Simpson's-in-the-Strand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Simpson's-in-the-Strand é um dos mais renomados e tradicionais restaurantes de Londres. Situado numa das mais famosas ruas londrinas, The Strand, este edifício é parte do Savoy Bulding, que inclui possivelmente um dos mais famosos hotéis do mundo, o Hotel Savoy. Também desempenhou um importante papel no desenvolvimento do xadrez no século XIX.

O início[editar | editar código-fonte]

O local começou como com o nome de Taverna Fountain, lar do grupo literário Kit-Cat Club, mas foi substituído pelo Grand Cigar Divan, aberto por Samuel Reiss em 1928. Não demorou muito ao local se tornar uma próspera cafeteria, quase um clube, entre os cavalheiros de Londres que como membros pagavam uma guinea por ano para frequentar o local.

O local se tornou um ponto de encontro para a prática do xadrez, e partidas eram disputas inclusive com outras cafeterias, usando mensageiros para entregar os movimentos assim que eram feitos.

Assim como Wimbledon é considerado o lar do tênis e o Lord's é considerado o lar do críquete, o Simpson's pode aclamar o equivalente título para o xadrez. Quase todos os melhores jogadores do século XIX jogaram lá alguma vez: Wilhelm Steinitz, Paul Morphy, Emanuel Lasker, Johannes Zukertort, and Siegbert Tarrasch para citar apenas alguns.

Foi no Simpson's em 1851 que uma das mais fantásticas partidas, a famosa "Imortal", foi jogada entre Adolf Anderssen e Lionel Kieseritzky. Também recebeu os grandes torneios de 1883 e 1899, e o primeiro torneio internacional feminino em 1897.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.