire des principes des calculus superieurs". (Uma versão em latim foi publicado em 1795.) Apesar de L'Huilier ter ganho o prémio, Joseph Lagrange, que tinha sugerido a mesma questão e era o lider do corpo de avaliadores dos trabalhos, estava desapontado, considerando-o "o melhor de um grupo mau." Lagrange iria à mesma publicar o seu trabalho sobre os fundamentos do cálculo e Augustin Louis Cauchy criaria mais tarde a versao final, que se mantem até aos dia de hoje. Foi também L'Huilierque usou pela primeira vez o termo série de Taylor, para se referir à série criada por Brook Taylor e d'Alembert.

Note que este apelido é muitas vezes trocado por Lhuilier ou Lhuillier.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.