Sinfonia n.º 5 (Beethoven)
| Sinfonia n.º 5 | |
|---|---|
| Capa da 5.ª Sinfonia. A dedicatória ao Príncipe Lobkowitz e ao Conde Rasumovsky é visível. | |
| Características | |
| Compositor | Ludwig van Beethoven |
| Época de composição | 1807-1808 |
| Estreia | 22 de Dezembro de 1808, Viena |
| Especificações técnicas | |
| Tonalidade | dó menor |
| Tipo | Sinfonia |
| Catalogação | Opus 67 |
| Duração | 30 minutos |
| Instrumentação | flautim, 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, contrafagote, 2 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, típanos, cordas |
| Andamentos | |
A Sinfonia n.º 5 em Dó menor Op. 67 de Ludwig van Beethoven, escrita entre 1804 e 1808, é uma das composições mais populares e mais conhecidas em todo repertório da Música Erudita Européia, assim como é também uma das sinfonias mais executadas hoje em dia.[1]
Trata-se da primeira sinfonia do autor composta em tonalidade menor, o que só voltaria a acontecer em 1824 com a Sinfonia n.º 9, em Ré menor op. 125. A Sinfonia n.º5 em Dó menor ainda hoje é considerada como um "monumento" da criação artística.
Os quatro movimentos constituem a particularidade de uma homogeneidade orquestral, sendo que, ao mesmo tempo, um exemplo de alternância. O primeiro andamento, revelando grande tensão, tensão essa denunciada pelas cordas, eleva um dramatismo extremo. O segundo andamento revela solenidade; uma marcha fúnebre que se eleva pela sua emoção e beleza. O terceiro andamento, uma crispação. O quarto andamento: magnificência.
Índice |
[editar] Movimentos
- Allegro con brio
- Andante con moto - Più mosso - Tempo I
- Scherzo Allegro - Trio - Scherzo
- Allegro - Presto
[editar] Instrumentação
A orquestra descrita para a peça compõe-se dos seguintes instrumentos:
| Família | Instrumentos |
|---|---|
| Madeiras |
|
| Metais | |
| Percussão |
|
| Cordas |
|
Em 1976, o pianista Walter Murphy gravou uma versão em música disco para esta sinfonia, e a lançou como single. O single fez muito sucesso, chegou ao primeiro lugar na Billboard Hot 100 e foi incluído no legendário filme Os Embalos de Sábado à Noite. "A Fifth of Beethoven" é considerada um clássico desse gênero, e frequentemente aparece quando se fala na era disco.
[editar] Ligações externas
Referências
- ↑ Schauffler, Robert Haven. "Beethoven: The Man Who Freed Music." Doubleday, Doran, & Company. Garden City, Nova Iorque, 1933, p. 211.