Simulacros e Simulação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Simulacros e Simulações)
Ir para: navegação, pesquisa
Simulacres et Simulation
Simulacros and Simulaçâo
Autor (es) Jean Baudrillard
Idioma Francês
Editora Éditions Galilée (French) & University of Michigan Press (English) & [(Relogio Dágua)]
Lançamento 1981
ISBN ISBN 2-7186-0210-4 (Francês) & ISBN 0-472-06521-1 (Inglês)

Simulacros e Simulação (em francês: Simulacres et Simulation) é um tratado filosófico de Jean Baudrillard que discute a relação entre realidade, símbolos e sociedade.

Simulacros são cópias que representam elementos que nunca existiram ou que não possuem mais o seu equivalente na realidade. Simulação é a imitação de uma operação ou processo existente no mundo real.[1]

Visão geral[editar | editar código-fonte]

...O simulacro nunca é aquilo que esconde a verdade - é a verdade que esconde que não existe. O simulacro é verdadeiro.[2]


Simulacros e Simulação aborda os símbolos e signos e o modo como estes se relacionam com a contemporaneidade (existências simultâneas). Baudrillard afirma que a sociedade atual substituiu toda a realidade e significados por símbolos e signos, tornando a experiência humana uma simulação da realidade. Além disso, esses simulacros não são meramente mediações da realidade, nem mesmo mediações enganadoras da realidade; eles simplesmente ocultam que algo como a realidade é irrelevante para nossa atual compreensão de nossas vidas.

Referências

  1. Robert Goldman; Stephen Papson. Landscapes of Capital. Information technology. St. Lawrence University. Página visitada em 4 de dezembro de 2012.
  2. No original (em francês): Le simulacre n'est jamais ce qui cache la vérité – c'est la vérité qui cache qu'il n'y en a pas. Le simulacre est vrai.
    BAUDRILLARD, Jean; POSTER, Mark. Selected writings. Cambridge, UK: Polity, 1988. ISBN 0-7456-0586-9