Sino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sineira)
Sino

Um sino é um dispositivo simples de produzir som. É um instrumento de percussão e um idiofone. A sua forma é aproximadamente um cone oco que ressoa ao ser golpeado.

O instrumento de percussão pode ser uma lingueta suspensa dentro do sino, (também se usam os nomes "badalo" para a lingueta interna, ou "martelo", quando é uma peça que bate o sino por fora), de uma esfera pequena, livre, incluída dentro do corpo do sino, ou de um malho separado.

Os sinos são feitos geralmente de bronze, mas os sinos pequenos podem também ser feitos de cerâmica ou de vidro, para decoração.

A Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa consideram os sinos uma peça sagrada, o sino representa um chamado para as missas nas igrejas.

Os sinos podem ser de todos os tamanhos: dos acessórios minúsculos do vestido aos sinos da igreja que pesam toneladas. Um sino muito famoso é o Liberty Bell, que está em Filadélfia, nos EUA.

O maior sino já fundido em bronze é o Tsar Kolokol, exposto atualmente no Kremlin de Moscovo, capital da Rússia.

O mais antigo sino do mundo de expressão oficial portuguesa foi identificado na vila de Coruche, Portugal, datando de 1287.

Linguagem tradicional dos sinos de Pirenópolis. Tradição do século XVIII

Batismo do Sino[editar | editar código-fonte]

Na Igreja Católica, os sinos devem ser abençoados, por rito próprio, chamado "Batismo do Sino",[1] em cerimônia reservada aos bispos.[2] Na forma extraordinária do Rito Romano, o sino é lavado, ungido com o Óleo dos Enfermos, com o qual se traça sete cruzes na face exterior e, com o Crisma, com o qual se traça quatro cruzes na face interna. Depois, o bispo coloca timiama (Chaves informa que a palavra é de origem grega: θυμίαμα / thymíama, que, por sua vez, vem do verbo θυμιάω / thymiáō: queimar), uma mistura de diferentes tipos de incenso e mirra, no turíbulo, que é posto sob a campana, de tal forma que toda a fumaça suba para o seu interior.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SEBASTIAN, Luís. História da Fundição Sineira em Portugal: do Sino Medieval da igreja de São Pedro de Coruche à actualidade. Coruche: Museu Municipal, 2008. Extracto da obra

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sino


Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.