Simone dei Crocifissi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Simone dei Crocifissi
Nascimento 1330
Bolonha
Morte 1399 (68–69 anos)
Bolonha
Cidadania Estados Papais, Lordship of Bologna
Ocupação pintor
Obras destacadas Madonna and Child with St. John the Baptist and St. Mary Magdelene, Nativity of Christ

Simone di Filippo Benvenuti, dito Simone dei Crocifissi (Bolonha?, c. 1330 - Bolonha, 1399) foi um pintor italiano, ativo na região da Emília-Romanha entre 1355 e 1399.

Simone é um dos muitos artistas que sofreram a influência de Vitale da Bologna, grande mestre italiano de meados do século XIV. Pouco se sabe sobre a sua vida. Acredita-se que tenha nascido em Bolonha, por volta de 1330, tendo desenvolvido nessa localidade quase toda a sua obra. Paolo Serafini da Modena é registrado como um de seus colaboradores, em 1371.

Seu estilo pictórico reinterpreta a graça expressiva de Vitale da Bologna, ainda que com uma sensibilidade mais rusticamente naturalista, própria de certas tendências "expressionistas" da cultura visual típica da Emília e da Úmbria desde o século XIII.

Suas pinturas mais importantes hoje conservadas são os afrescos executados para a igreja de Madonna di Mezzaratta (atualmente, transferidos para tela e conservados na Pinacoteca Nacional de Bolonha).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Marques, Luiz (1997). Boletim do Instituto de História da Arte do MASP. Arte Italiana em Coleções Brasileiras 1250-1950 I ed. São Paulo: Lemos Editorial & Gráficos Ltda. 10 páginas 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.