Simpósio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Simpósio (desambiguação).
Cena de um Simpósio (Afresco da Tumba do Mergulhador, 475 a.C.), Museu Nacional de Pesto, Itália. Cinco 'simposiastas' estão sendo mostrados, reclinados em poltronas, da esquerda para a direita; o primeiro está chamando o simposiarca para encher seu copo, o segundo está tocando o kottabos, o terceiro está chamando outros indivíduos.

Simpósio (em grego: συμπόσιον, transl. sympósion) é um termo que se referia, na Grécia Antiga, a uma festa onde se bebia (o verbo grego sympotein significa "beber junto"), geralmente realizada depois de um banquete, e durante a qual eram travados diálogos e conversas intelectuais, enquanto escravos ou empregados faziam apresentações de música e dança. Recentemente o termo passou a designar qualquer conferência acadêmica, ou um estilo de aula, ministrada em universidades, que segue um formato abertamente discursivo e não o formato tradicional de uma palestra ou perguntas e respostas.

As elegias simpóticas de Teógnis de Megara e dois diálogos socráticos, o Simpósio de Platão e o Simpósio de Xenofonte, descrevem os simpósios em seu significado original.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Simpósio

Chisholm, Hugh, ed. (1911). «Symposium». Encyclopædia Britannica (em inglês) 11.ª ed. Encyclopædia Britannica, Inc. (atualmente em domínio público)