Sipalki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Sipalki-Do, em (coreano: Sib Pal Ki ou Sib Pal Gi, é uma arte marcial de origem milenar com raízes na China. Foi introduzida na região onde hoje se situa a Coreia do Sul por Mongóis e cuja primeira menção escrita foi no texto ilustrado sobre antigas artes coreanas de guerras chamado "Muye Dobo Tongji" (livro ilustrado sobre Artes Marciais), publicado em quatro volumes no ano de 1790, por ordem do rei Chongio.

Até o ano 1552 d.C., na Coreia existiam mais de 56 técnicas distintas, com e sem o uso de armas. E neste ano, por ordem do Imperador da Coreia, as técnicas de Artes Marciais foram resumidas a 18, originando-se assim o nome Sipalki: SIP=10, PAL=8, KI= técnica, 18 técnicas (com e sem armas) ou "O Caminho para as 18 Técnicas". Na invasão da Coreia pelo Japão de 1908 a 1945, a prática de artes marciais era proibida. De 1950 a 1953, durante a guerra entre a Coreia do Sul e do Norte, que durou 3 anos, também não se praticaram as Artes Marciais na Coreia. No ano de 1954 as artes marciais voltaram a ser praticadas com intensidade nas Coreias.


Os 18 métodos antigos de Sibpalki na Coreia.

Em 1966 o Grão-Mestre Soo Nam Yoo foi graduado como 9º DAN em uma reunião entre os membros da Liga Internacional. Esta reunião era integrada por membros da família e alunos do pai do Grão-Mestre Yoo, vindos do Japão, da própria Coreia e China e é a partir deste ano que se inicia a difusão do estilo fora do até então pequeno círculo de alunos do patriarca da família Yoo.

Hoje o Grão-Mestre Soo Nam Yoo, 10º DAN. preside a grande entidade de sipalki, a Mundial Sipalki. Apesar de antigamente existirem muitas escolas de sipalki, na atualidade são 5 as mais difundidas: Ion-bi-ryu ("estilo" praticado por várias gerações da família Yoo), Ya-sem-ryu, Um-dang-ryu, Me-hua-tang-ryu e So-rim-ryu. Na América do Sul, o órgão máximo do estilo Ion Bi Ryu é a federação sul-americana de sipalki, presidida pelo grão-mestre Joong Hyun Park (8º DAN) discípulo mais graduado do grão-mestre Soo Nam Yoo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]