Siroco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.

O siroco ou xaroco (em italiano scirocco [1] e em árabe ghibli) é um vento quente, muito seco, que sopra do deserto do Saara em direção ao litoral Norte da África, comumente na região da Líbia. Este fenômeno causa gigantescas tempestades de areia no deserto e manifesta-se quando baixas pressões reinam sobre o mar Mediterrâneo. [2]

Frequentemente o siroco, sem humidade devido ao efeito Föhn, cruza o Mediterrâneo atingindo com violência o sul da Itália e, em certas ocasiões, chega até à Costa Azul e à Riviera.

Em 1951, um filme estrelado por Humphrey Bogart e Lee J. Cobb recebeu o nome de sirocco (em português foi chamado de Vento do Deserto). O filme é um thriller de acção ambientado numa Síria devastada pela guerra.

Sirocco também é o nome dado ao VW Scirocco, um modelo de automóvel da Volkswagen.

Referências

  1. [1] "Xaroco" no Dicionário Michaelis
  2. Sirocco no site Meteorologia e columbofilia
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Siroco
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.