Siringomielia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Siringomielia é uma patologia de evolução crônica caracterizada pela degeneração axonal e formação de cavidades císticas com acúmulo de líquido no interior da medula espinhal. Essas áreas císticas denominadas sirinx podem evoluir aumentado volumetricamente conforme o tempo e gravidade da lesão, sendo de extrema importância o acompanhamento clínico radiológico para documentação da evolução da doença. O quadro clínico da siringomielia pode ser relacionado com dor local, dor e/ou fraqueza irradiada para os membros, paralisia de braços e pernas e rigidez nas costas, assim como ombros e extremidades. A Siringomielia pode também causar a perda da sensibilidade de sentir extremos de frio ou quente, especialmente nas extremidades de mãos e pés (Sensibilidade Epicrítica).

A principal causa de siringomielia é a mal formação de Arnold-Chiari (Sd. de Chiari Tipo I), porém pode estar correlacionada com compressões da medula por trauma, hérnias discais (protusões ou extrusões) e alguns estudiosos relatam casos de seringomielia relacionados a mudança local do fluxo liquórico loco-regional.

Siringomielia tem uma prevalência estimada em 8,4 casos por 100.000 pessoas, com os sintomas geralmente começam na idade adulta jovem. Sinais da doença tendem a se desenvolver lentamente, apesar de início súbito pode ocorrer com trauma, esforço ou outras mielopatia relacionadas com outras doenças do sistema nervoso central.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.