Sipadan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Barco da Marinha Real da Malásia protegendo a ilha de Sipadan (2006).

Sipadan é a única ilha oceânica da Malásia e faz parte do estado de Sabá. Está localizada no mar de Celebes e possui uma área de 15 hectares. A ilha é cercada por recifes de coral que representam o habiat de mais de 3000 espécies diferentes de peixes.

A ilha foi declarada em 1933 como santuário de pássaros, por sua grande variedade de espécies de aves tropicais.

A ilha foi formada por corais que cresceram sobre um extinto cone vulcânico que levou milhares de anos a desenvolver-se. Sipadan está no coração do Indo-Pacífico, centro de um dos mais ricos habitats marinhos do mundo. Por isso é considerada como um dos melhores lugares do mundo para a prática do mergulho, pois sua orla apresenta quedas de até 610 metros de profundidade, o que facilita também a ancoragem de barcos.

História[editar | editar código-fonte]

Até ao início do século XX, a ilha esteve no centro de uma disputa territorial entre a Malásia e a Indonésia. O assunto foi levado ao Tribunal Internacional de Justiça e, no final de 2002, este atribuiu a ilha Sipadan e a ilha Ligitan à Malásia, com base na "efetiva ocupação" mostrada pelo anterior ocupante (a potência colonizadora da Malásia: o Reino Unido) e à ausência de qualquer outro título superior.

A ilha alcançou notoriedade em 2000 depois de um sequestro de turistas pelo grupo islâmico militante Abu Sayyaf que luta pela emancipação de uma parte do território filipino[1] e que consta na lista estadunidense de grupos terroristas.[2]

Em 15 de maio de 2006 um barco transportando materiais de construção danificou uma parte dos arrecifes da ilha.[3]

Referências

  1. Veja 10/5/2000: Paraíso de alto risco veja.abril.com.br. Página visitada em 2009-02-24.
  2. U.S. State Department: Foreign Terrorist Organizations (FTOs) www.state.gov. Página visitada em 2009-02-24.
  3. Massive steel barge crashes into Sipadan reef - DIVE Latest News www.divemagazine.co.uk. Página visitada em 2009-02-24.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]