Simpson Harbour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bombardeiro da USAAF, B-25 Mitchell, em fevereiro de 1943, após bombardearem os navios japoneses em Simpson Harbour.

Simpson Harbour é uma abra de Blanche Bay, na península de Gazelle no extremo norte da Nova Bretanha. A abra recebeu o nome do Capitão Cortland Simpson que em 1872, se encontrava a inspecionar a baía, quando no comando do HMS Blanche.[1] A abra faz parte de uma Caldeira vulcânica inundada, o Vulcão de Rabaul, a qual está cercada por uma série de vulcões.

História[editar | editar código-fonte]

A Australian Naval and Military Expeditionary Force foi capturada em Rabaul durante a Primeira Guerra Mundial, após entrar em Simpson Harbour.

Durante a Segunda Grande Guerra, o Império do Japão fez uso da abra enquanto importante base militar naval. Cerca de 65 navios japoneses foram afundados no porto pelos ataques aéreos das forças aliadas.

A rendição da forças japonesas de Nova Guiné, Nova Bretanha e Ilhas Salomão teve lugar a 6 de setembro de 1945 numa cerimónia a bordo do porta-aviões HMS Glory (R62). Representando os japoneses estava o General Hitoshi Imamura, o Comandante do 8º Exército local e o almirante Jinichi Kusaka, comandante da Frota Aérea do Sudeste.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Rottman, Gordon L. (2001). World War II Pacific Island Guide: A Geo-Military Study. Santa Barbara, CA.: Greenwood Press. p. 172. ISBN 0-313-31395-4 


Ícone de esboço Este artigo sobre a Papua-Nova Guiné é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.